terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Resenha - Gleice Couto - Picta Mundi

Gleice Couto - Picta Mundi


Sinopse


"Já pensou se existisse um universo paralelo dentro de quadros, repleto de segredos, perigos e aventuras? Você o enfrentaria por quem ama? Letícia, sim." A vida da jovem Letícia virou de cabeça pra baixo após a morte de Raul, seu pai. Até mesmo o colégio onde estuda, o renomado Dippel – um reduto de jovens prodígios, perdeu a pouca graça que tinha. Mas as coisas começam a mudar quando descobre que o desaparecimento de Felipe, o aluno mais promissor do colégio, e a morte de Raul poderiam estar interligados. Daniel, irmão de Felipe, afirma que Raul pode estar vivo, mas, assim como seu irmão, preso em um mundo paralelo dentro de quadros, Picta Mundi. Ao que tudo indica, porém, Raul desaparecera ao procurar os objetos mágicos que os libertariam daquele universo. Agora, somente Letícia pode ajudá-los. Para isso, terá que entrar em Picta Mundi e, junto com Felipe, procurar por seu pai e reunir os itens mágicos. A tarefa não será nada fácil. Em meio a várias aventuras em quadros que retratam momentos da história do Brasil, como os bailes de máscara do início do século XX ou uma aldeia de índios tupinambás no século XVI, eles terão seus conhecimentos e coragem testados em enigmas, passagens secretas, e confrontos com seres perigosos, liderados pelo maligno Donato, que também está atrás dos itens mágicos, mas com o objetivo de usá-los para o mal: dominar Picta Mundi.

Resenha


A primeira vez que ouvi falar desse livro foi através de uma vídeo resenha no canal Geek Freek e achei a trama muito interessante, então através de um evento literário descobri que a autora Gleice Couto estaria presente e sortearia um Picta Mundi, que até então eu nem sabia que ela morava na mesma cidade que eu, lógico que eu não pude deixar de ir ao evento, chegando lá fiquei na esperança de ser sorteada pois a Gleice não tinha mais livros para vender devido a primeira edição já ter esgotado, mas não fui sorteada infelizmente, mas não pude perder a oportunidade de conhecer a autora e eis que ela tinha um exemplar reservado para uma pessoa que faltou ao evento e ela muito atenciosa me vendeu o exemplar. Gleice contou que se inspirou nas figuras animadas do mundo de Harry Potter para inscrever Picta Mundi, o que me deixou mais animada ainda para iniciar a leitura. Então não perdi tempo e comecei logo a leitura.
"Um pintor, quando trabalha em uma obra, espera duas coisas. Uma é que os traços sejam harmoniosos, e não se pode negar que é o caso desse quadro. A outra é que a pintura cause algum tipo de reação nas pessoas, mesmo que ruim – explicou e voltou-se para Letícia. – Creio que ele atingiu seu objetivo."
Narrado em terceira pessoa , como protagonista a adolescente Letícia, que estuda na renomada escola Dippel para jovens prodígios, é uma jovem meio revoltada, está sempre aprontando na escola e está a ponto de ser expulsa.  

Um dia Letícia recebe um pacote contendo um diário e algumas instruções e logo ela percebe que tem alguma coisa errada com aquele diário que simplesmente apaga sozinho tudo que ela escreve. Letícia vai ao encontro da misteriosa pessoa que enviou o diário, que um aluno da escola, Daniel, e ela não consegue levá-lo a sério. Daniel prova que o diário é indestrutível, mas ainda assim ela acha que ele deu algum alucinógeno a ela na bebida.

Letícia e Daniel têm algo em comum, ela tem o pai desaparecido há alguns anos e ele tem o irmão desaparecido, Letícia estudou na mesma classe que o irmão de Daniel, mas não eram muito amigos, aliás Letícia não tinha amigos nenhum, ela simplesmente não consegue se adaptar a escola e aos alunos.
"A dor que ele devia sentir parecia ser igual a dela. E se Letícia não sabia lhe dar com essa dor, como poderia ensiná-lo a superá-la."
Daniel conta a Letícia que seu irmão está dentro de um quadro, em um mundo paralelo e que seu pai está perdido por lá também e precisam da ajuda dela para tentarem achar seu pai e eles conseguirem sair de Picta Mundi, mas óbvio que Letícia não acredita em nada disso e Daniel acaba dopando ela e levando para sua casa, para fazer com que ela acredite em tudo que ele está dizendo.

Somente quando Letícia ouve Felipe de dentro do quadro e ele manda fotos qual somente poderiam estar com seu pai ela começa a acreditar em toda essa fantasia de um mundo paralelo e resolve entrar em Picta Mundi, e junto com Felipe eles irão viver inúmeras aventuras que se passam pela história do Brasil nesse fantástico e ainda enfrentar um vilão que pretende juntar Picta Mundi ao mundo real, mas será que eles vão conseguir encontrar o pai de Letícia? Será que conseguirão sair de Picta Mundi ou sobreviver? Leia Picta Mundi e aventure-se, descubra esse mundo fantástico criado pela autora.

Ah, já ia me esquecendo de mencionar que o livro também uma dose de romance, mas bem sutil e fofo.

Minhas Impressões:


Eu fui praticamente sugada para Picta Mundi desde as primeiras páginas, a leitura foi muito fluída e ao mesmo tempo que eu queria devorar o livro eu também não queria que ele acabasse, pois a autora já havia dito que seria livro único, então não queria me despedir tão rápido de Picta Mundi.

Adorei o universo de Picta Mundi, adorei os personagens que são muito cativantes e bem estruturados, adorei a capa e toda diagramação do livro, o livro é uma publicação independente e gostaria de mencionar que o trabalho todo em si ficou perfeito de qualidade do material.

Depois de me rasgar em elogios é óbvio que eu recomendo a leitura e para todas as idades. Com certeza Picta Mundi entrou para os favoritos.

Créditos para a mesa humana são do Jackson Jaques do Connect Quatro rsrsrs

Book Trailer

Sobre a autora


A carioca Gleice Couto é jornalista graduada, especializada em Revisão de Texto e pós-graduada em Língua Portuguesa. Atualmente, trabalha com revisão e preparação de texto para editoras, empresas de legendagem e de consultoria fiscal e jurídica. Como se fosse pouco, ainda se dedica a um blog e canal literários. É mãe de Gaya, uma estonteante poodle branca.

Para comprar Picta Mundi com a autora autografado:

Classificação




6 comentários:

  1. Nossa querida Gleice nos agraciando com seu primeiro bebe, dentre muitos que surgirão. Adorei a resenha, gostei muito de conhecer o livro. Sucesso Gleice, parabéns Dani!

    ResponderExcluir
  2. Sério Dani????
    Agora eu quero ler esse livro e não o tenho!!!!
    Será que ela já renovou o "estoque"?
    Não sei se te dou parabéns pela resenha ou um tapa por me deixar nesse estado de desespero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela já tem estoque e fez até promoção no Black Friday ... só acho que vc ia amar o livro Patrícia.

      Excluir
  3. Nossa! Demais a sua resenha.
    Eu já vinha acompanhando ela a um bom tempinho! E vi que os booktubers estavam fazendo uma petição e participei dela, também tinha o sorteio do livro "participei também" e acabei ganhando 1. \o/

    Fiz até um unboxing do livro!
    Confere ai: umbaixinhonoslivros.blogspot.com.br/2014/11/1-unboxing-picta-mundi.html
    Depois que terminei de ler, fiz até uma resenha!
    Não falei muito pois não queria largar aquele Spoiler. :p
    Confere ai também: umbaixinhonoslivros.blogspot.com.br/2014/11/resenha-3-picta-mundi.html

    Adorei muito, mais muito que até os meus marcadores nem estou usando. rsrs
    Não vejo a hora do próximo livro :)

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor