quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Resenha: Quase Mortos - de Rook Hastings

Quase Mortos
Bem-vindos a "Weirdsville" - Livro 1
Rook Hastings
Editora Pandorga



Sinopse: Woodsville não é como as outras cidades. Lá a noite cai um pouco mais cedo, as sombras são mais escuras e mais densas, e todas as pessoas sabem que é um lugar onde coisas estranhas acontecem. Mesmo que elas não admitam isso. Bethan preferia estar em qualquer outro lugar, menos ali. Jay tinha suas teorias, mas ainda não estava pronto para compartilhá-las. Hashim via mais do que dizia, enquanto os demônios de Kelly eram mais de carne e osso mesmo. Mas o medo de Emily tirou-os da negação e fê-los ficar cara a cara com o sobrenatural. Em todos os outros lugares, as noites de sexta-feira eram noites de sair para namorar. Mas não em Woodsville.

Resenha

Quase Mortos se passa na cidade de Woodsville, um lugar sinistro que um dia foi uma floresta. Parte da floresta foi derrubada para a construção da cidade, mas as árvores não receberam esse memorando e por isso continuam se espalhando de forma bastante anormal por todos os cantos. Woodsville não é um lugar simpático, a maioria dos habitantes trabalha na fábrica e vivem de ajuda do governo em conjuntos habiacionais. E é claro que como em qualquer outro lugar desse tipo, existem pobreza, gangues e todo tipo de crime. E é por isso que as pessoas não tem o costume de fazer passeios noturnos, mas não é somente por causa disso. Tem alguma coisa muito esquisita nessa cidade que ninguém consegue explicar ou até mesmo assumir que existe, um sentimento de algo anormal, um frio constante, uma áurea de medo impregnada em todos.

Aterrorizado, fechou os olhos e cobriu os ouvidos com as mãos, tentando bloquear o grito silencioso que tinha recomeçado, intensificando-se com a luz. O jovem estava sem forças contra o que quer que viesse em sua direção. Quando a luz o envolveu, Carter se encheu de medo e tristeza, de terror de saber que não havia mais ninguém no mundo a quem pudesse recorrer, e também não havia mais nenhum lugar em que quisesse estar a não ser em casa.
"Tenho que chegar em casa" - Carter ouviu em sua cabeça. - "Ajude-me a chegar em casa".
(…) aquela voz, aquela que havia dito que precisava voltar para casa. Ela não pertencia a Carter.

Nesse cenário nós temos 5 adolescentes muito normais e ao mesmo tempo completamente diferentes: Jay, Kelly, Emily, Bethan e Hashim. O nerd, a popular, a perdedora, a gótica e a estrela do time de futebol. Típicos estereótipos de qualquer colégio de segundo grau. Mas eles são muito mais complicados do que aparentam primeiramente, pois a ideia de normalidade é distorcida em Woodsville, afinal é normal ter alguém querendo te matar por lá. O destino de todos se junta devido à um trabalho de grupo, imposto à eles pelo professor devido a uma briga na sala de aula. E a estória começa a se desenrolar por causa justamente do motivo dessa briga. Durante uma discussão em sala de aula Emily afirma que já viu um fantasma, ou melhor dizendo, ouviu.

- Eu vi um fantasma - disse Emily. - Bem, não vi um, exatamente. Eu ouvi um. Pelo menos, acho que ouvi…

Durante o desenrolar desse trabalho em grupo, Emily acaba revelando o que ela não conseguiu dizer durante a aula, que a sua casa é mal assombrada. Jay então traça um plano para que eles descubram se ela está falando a verdade ou não e depois de muito rolo, acaba que todos vão passar a noite na casa da Emily para tirar essa estória a limpo. Durante a madrugada eles começam a perceber que talvez a Emily não tenha mentido afinal de contas, pelo menos não complemente. Porque a Emily "esqueceu" de avisar a eles que sua mãe está desaparecida. E o vídeo que deveria provar que a Emily mentiu acaba revelando outra coisa, muito mais assustadora.

Quando Bethan tirou a cabeça do vidro, ela achou ter visto algo se mover na sala refletida atrás dela. Virou-se com o coração aos saltos.

Agora eles precisam se juntar para descobrir se é realmente um fantasma que está assombrando Emily, descobrir o que aconteceu com a mãe de Emily, e isso em tudo em meio à fenômenos estranhos que não param de acontecem sem parar ao redor deles e aos perigos corriqueiros de uma cidade violenta como Woodsville. E no meio dessa investigação o laço que eles compartilham começa a se estreitar e a amizade entre eles que antes seria impossível começa ser vital para a sobrevivência deles. Uma nova Woodsville começa a surgir diante dos olhos deles, uma que sempre existiu, mas que todos sempre ignoraram. Segredos começam a surgir e Woodsville mais do que nunca se revela uma cidade extremamente perigosa, mas não por causa das gangues.

Em toda a cidade, pessoas normais e comuns faziam suas atividades normais e comuns, assim como Jay, Kelly, Emily, Bethan e Hashim. Mas muito em breve, quatro desses cinco alunos estariam rememorando eventos recentes e lutando para compreender tudo aquilo.
E quanto ao quinto aluno?
O quinto estaria morto.

Antes que decidam me matar, esse trecho acima não é spoiler. Ele foi retirado do primeiro capítulo. Foi desse jeito simpático que autora resolveu encerrar a sua apresentação dos personagens.
Eu li esse livro esperando que ele fosse um livro de terror, estava esperando por sustos ou por pelo menos um friozinho na barriga, mas não consegui nenhuma  dessas coisas e isso me decepcionou. Mas não encare o livro de forma ruim por causa disso. É realmente muito difícil me assustar, afinal eu assistia O Exorcista quando criança. O livro não é ruim, só não atendeu as minhas expectativas. É uma leitura leve com vários ganchos te puxando para os próximos  capítulos, só não gostei de uma coisa na narrativa. Por vezes, no início, é confuso a identificação do personagem. Por mais que a narração seja em terceira pessoa, às vezes não percebemos de imediato a quem pertence os pensamentos narrados. A conclusão foi boa, ela também te puxa para o próximo livro. O livro não é muito grande e a capa é bem bonita, mas não gostei muito do papel. O livro é feito com aquele tipo de papel que ao longo do tempo vai ficando cada vez mais amarelado, o mesmo utilizado na maioria dos livros importados que tenho. Por não ter atendido as minhas expectativas, eu dei 3 estrelas para ele. Irei ler o próximo, mas ele não será uma prioridade na minha fila. Mas se você for do tipo que se assusta, então você irá amar esse livro.
O segundo livro da trilogia Weirdsville "Corpos Imortais" já foi publicado no Brasil, também pela editora Pandorga.

Às vezes, especialmente à noite, o mundo real não parecia mais real.

Sobre a autora

Rook Hastings é escritora de ficção há oito anos. Com uma grande fascinação pelo paranormal, Rook já morou em duas casas mal-assombradas. Na primeira, sem sua infância, um gato fantasma invisível costumava fazer com que Rook desenvolvesse uma reação alérgica sempre que o gato passava perto dela. Na segunda, quando era estudante de artes, uma colega de quarto, morta pouco tempo antes, passou um ano assombrando-a. Agora Rook mora bem feliz em uma casa não assombrada em Hertfordshire.





6 comentários:

  1. Eu também sou difícil de assustar, desde criança vemos filmes de terror, mas gostei da resenha e quero ler o livro que aliás eu tenho. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vai gostar, afinal você nunca descobre o final… hehehehe.

      Excluir
  2. Como assiiim pati ! Vc já via o exorcista quando criança kkkk eu não consigo nem ver hj ! Hahahah curti a resenha
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos corrigir isso, prevejo uma maratona de terror!

      Excluir
  3. Paivinhaaaaaaaaaaaaaaaa
    Resenha legal, mas como vc sabe não curto terror!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu disse que não dá medo. Você pode ler sem problemas.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor