segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Resenha - Ben Elton - Dois irmãos, uma guerra

Ben Elton - Dois irmãos, uma guerra



Sinopse



Dois Irmãos, Uma Guerra é a história comovente de dois garotos nascidos em Berlim, em 1920 - um judeu e seu irmão adotivo ariano -, criados como gêmeos por pais judeu-alemães, à sombra do Nazismo. Mas, com a mudança do cenário político, eles acabam em lados opostos durante a Segunda Guerra Mundial - um fazendo parte da Waffen-SS e o outro, do exército britânico - e têm que se confrontar com uma escolha inimaginável, que mudará completamente o destino de ambos. Qual deles sobreviverá? Como irão enfrentar a terrível verdade oculta em seu passado?




Resenha

Quando fiquei sabendo do lançamento desse livro, de cara me interessei, a capa me chamou atenção e a premissa também, afinal dois irmãos gêmeos em tudo menos no sangue, um judeu e um ariano e em plena Alemanha Nazista, é bom provável que teriam muita estória para contar.

Quando a editora Jangada me enviou o livro não me contive de tanta felicidade, espera muito desse livro mas ele superou minhas expectativas. O livro tem quase 500 páginas mas a leitura flui de uma maneira tão gostosa que o leitor não quer largar o livro, e fica naquela, só mais um capítulo e mais um e quando vê já leu muito e se não tomar cuidado nem dorme.

Narra em terceira pessoa, a trama gira em torno da família Stengel, começando em 1920, um jovem casal Frieda e Wolfgang, que estão prestes a ter seu primeiro filho, na verdade dois, pois são gêmeos. Quando Frieda vai dar a luz, um dos seus gêmeos nasce morto e no mesmo hospital e no mesmo dia uma jovem mãe morreu no parto, deixando seu filho órfão, os avós deixam o bebê para adoção, que é oferecido a Frieda e Wolfgang que aceitam e têm seus gêmeos de volta. Frieda e Wolfgang são Judeus e o menino adotado não é, mas para eles isso não faz a menor diferença. 

Junto com os gêmeos também no caos que a Alemanha se encontra com grandes dívidas e a inflação crescendo eis que também nasce o Partido Nazista e ódio pelos Judeus.

Frieda e Wolfgang decidem não contar nada para seus filhos e nem para ninguém sobre a adoção, mas quando o Partido Nazista passa a governar a Alemanha e os Judeus passam a ser perseguidos essa verdade vai vir a tona e mudar toda a vida dessa família.

Temos personagens secundários muito importantes na trama, Dagmar e Silke, duas meninas que se tornam muito amigas dos gêmeos Otto e Paulus, uma amizade que vai perdurar por toda a vida deles. Dagmar é riquíssima e conheceu os meninos sendo aluna do pai dos meninos que dá aulas particulares de música. Já Silke é filha da empregada dos Stengel, uma jovem muito pobre a quem Frieda deu abrigo.

A trama inicia pouco depois da primeira guerra junto ao nascimento dos meninos e passa pela Segunda Guerra Mundial, vamos presenciar tudo que se passou na Alemanha nesse período tão turbulento, não tem como não se emocionar, chorar e torcer para que no fim tudo dê certo, mas infelizmente sabemos que foi uma época que a maioria das pessoas não tiveram um final feliz, e muitas estórias morreram junto com elas e nunca ficaremos sabendo. Eu recomendo muito essa leitura a todos, uma parte da estória do mundo que por mais que saibamos o que aconteceu, a cada vez que leio sobre o assunto sempre descubro coisas novas, e nesse livro nós pegamos um período de transição da Primeira para a Segunda Guerra, ou seja como tudo começou. Não se assustem com as 500 páginas do livro pois como já disse é uma leitura que prende e em nenhum momento se torna cansativa.

Este livro daria um ótimo filme mas por ser uma estória longa seria melhor uma mini série.

Ao final do livro o autor nos conta o que o inspirou a escrever essa estória, que foi parte estória da sua família, gostei muito de ler o Posfácio e saber um pouco mais sobre a família e descendência do autor.

Com certeza essa estória vai ficar guardada no meu coração com um carinho especial.

Classificação




7 comentários:

  1. ola, gostei muito da resenha , parabéns, tbm gosto muito de livros q contam histórias sobre a guerra mundial e gostaria muito de saber dessa familha q adotou um ariano, como termina o livro já q os dois ficaram em lados opostos nesta guerra, como ficam seus pais e eles. curiosa.

    ResponderExcluir
  2. Adoraria ler este livro . de 500 paginas, pois a história é muuiiittoo boaaaa.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu já queria ler esse livro, mas agora eu realmente tenho de ler.
    Acho que vai ser ele que vai romper a minha proibição auto imposta de livros sobre a segunda guerra.
    Esses livros sempre me deixam super deprimida e tinha resolvido parar de ler sobre o assunto, mas vou abrir uma exceção para esse.
    Bjs e parabém pela resenha linda.

    ResponderExcluir
  4. Já li o livro , Na verdade é como disse não conseguir dormi, muito bom, mais um livro retratando o Holocaustro, Lhe recomendo Anne Frank , caso não tenha lido.

    ResponderExcluir
  5. Excelente livro. a historia é surpreendente. o livro tem uma mistura de drama, suspense, terror, comedia. uma historia que te prende e faz você ler por horas sem se cansar ou enjoar. você consegue ler 20, 30 paginas por dia sem se preocupar.

    bela historia. recomendo a todos.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha,estou no início do livro este resumo me ajudou muito, assim a leitura flui melhor.

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor