quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Resenha: Fangirl - de Rainbow Rowell

Fangirl

Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Gênero: Ficção / Jovem adulto

SINOPSE

Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?

Resenha

No livro nós conhecemos a Cather Avery ou pelo apelido de Cath. Uma tímida leitora, viciada e fangirl assumida da serie Simon Snow (Sucesso literário no mundo de Cath) Ela encontra-se entrando em uma na fase da sua vida – a faculdade.

Nossa protagonista inicia a estória saindo da casa do seu pai e não mais dividindo uma rotina com sua irmã gêmea, Wren. As irmãs sempre foram muito próximas e parecidas, não só na aparência, mas em tudo na vida.

Wren sente cada vez mais a necessidade de ter o seu próprio espaço e ser independentemente, o que não é o caso da Cath que sente certa dificuldade em se relacionar. Ela é uma garota que prefere o mundo on-line de sua fanfic da série Simon Snow do que conviver com o mundo real. Ela é complexada com o mundo e cheia de dilemas, mas também tem seu carisma.

Na Faculdade, Cath, conhece Reagan, sua colega de quarto, garota sarcástica e mal-humorada, que adora uma noitada Ela aparentemente tem um “relacionamento aberto” com Levi, um rapaz gente boa que adora falar de búfalos e vacas, que por sinal vive aparecendo no quarto das meninas, o que incomoda Cath diversas vezes, mas acaba virando o par romântico da protagonista.

Minhas Impressões

O livro é bacana. O assunto abordado é interessante, sempre quiser ler algo que falasse sobre o mundo das fanfics. E ser leitora certamente é um prazer à parte, até porque quem aqui não é uma fangirl de alguma trilogia, saga ou serie?!  Creio que muita gente vai se identificar!

Como tudo na vida tem seu lado positivo e negativo, infelizmente na minha leitura os pontos negativos se sobressaíram mais. Um ponto negativo principal foram os trechos dos livros do Simon Snow e das fanfics da Cath, não curti. Achei cansativos, longos e em alguns momentos desnecessários. O caminho que a Fanfic tomou também não me agradou. Outro ponto que me irritou foi o jeito chorão e antissocial de Cath às vezes me cansava e eu acabava parando de ler por conta disso.

Achei surreal uma pessoa em sã consciência preferir comer nas principais refeições barrinhas de cereais por dias só porque não quer perguntar a ninguém onde fica o refeitório. ( Tenha santa paciência?! ).

 Os pontos que mais gostei deste livro foram: a temática, o amor de Cath por sua serie e a escrita da autora. O romance foi legal, mas não me cativou. Outro ponto muito bom que temos é a diagramação da editora, que ficou ótima, vamos dar ênfase a esse aspecto do livro porque a Novo Século caprichou.

A Rainbow Rowell escreve muito bem. Fiquei super interessada em ler os seus outros livros: Eleonor e Park e o novo lançamento que é Anexos. Talvez Fangirl não tenha me conquistado como imaginei que iria, pode ser que não estava no meu momento. Quem sabe um dia eu releia para saber se é um livro morno para quase bom ou se realmente é um livro maravilhoso, até por que tem tantos leitores que simplesmente amam esse livro. 










Outras obras da autora 



Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” , é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. 




Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snyder sabem que alguém está monitorando seus e-mails de trabalho. (Todo mundo na redação sabe. É política da empresa.) Mas elas não conseguem levar isso tão a sério, e continuam trocando e-mails intermináveis e infinitamente hilariantes, discutindo cada aspecto de suas vidas. Enquanto isso, Lincoln O'Neill não consegue acreditar que este é agora o seu trabalho ler os e-mails de outras pessoas. Quando ele se candidatou para ser agente de segurança da internet, se imaginou construindo firewalls e desmascarando hackers e não escrevendo um relatório toda vez que uma mensagem esportiva vinha acompanhada de uma piada suja. Quando Lincoln se depara com as mensagens de Beth e Jennifer, ele sabe que deveria denunciá-las. Mas ele não consegue. No momento em que Lincoln percebe que está se apaixonando por Beth, é tarde demais.


FIQUEM ATENTOS AOS LANÇAMENTOS DA EDITORA NOVO SÉCULO! 


2 comentários:

  1. Paty , gostei muito de tua resenha e tbm gostaria de ler este livro , vc disse q é mais p/ o jovem adulto gostei, mas indico p/ jovens de 16 a 17, .

    ResponderExcluir
  2. Essa leitora e escritora de fanfics ficou muito interessada nesse livro. Devo dizer que o livro que mais tenho interesse de ler dessa autora é Eleanor & Park, mas agora esse também entrará para a fila.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor