segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Resenha: O Sangue do Olimpo - de Rick Riordan

O Sangue do Olimpo
Os Heróis do Olimpo - Livro 5
Rick Riordan
Editora Intrínseca

Sinopse: Depois de enfrentarem as mais penosas missões, Percy Jackson e outros tripulantes do Argo II ainda precisam encarar a pior delas: chegar a Atenas a tempo de impedir que Gaia, a Mãe Terra, desperte. Neste último volume da série Os heróis do Olimpo, a Atena Partenos irá para oeste, enquanto Argo II seguirá para leste. Os deuses, ainda sofrendo com a dupla personalidade, não podem ajudar. Como os semideuses conseguirão vencer sozinhos um exército de gigantes e impedir uma guerra entre os acampamentos? A viagem para Atenas é perigosa, mas não há outra opção. Eles já sacrificaram muito para chegar aonde estão. E, se Gaia despertar, será o fim.
Resenha

Finalmente, ou não, chega o encerramento da série Os Heróis do Olimpo. O Sangue do Olimpo já inicia cheio de ação, Reyna, Nico e o treinado seguiram de volta para os Estados Unidos com a Atena Partenos enquanto os 7 semideuses da profecia seguem em direção de Atenas. Eles literalmente não tem tempo para descansar depois dos eventos ocorridos em A Casa de Hades e logo no primeiro capítulo a luta já começa. O caminho para Atenas está cheio de emboscadas feita por monstros e eles não conseguem ir muito longe sem cair em uma luta de vida ou morte. 

Perto da fonte de areia, Piper também havia sacado sua espada, a lâmina denteada de bronze celestial que ela roubara do Boreada Zetes. Ela golpeava e se defendia com a mão direita e de vez em quando atirava tomates da cornucópia com a esquerda, gritando para os pretendentes:
- Salvem-se! Eu sou perigosa demais!
Isso devia ser exatamente o que eles queriam ouvir, porque todos saíam correndo para logo depois pararem, confusos, alguns metros morro abaixo, e voltarem para a luta.

Enquanto isso Reyna e Nico não estão muito melhores. Existe um caçador na rastro deles e Nico está a cada dia mais fraco e impossibilitado de realizar saltos nas sombras. A cada salto, Nico corre o risco de se misturar as sombras. Reyna também está enfrentando demônios do seu passado e tentando o máximo possível concluir a missão com sucesso. A eminência da guerra entre gregos e romanos serve de combustível para ambos. Eles sabem que a tensão está aumentando e se a guerra acontecer os deuses ficarão mais divididos ainda, tornando impossível a missão de derrotar os gigantes e Gaia. Maldito Octavian!

- Ei, acorde. - Os olhos de Reyna se abriram lentamente. Gleeson Hedge estava debruçado sobre ela, sacudindo seu ombro. - Temos problemas.
O tom grave da voz dele fez o sangue de Reyna se agitar.
- O que houve? - Ela ergueu o corpo com dificuldade, colocando-se sentada. - Fantasmas? Monstros?
Hedge fechou a cara.
- Pior: turistas.

- Eles são muitos.
Reyna se perguntou com amargura quantas vezes tinha dito isso em sua carreira de semideusa. Seria mais fácil fazer um button com essa frase e usá-lo por aí. Quando morresse, estas palavras provavelmente estariam gravadas em sua lápide: Eles eram muitos.

Aquele era o destino de Reyna: morrer defendendo a estátua de uma deusa grega passivo-agressiva.

O grupo dos sete semideuses vão descobrindo cada vez mais sobre a profecia dos 7 e tentam ao máximo superar seus medos e se prepararem para a guerra que os aguarda a frente. Isso não será uma tarefa nada fácil, pois eles precisam desvendar dicas incompletas deixadas pelos poucos deuses que cruzam o caminho deles. O dia do despertar de Gaia se aproxima e só resta a eles seguirem em frente em direção ao local onde o sangue de semideuses deverá ser derramado.

Enfiado entre as camadas do casco que protegiam o encanamento e a fiação elétrica, Leo podia ficar sozinho com seus pensamentos. Quando batia a frustração, o que acontecia a cada cinco segundos mais ou menos, ele podia bater nas coisas com seu martelo, e os amigos iam achar que ele estava trabalhando, não tendo um acesso de raiva.

Percy estava comendo uma pilha enorme de panquecas azuis (qual o problema dele com comidas azuis?), enquanto Annabeth o repreendia por botar calda demais.
- Você vai afogá-las! - reclamou ela.
- Ei, eu sou filho de Poseidon - retrucou ele. - Não posso me afogar, nem minhas panquecas.

Como sempre, eu amei o livro, 5 estrelas e favorito. Gostei de ouvir narrações sob o ponto de vista de novos personagens, Reyna e Nico. E fiquei muito triste por não ter nenhum capítulo narrado pelo Percy, não me conformo com isso! Pelo menos pude contar com a narração do Leo, então não foi de todo mal. O tio Rick, como sempre, escreve de forma que te faz querer ler sem parar, quer dizer, até você perceber que faltam poucas páginas e entrar em pânico porque leu o livro muito rápido. Humor, drama, romance, lutas… tudo na medida certa, sem exageros. Mais uma estória repleta de mitologia que você irá devorar e aprender sem nem ao menos perceber. No momento estou com aquela ressaca literária básica, altamente deprimida pela série ter chegado ao fim.
Muita gente ficou reclamando da capa desse livro. Realmente, quando se compara com os outros, essa não é a capa mais bonita, mas ela também não é feia. Aconteceu algo muito engraçado comigo em relação essa capa, eu só consegui reparar em um detalhe dela após ter terminado de ler o livro e descobrir sobre a existência desse detalhe em questão.
Eu sempre vou manter a esperança que exista uma nova série, da última vez deu certo, talvez dessa vez  dê certo também! Eu necessito de outro livro!!!!

- Olhe, dona, nós não vamos começar os Jogos Vorazes aqui. Não vai rolar.

Classificação


Sobre o autor

Tio Rick Riordan nasceu em 1964, em San Antonio, Texas, Estados Unidos, onde mora com a mulher e dois filhos. Durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco. Além da série Percy Jackson e os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo, inspiradas na mitologia greco-romana, Riordan assina a bem-sucedida série As crônicas dos Kane, que visita deuses e mitos do Egito Antigo, e publicou também a premiada série de mistério para adultos Tres Navarre.





4 comentários:

  1. Essa série á foi tão aclamada que eu nem sei o que comentar. Acredito que seja realmente muito boa. Eu amo mitologia e o Rick conseguiu reciclar essas histórias e fascinar o leitor moderno com esses velhos mitos. Confesso que ainda não li, mas gostei muito da sua resenha e assim que eu conseguir um tempo com certeza comprarei essa série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é extremamente boa, você sem dúvidas será mais um viciado.
      Bjs.

      Excluir
  2. Olá!
    Tenho muita curiosidade pra conhecer essa série conceituada e bem falada. tudo que abrange a mitologia me fascina. Deuses, semideuses, monstros é um mundo encantador. Foi bom conhecer mais um pouco através de seus olhos.
    Adorei a resenha.

    Bjos
    Ni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então está na hora de incluir na sua meta de leitura. A série é obrigatória para todos os amantes de mitologia, e os não amantes também…
      Bjs!

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor