quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Resenha: Tatuagem - de Marina S. Marchiori


TATUAGEM
Autora: MARINA S. MARCHIORI
Editora: Novo Século - Novos Talentos da Literatura Brasileira
Qtd de Páginas: 256 páginas
SINOPSE
Jack se aproximou de Laura. Não, não para tirar sarro dela, nem dizer como ela é esquisita e feia, mas para defendê-la desse pesadelo. Ela sabia que sua vida estava mudada para sempre, mas não imaginou, em nenhum momento, que mudaria de novo. Uma festa, um beijo recebido pela pessoa errada, um acidente que permitiu que Laura revivesse a consciência apenas três meses depois, numa cidade diferente, e toda sua antiga vida havia sido deixada para trás. Como ela poderia imaginar? Apesar de todos os avisos, como ela podia pensar que algo assim fosse acontecer? Ele sempre fora tão atencioso, se esforçava para ser melhor com ela, não queria machucá-la por nada nesse mundo. E então... Jack, o que aconteceu com você? Deixar pessoas para trás, continuar em frente, é um aprendizado. Laura tentou seguir com a vida dela, Jack deveria ter feito o mesmo. 

RESENHA

O Livro Tatuagem é o primeiro romance publicado da autora Marina Salla Marchiori, lançado este ano. O livro relata a história da Laura uma garota de 15 anos, contando sua dificuldade de se relacionar com mundo e as complicações interiores. Temas como bullying, amor, adolescência e liberdade também são abordados. 

A jovem Laura é a personagem principal dessa estória. Uma garota de 15 que sofre bullying na escola, não tem amigos e nem vida social, mas sua família aparece de maneira bem agradável sem traumas ou dramas. Quando o tatuador Jack aparece na vida de Laura, tudo muda e o coração dela ganha um novo sentimento. Devido às vezes que presenciou Laura sofrendo bullying na escola, Jack planeja uma situação para protegê-la e livra-la desse mal. E o que ele faz e em seguida torna-se seu namorado e amigo. 

Devido ao seu relacionamento com Jack, Laura percebe que a vida pode lhe proporcionar grandes alegrias e momentos maravilhosos. Ela ganha sua própria turma, passa a frequentar festas, curte noitadas entre amigos, passa a valorizar sua própria aparência, ganha segurança e uma liberdade nunca vivida antes. 

Mas a vida tem também seus lados ruins. Nem todas as mudanças que Jack causou na vida de Laura foram boas, após seus novos amigos tentam alerta a ela sobre o tatuador. Mas devido a alguns acontecimentos e atitudes inesperadas de Jack, Laura conhece o outro lado do seu namorado que antes estava camuflado e agora ela precisará lidar com essa situação e enfrentar as consequências que a vida irá lhe apresentar. 

MINHAS IMPRESSÕES

O livro é dividido em três partes, e algo que me incomodou foi à ausência da divisão de capítulos. A primeira parte do livro eu curti a leitura e seu contexto. Achei impactante o bullying que Laura sofre dos colegas da escola, até mesmo pela própria diretora da escola. O que me chocou, me deixando revoltada e com lamentando o que a Laura estava sofrendo. Com isso o livro foi me conquistando, fazendo com que a leitura flui-se de maneira agradável. O romance se inicia ainda na primeira parte, achei fofo no inicio, mas depois se torno morno por todo o livro. 

Mas infelizmente na segunda e terceira parte o livro se torna mediano. Carregado de acontecimentos, alguns não muito persuasivos em minha opinião, o que me causou em certo desânimo na leitura. Ao finalizar o livro, muitas perguntas e questionamentos brotaram na minha cabeça. Senti falta de alguns desfechos, alguns pontos que na sinopse são apresentados com certa importância, mas que ao decorrer da leitura ficaram ausentes de um esclarecimento. 

Confesso que quando vi esse livro eu amei a capa e ao me deparar com a palavra “Bullying” na sinopse, pensei “Esse livro foi feito pra mim!”, porque eu curto muito livros com esse tema, então iniciei o livro com muitas expectativas. Infelizmente ao concluir minha leitura cheguei à conclusão que ele não foi feito pra mim, mas tenho certeza que algum leitor há de se identificar melhor com Tatuagem do que eu, até porque sempre digo que todo livro tem seu leitor que vai amar e cuidar, tornando se favorito em sua estante.




7 comentários:

  1. Amei a sua resenha. Amei o fato de você ter sido sincera sobre o que achou do livro. A sinopse realmente me atraiu. Ainda vou querer ler o livro, como você disse pode ser que eu goste, mas agora não irei ler com grandes expectativas. Irei ler com o pé no chão e talvez por isso mesmo eu acabe gostando dele.
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre temos que dá oportunidade aos livros que de alguma forma nos atrai.
      bjs Paiva!

      Excluir
  2. amei tua resenha, gostei do livro, TATUAGEM, pois fala sobre bulliying com Laura uma menina de 15 anos, q ninguém q por perto, mas aparece Jak q muda a vida de Laura, mas o q ele esconde?? gostaria mto de ler este livro.

    ResponderExcluir
  3. Paty Nayara eu já estive com esse livro na mão para comprar rsrs, gostei da sua resenha, como sempre o blog tá de parabéns você é 10. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. É chato quando a gente pega um livro cheio de expectativas e ao terminar fica o vácuo.
    Espero que isso não atrapalhe na leitura dos próximos livros da autora.
    Gostei da resenha, sincera e direta.

    Kelvin

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor