segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Resenha - John Harding - A menina que não sabia ler

A menina que não sabia ler

John Harding 
Editora Leya

Sinopse

1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?

Book Trailer


Resenha

O livro é ambientado em 1891 na Nova Inglaterra, narrado em primeira pessoa por Florence, uma menina órfã de 12 anos que vive em uma mansão com o seu meio irmão Giles e os empregados. O detentor daguarda das crianças é o tio que vive em Nova York. Sabe-se que a mãe de Florence morreu no parto, seu pai e sua nova esposa morreram em um acidente deixando Giles e Florence órfãos.

O tio de Florence, o qual ela nem conhece, a proibiu de ser alfabetizada, mas acontece que um belo dia Florence descobre a biblioteca da casa e fica completamente fascinada e pede para que a governanta da casa a ensine a ler, mas ela não cede devido às proibições do tio de Florence. Então Florence começa a perguntar um dos empregados da casa o som das letras enquanto ele lê jornal e com o tempo aprende a ler sozinha e vive escondida na biblioteca devorando os livros e cada vez mais encantada com as estórias. Se você está pensando que esse livro será parecido com A menina que roubava livros está redondamente enganado pois o foco aqui não é o amor da menina pelos livros e sim uma estória cheia de suspense e bastante sombria.

Agora que você já está mais um pouco ambientado que se trata a trama, vamos falar do suspense, Giles vai estudar em um internato mas acaba não se adaptando e volta para casa para estudar com uma preceptora, que acaba morrendo no lago. Quando a preceptora substituta chega Florence começa a perceber algo de estranho nela e coisas estranhas começam acontecer, ela recorre ao investigador da morte da preceptora para pedir ajuda com a relação a misteriosa mulher.

Um importante personagem na trama é Theo, um amigo vizinho que é apaixonado por Florence, ele a visita todos os dias quando não está no internato, sofre de asma e tem várias crises, no início Florence o detestava por atrapalhar suas leituras escondidas, mas com o tempo Theo a ensina a patinar no lago congelado e ela acaba descobrindo nele um grande amigo em quem pode confiar e ajudá-la a se proteger da megera da preceptora.

Minhas impressões

Quando descobri do que se tratava esse livro eu simplesmente parei tudo para ler, pois eu achava que seria um drama e não um livro sombrio, e confesso que esse foi um livro que o final me deixou no início de boca aberta com a ousadia do autor e depois fui interligando os fatos que autor jogou ao decorrer do livro e achei a trama simplesmente sensacional. Vi muitas críticas negativas desse livro, mas percebi que as pessoas esperavam uma outra estória e acabavam se frustrando por não ser o que esperavam e outras não conseguiram entender o grande mistério do livro, pois o autor não é daqueles que fazem um final redondinho e com as explicações nos mínimos detalhes, mas se o leitor prestar atenção ao detalhes tudo está explicado nas entrelinhas e também o leitor deve ter em mente que quem está narrando é a Florence e tudo que nos é apresentado é a sua percepção dos fatos. Outro fato que não agradou muito aos leitores foi chocante final, que realmente é difícil aceitar, mas eu achei o final sensacional, fechou a trama muito bem.

Mal acabei a leitura corri para começar a continuação A menina que não sabia ler vol.2, já estou na metade e super envolvida, em breve volto aqui para postar minhas impressões. Fiquei fascinada com a escrita do autor que é bastante fluída e envolvente. Com certeza para mim foi um livro 5 estrelas e entrou para lista de favoritos.

Classificação





6 comentários:

  1. Parabéns Danielle amei a resenha eu tenho o livro fiquei mais animada agora pra ler ele rsrs, só não sabia que tinha continuação. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem continuação sim mas se quiser pode parar nesse livro. E tem um terceiro livro a caminho que estou esperando ansiosamente.

      Excluir
  2. Danielle , parabéns p/ resenha, fiquei com muita vontade de ler o livro "A menina q ñ sabia ler"que aprendeu a ler sozinha e q tem a vida cercada de mistério, gostaria muito de saber como termina este livro, curiosa.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    gostei da resenha o final desse livro foi chocante para mim, ainda nem li a continuação quem sabe eu leia em 2015 vou esperar resenha dele aqui.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre ouvi as pessoas dizerem que esse livro não era bom e por isso nunca me interessei muito em ler. Mas após a sua resenha eu necessito ler esse livro. Obrigada por me apresentar uma outra opinião desse livro.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor