sábado, 22 de novembro de 2014

Resenha: Amaldiçoadas - de Jéssica Spotswood

Oláááá meus queridos! 

Hoje irei resenhar um livro que eu estava muito ansiosa pra ler, já sabendo que ao encerrar, novamente ficarei louca pelo terceiro volume. >__<"
A demora para o lançamento da continuação de Enfeitiçadas foi longa, mas valeu a pena esperar cada minuto, pois ao receber da Editora Arqueiro o segundo volume: Amaldiçoadas  percebi que ele me marcaria por suas reviravoltas, segredos revelados e mais romance. Eu estava certa.

Amaldiçoadas

Jessica Spotswood
Editora Arqueiro

Sinopse: Cate Cahill tomou a decisão mais difícil de sua vida e resolveu largar tudo para proteger aqueles a quem amava, mas não poderia imaginar os obstáculos que ainda teria pela frente. 

Agora, vivendo disfarçada entre as outras moças da Irmandade, ela precisa se manter a salvo dos implacáveis caçadores de bruxas e lidar com grandes dilemas pessoais, como a distância de seu grande amor e os conflitos que envolvem suas irmãs Tess, uma menina doce e ingênua que guarda um grande segredo, e Maura, a jovem bela e ambiciosa que pretende fazer de tudo para se tornar o centro das atenções. 
Será que Cate está pronta para liderar as bruxas de sua geração e ganhar o respeito de uma sociedade que condena a feitiçaria? E seria ela a bruxa da profecia, a mulher mais poderosa já nascida em muitos séculos e capaz de revolucionar a história do mundo? 

Envolva-se ainda mais na história de Cate e de todas as mulheres fortes que a cercam e segure seu coração para torcer pelo amor de Cate e Finn neste volume que traz revelações imperdíveis antes da conclusão da saga das irmãs Cahill.

http://www.skoob.com.br/livro/376036ED424720


Cuidado! 
Esta resenha pode ter Spoillers do 1º volume Enfeitiçadas.

Resenha:

Como diz a atual expressão popular: "Estou passada!"
Sério, quando encerrei a leitura de Enfeitiçadas, primeiro volume da saga "As Crônicas das irmãs bruxas", fiquei tão ansiosa e desesperada pela continuação que quase pirei. A autora Jessica Spotswood soube nos prender de cara, logo no primeiro livro, com sua escrita deliciosa e inteligente, onde a linguagem segue os padrões atuais de fácil entendimento e bom humor, mesmo falando de uma época tão distante em pleno século XIX ela soube mesclar tudo sabiamente. A trama era bem bolada, tinha as armas certas pra prender o leitor: Magia, romance e bons vilões.  E agora posso afirmar que realmente estou "passada" após ler o segundo volume. Venha comigo.

Após a desagradável escolha de seguir a irmandade e abdicar de seu amor por Finn e os cuidados por suas irmãs Tess e Maura, Cate terá que viver o resto de seus dias distante daqueles que ela tanto ama para poupá-los das garras dos irmãos da fraternidade e assumir seu papel de Oráculo da profecia de Perséfone disfarçada de freira em um convento de bruxas. É verdade, todas as irmãs do convento são bruxas disfarçadas, com o propósito de dar o fim na caça às bruxas e principalmente das crueldades dos irmãos contra todas as mulheres. 

No entanto, nem assim ela consegue ter paz, distante das irmãs e diante do perigo se sentia ameaçada, pois trabalharia indiretamente para os irmãos. Cate começa a sentir o peso da responsabilidade em seus ombros, as novas regras dos irmãos são cada vez mais radicais e violentas, de forma que passa a atingir mais e mais as famílias pobres e principalmente as mulheres. Inocentes estão sofrendo com seus atos, a injustiça e crueldade é explícita deixando marcas que jamais serão esquecidas. Com isso Cate é mais cobrada por suas companheiras bruxas que querem atitude igualmente radicais, só que ela ainda não se sente preparada para tal ato.

Para tranquilizá-la, Cora - a responsável pela irmandade - acolhe Tess e Maura no convento, até mesmo com a esperança de que os poderes de Cate fossem se manifestar e provar a todos que ela de fato é a bruxa da profecia. Mas as coisas sai do controle, pois Maura está carregada de ressentimento por Cate e começa a boicotar e atrapalhar seus planos. Afinal, Maura deseja MUITO ser a bruxa profetisa e pisará em todos que cruzarem em seu caminho. 

Cate, quer fazer as coisas da forma certa, sem prejudicar ninguém, Maura quer destruir todos os inimigos mesmo que pra isso tenha que eliminar pessoas que ela tanto ama. Sua cegueira pelo poder não permite enxergar o quão destrutiva ela pode ser até pra si própria.

Segredos serão revelados, sangue será derramado, memórias serão apagadas...

Impressões:

Confesso que quando iniciei a leitura, demorei um pouco pra engrenar, para me sentir novamente envolvida na história, ao contrário do primeiro livro que fui de cabeça. Amaldiçoada se arrastou um pouco no inicio, entretanto foi por uma boa causa, a história estava tomando um rumo diferente, se fosse depressa demais talvez não teria saboreado o prato livro como o fiz, poderia ter perdido toda a essência e me perdido. O Grande espetáculo teve inicio com a chegada das irmãs e a participação de Finn. (pensou que ele estaria de fora? Bobinhos..rsrs)

Como disse, Maura estava ressentida com Cate por ela te-la "abandonado" e escolhido a irmandade, coisa que ela sonhava pra si, seu reaparecimento na trama veio pra esquentar mais as coisas. Maura sempre teve uma personalidade difícil de lidar, dessa vez ela estava impossível! Tramou contra Cate, juntou-se à bruxa má e deu olé pra galera. rsrs

Tess, está mais amadurecida e enigmática. Após confessar um segredo a Cate que mudará todo o rumo da história, passa a viver com menos cautela e sente que está na hora de agir. Trazendo em Cate mais preocupações e novas decisões.

No final de Amaldiçoadas Finn resolve entrar para a Fraternidade com o objetivo de proteger a sua amada Cate e sua família. Mesmo depois de ser abandonado por Cate, sentiu que algo ficou inacabado, sem explicação e precisa encontrá-la pra que tudo fosse esclarecido. Em Amaldiçoada isso acontece, Cate reluta, mas confessa o porque de seus atos e novas juras de amor são trocadas pelo jovem casal.  Ele então, também passa a fazer parte dos planos para acabar com as maldades dos irmãos. Odiava a crueldade e repelia as normas descabíveis deles, não podia ficar de fora, queria ajudar e assim o fez. 

As bruxas-mor irmã Cora e irmã Inez nos divide, fiquei sem saber o que de fato é certo e errado diante de toda a confusão criada pelos irmãos e irmãs, era explicita os limites da maldade humana, fiquei horrorizada. Quem de fato Cate deve ouvir? Acho que o caminho que ela escolheu foi o correto, mas algumas vezes cheguei a pensar que a outra opção seria a melhor. Percebo que, o que está por vir no terceiro volume será talvez ainda pior, é só sentar e esperar pra ver.

O irmão Ishida aparece menos nesse livro, mas nem assim deixa de ser menos cruel. A sua pouca aparição deixa rastros de sua maldade ao tomar algumas atitudes que prova o quanto ele é covarde e sem escrúpulos. 

Novas bruxas nos são apresentadas, umas você adora e se envolve com suas histórias, outras você repele e repreende. Dessa forma temos uma noção quais caminhos elas irão escolher e quem elas irão servir. Neste livro, sabemos que a irmandade será dividida entre os que buscam tomar atitudes certas e erradas, a pergunta é qual irá prevalecer? 
Mais uma vez temos um desfecho de arrepiar, no minimo espetacular e nos deixa uma premissa de que o próximo volume tudo vai tudo ruir. Uma grande guerra acontecerá e será inesquecível, terão muitas baixas, ora boas, ora ruins e ora imperdoáveis.

Jéssica Spotswood mais uma vez está de parabéns pela continuação bem equilibrada e receio que tenha abraçado uma historia que precisa urgentemente ter um fim digno e justo com seus personagens. Será uma difícil tarefa, mas que até então, a autora tem feito com maestria. A sabedoria e o bom senso andam de mãos dadas.

A Editora caprichou mais uma vez na publicação da obra. Capa 10, diagramação 10, edição e tradução 10, carinho com os leitores 1000! \o/

Indicadíssimo!
Boa leitura galera!!


8 comentários:

  1. Oi Nizete, tudo bom? Eu estou com este livro aqui para ler e confesso que após ler sua resenha, minha vontade foi pegá-lo e simplesmente devorá-lo! Confesso que esse sentimento de uma leitura arrastada no início foi o que senti com o primeiro exemplar desta série, mas, só de saber que a história toma um sentido totalmente diferente, capaz de deixar o leitor "passado", bem, acho que vale a pena dar uma segunda chance a essa série logo!

    Bjs!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem todo um "porquê" desse processo lento até a chegada das partes mais agitadas. Mas, sou persistente e não me decepcionei com o resultado.
      Vale a pena dar mais uma chance.
      bjim

      Excluir
  2. oi Nizete, ñ li o primeiro livro,mas lendo a resenha de "Amaldiçoadas" fiquei com vontade ler toda a serie ou é triologia? como vc sabe gosto muito de livros q falem de bruxas, este livro me deu uma curiosidade p/ saber se Cate , vai conseguir o respeito da sociedade se vai conseguir lidarc com as bruxas de sua geração, seria ela a bruxa da profecia? a mulher mais poderosa, capaz de mudar a história do mundo?parabéns p/ resenha , fiquei c/ muita vontade de ler estes livros,,,,,,,,,,,,,,,,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leci! Sim, é uma trilogia e sei que você vai gostar, ja que aprecia livros com bruxas.
      Arrisque-se e divirta-se!

      Excluir
  3. cara Ni, eu sempre dou aquela parada básica quando leio que há spoiler, mas no final não aguento, parto pra ler e nem me importo mais, quero apenas sorver de suas palavras. como você bem disse q arqueiro vem fazendo um belo trabalho em suas edições e isso faz toda a diferença. de todos os seres mágicos, míticos e místicos, as bruxas são as que mais me chamam a atenção, de cara me lembro do "malleus maleficarum" e toda a parafernália da inquisição. fico torcendo para que história e ficção se choquem, porque o trabalho árduo de pesquisa que o autor deve ter também me deixa encantado. nem sei se este é o caso, mas você já me deixou com vontade de ler esta saga. parabéns pela resenha completíssima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou apreciadora das bruxinhas tbm. rsrs
      Entre esses seres misticos, sou vidrada nas bruxas e bruxos. Leia sim, vai gostar!
      Bjos

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor