terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Resenha: As Pedras Élficas de Shannara - de Terry Brooks


As Pedras Élficas de Shannara
Trilogia A Espada de Shannara - Livro Dois
Terry Brooks
Editora Saída de Emergência


Sinopse: Um mal antigo ameaça os elfos: a árvore Ellcrys, criada por magia élfica perdida há milênios, está morrendo, colocando em risco o feitiço que mantém os demônios afastados do mundo. Jogar a sua semente no misterioso Fogossangue é a única forma de trazer a árvore de volta à vida e afastar os demônios. Amberle, uma jovem elfa, assume essa difícil missão. O caminho, no entanto, é perigoso, e ela vai precisar de um protetor. Will Ohmsford, herdeiro da magia élfica de Shannara, é o escolhido para acompanhá-la. Mas o temível Ceifador já conseguiu se libertar, junto com dois aliados. Será que Will conseguirá controlar a magia das misteriosas Pedras Élficas de Shannara para salvar as Quatro Terras?

Resenha

Quando vi que a nossa parceira Saída de Emergência havia disponibilizado esse livro para resenha, eu não perdi tempo e o pedi rapidamente… ok… vou confessar, na verdade eu já estava torcendo ansiosamente que esse livro fosse disponibilizado. Como não poderia, depois de um primeiro livro tão bom?
A estória desse segundo livro se inicia décadas após os eventos do primeiro. O Lorde Feiticeiro foi derrotado e desde então as Quatro Terras vem desfrutando de uma certa paz. Os elfos estão seguindo suas vidas normalmente e isso inclui os seus rituais. Um desses rituais envolve a milenar árvore Ellcrys. Segundo a lenda, essa árvore protege o povo élfico de um mal a muito tempo derrotado. Ela é responsável pela Proibição, uma espécie de barreira que impede que demônios que foram banidos em uma guerra, vencida muito antes do renascimento das raças, retornem para as Quatro Terras. E essa poderosa magia foi lançada pelos elfos, quando os homens ainda eram serem primitivos e os elfos ainda eram seres feéricos.
Porém com o passar do tempo, toda essa lenda passou a ser vista como uma simples estória, algo totalmente fictício. E são poucas as pessoas que enxergam a verdade por trás da história. Mas infelizmente a verdade não poderá mais ser ignorada. Isso porque a Ellcrys, que todos acreditavam ser imortal, está morrendo. E com ela, a barreira que mantêm todos os demônios aprisionados.

A lenda não era lenda. A lenda era verdadeira. O mal realmente estava além de uma Proibição que a Ellcrys sustentava. Apenas ela mantinha o povo élfico a salvo.
E ela estava morrendo.

E esses demônios estão extremamente furiosos dentro de sua prisão imposta. Eles querem vingança sobre os elfos e qualquer outra raça. Então se aproveitado do enfraquecimento da Proibição, os três demônios mais poderosos conseguem fugir.
Porém nem tudo está perdido. Se um dos Escolhidos (grupo de jovens elfos que cuidam da Ellcrys) levar uma semente da árvore até um lugar chamado Fogossangue e trazê-la de volta, a árvore renascerá e a barreira será refeita.
Sabendo disso a primeira coisa que tais demônios fazem é matar todos os Escolhidos, ou assim eles pensam.

Corpos jaziam espalhados por toda a sala como sacos descartados, rasgados, quebrados e sem vida. Lauren, Jase - todos os Escolhidos estava mortos, estilhaçados como que por animais enlouquecidos. (…) Ficou ali, com o horror e a repulsa a inundá-lo, com uma única palavra berrando em sua mente.
Demônios!

Na verdade existe mais um Escolhido, uma Escolhida na verdade, Amberle. Ela é a neta do Rei Élfico, que fugiu das suas responsabilidades para com a árvore e se auto-baniu das terras do oeste.
Então a única esperança que resta é Amberle levar a semente para garantir o renascimento da árvore. Simples, não? Bem, não.
Os demônios rapidamente percebem que ainda resta uma Escolhida e convocam reforços para matá-la. Mas Allanon também fará seus movimentos. Ele providencia para que Will, neto de Shea, seja o protetor de Amberle nessa viagem tão arriscada. E Will só poderá contar com as Pedras Élficas, cujos poderes ele desconhece como usar e ele teme até mesmo não poder realizar tal feito. E ele terá de descobrir como usar as Pedras o quanto antes, pois eles estão sendo seguidos, e não por qualquer demônio, mas pelo mais mortal de todos, o Ceifador.

E o demônio tinha ódio. Odiava com uma intensidade que beirava a loucura. Centenas de anos de aprisionamento dentro da fortaleza negra que jazia além da muralha da Proibição deram ao seu ódio tempo mais do que suficiente para supurar e crescer. Ele agora o consumia. Era tudo para ele. Dava-lhe poder, e ele usaria tal poder para esmagar as criaturas que lhe causaram tanta agonia

Agora todas as esperanças das Quatro Terras se concentram nessa missão, pois a magia dos elfos a muito tempo foi perdida. Eles não tem mais como se defenderem desses terríveis inimigos. Amberle e Will devem seguir em busca de Fogossangue enquanto Allanon deve ficar e tentar ao máximo proteger Arbalon enquanto Ellcrys não renasce, se ela renascer…

Esse segundo livro é bem menor que o primeiro, não só o número de páginas é inferior como a fonte do texto aumentou. Mas a qualidade continua a mesma! Esse livro foi extremamente empolgante e ele foi muito mais recheado de ação e a estória começou a assumir características mais originais, pois o primeiro estava bem parecido com O Senhor dos Anéis. Praticamente não houve momentos de calmaria, alguma coisa sempre estava acontecendo. Então a leitura fluiu muito bem, pois a finalização de um capítulo já me puxava para o próximo. Só não li mais rápido porque o meu trabalho atrapalhou a minha produtividade literária…. é duro ser do proletariado, mas a mega da virada está chegando!
A narração é em terceira pessoa, porém ela está sempre seguindo um personagem, mostrando seus pensamentos e sentimentos. Sobre a qualidade editorial, acho que nem preciso comentar né? Mais uma obra prima da Saída de Emergência. E genteeeee… que capa é essa?!?!? É linda demais!
Eu sou fã assumida do Terry Brooks e devo dizer que não fiquei decepcionada com esse livro. Só tem uma parte que eu teria gostado que fosse um pouco mais elaborada, mas não posso entrar em detalhes porque seria spoiler do final do livro. Dei cinco estrelas para o livro e o recomendo totalmente. Agora é só esperar, ansiosamente, pelo terceiro livro! E para quem não sabe, ao que tudo indica a Saga Shannara irá virar seriado!!! Nem tô surtando!!! 

O mal que morava dentro deles se alimentou de si mesmo e ficou mais forte. Criou nova vida. Pois o mal que é deixado por si mesmo, jovem, não perece simplesmente; floresce. O mal contido não é um mal destruído. Ele se alimenta, cresce dentro do confinamento, infla e se enfurece até se soltar e então… então, se liberta.

Classificação


Sobre o autor

Terry Brooks é um autor americano de fantasias. Ele escreve principalmente fantasias épicas, e também adaptou dois filmes para livros. 22 de seus livros estiveram na lista de bestsellers do The New York Times, e foram impressas mais de 21 milhões de cópias de seus livros. Ele é um dos escritores mais vendidos no gênero de fantasia.









5 comentários:

  1. gostei muito da resenha, livro muito bom, pois gosto muito de histórias q falam sobre magia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esqueça de ler o livro primeiro, senão você corre o risco de ficar um pouco perdida.
      Bjs.

      Excluir
  2. Livros estilo Senhor dos Anéis, são sempre bem vindos.
    Bom saber!
    Adorei a resenha.
    Bjo
    Ni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses são sempre os melhores! Embora nenhum jamais será igual ao SdA.
      Bjs.

      Excluir
  3. Livro muito bom e o trabalho da SDE está perfeito, só fiquei triste pq não veio com pôster, pelo menos minha edição, , como no libro 1,a sua veio??
    Outra coisa triste é q a editora passou pra Arqueiro e até agora não lançaram o livro 3.

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor