quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Resenha: Mar da Tranquilidade - de Katja Millay


Mar da Tranquilidade
Katja Millay
Editora Arqueiro


Sinopse: Nastya Kashnikov foi privada daquilo que mais amava e perdeu sua voz e a própria identidade. Agora, dois anos e meio depois, ela se muda para outra cidade, determinada a manter seu passado em segredo e a não deixar ninguém se aproximar. Mas seus planos vão por água abaixo quando encontra um garoto que parece tão antissocial quanto ela. É como se Josh Bennett tivesse um campo de força ao seu redor. Ninguém se aproxima dele, e isso faz com que Nastya fique intrigada, inexplicavelmente atraída por ele. Eleito um dos melhores livros de 2013 pelo School Library Journal, Mar da Tranquilidade é uma história rica e intensa, construída de forma magistral. Seus personagens parecem saltar do papel e, assim como na vida, ninguém é o que aparenta à primeira vista. Um livro bonito e poético sobre companheirismo, amizade e o milagre das segundas chances.

Resenha

Até que morrer não é tão ruim assim depois que já aconteceu uma vez. 
E eu já morri.
Não tenho mais medo da morte.
Tenho medo de todo o resto.

Já passou da meia-noite e amanhã eu acordo cedo para ir trabalhar, então o mais lógico seria eu ir dormir, certo? Lógico que não! Eu acabei de ler Mar da Tranquilidade, livro lançado em setembro e que a nossa parceira editora Arqueiro disponibilizou para resenha, e eu preciso falar dele com alguém! Como nenhuma das minhas amigas leram ainda (destaque no ainda, porque não irei sossegar até todas lerem!), me restou fazer uma resenha a essa hora. Mas confesso que estou nervosa por escrever a resenha desse livro, pois eu amei tanto que eu gostaria que todo mundo o lesse e tenho medo de não conseguir expressar quão bom ele é. Mas antes de me empolgar descrevendo o porque eu amei tanto esse livro, eu vou falar um pouco sobre ele.

Mar da Tranquilidade conta a estória de Nastya Kashnikov e Josh Bennett. 

Nastya é uma garota de 17 que não fala e que está iniciando o ano letivo em uma nova escola. Tudo o que ela deseja é que ninguém queira sequer chegar perto dela. Ela está tentando fugir de algo do seu passado e de quebra da sua família que não a deixa esquecer desse mesmo passado. Alguma coisa aconteceu com Nastya, algo tão grave que mudou completamente quem ela era, ou como ela diz, que a matou. Para evitar que as pessoas dessa nova escola, ela adota um visual prostituta gótica (juro que não fui que inventei isso) que choca e afasta todos de perto dela. Esse é o novo começo para ela, um lugar onde ninguém sabe quem ela é, nem o que aconteceu com ela (inclusive a gente).

Três anos atrás, minha mãe teria dado um chilique, chorado, lamentado suas falhas como mãe ou possivelmente me trancado no quarto se me visse desse jeito na escola. Hoje, me olharia com ar de decepção mas perguntaria se isso me faz feliz, então eu concordaria com a cabeça e mentiria, e aí poderíamos fingir que isso não é um problema. Talvez as roupas nem fossem a pior parte. Acho que ela se importaria muito mais com a maquiagem do que com o uniforme de prostituta.

Nastya é realmente uma garota complicada e cheia de segredos. Ela se envolve em mentiras para que ninguém seja capaz de descobrir a verdade sobre ela. Ela não liga para o que pensem dela, desde que não façam perguntas.
Mas ela não é a única complicada nesse livro. Nós também temos o Josh (pausa para suspiro). Assim como Nastya, Josh tem um segredo, ao menos é um segredo para nós, caros leitores. Josh estuda no colégio que Nastya entrou e todo mundo na cidade o conhece e conhece também a sua história. E tem alguma coisa na história dele que faz com que todos o evitem. Josh e Nastya tem outra coisa em comum, ele também quer distância das pessoas. Dois completos antissociais problemáticos.

10:45. Hora do almoço. Por mim, iria direto para a oficina. Acho um saco comer tão cedo. Vou até o pátio e garanto o meu lugar no banco mais distante, o mesmo no qual me sentei nos últimos dois anos. Ninguém me incomoda porque é mais fácil fingir que eu não existo. Eu preferiria passar meia hora varrendo serragem do que ficar sentado aqui, mas ainda não há serragem para varrer.

E é claro que se considerarmos que os dois estão evitando todos os outros alunos, obviamente eles estariam chamando a atenção um do outro. Nastya rapidamente percebe o garoto que todos evitam e Josh percebe a garota que usa roupas minúsculas e pretas e anda toda maquiada. A típica situação de garoto encontra garota e vice-versa. Ambos por sinal ficam felizes por finalmente existir alguém que não conheça o passado deles e que não formem uma imagem pré-estabelecida sobre os mesmos. 

Ainda tenho que passar por mais dois bancos para chegar até o portão duplo, e é o da esquerda que chama a minha atenção. Só tem um garoto sentado nele, bem no meio. Poderia não parecer estranho se todos os outros bancos - aliás, todos os lugares em que alguém pudesse apoiar o traseiro - não estivessem ocupados. Mas não há ninguém naquele banco além dele. Olhando com mais atenção, percebo que não há ninguém nem sequer nas imediações. É como se houvesse um campo de força invisível ao redor daquele espaço e ele fosse o único lá dentro.

A estória do livro flui naturalmente, virar as páginas foi tão automático quanto respirar. Todo esse mistério sobre o que aconteceu no passado de ambos te prende. Você vai juntando as peças do quebra-cabeça que é o passado do Josh junto com a Nastya e o quebra-cabeça da Nastya junto com o Josh. Os personagens são complexos e não me refiro a somente aos dois principais. Todos os personagens são complexos, são humanos. A autora vai além dos típicos estereótipos do high school. É encantador ler página a página o romance surgindo entre eles, tão timidamente. Então você não consegue parar, você sempre pensa "só mais um capítulo" e quando vai ver um capítulo na verdade foram dez ou mais ou o livro todo.

Mesmo assim, é muito bom olhar para ele. Braços bonitos. Não são braços de marombeiro babaca, mas de trabalhador. Eu o vi no primeiro dia na oficina de carpintaria, só por um segundo, mas ele saiu e nunca mais voltou. Agora, o único momento em que o vejo é na hora do almoço. Aqueles míseros segundos que eu passo atravessando o pátio se tornam a parte mais interessante do meu dia. Se eu for sincera comigo mesma, esse precioso tempo é a única razão pela qual ainda atravesso esta droga todo dia.

E não é só de romance que sobrevive esse livro, porque também existe a amizade, e da boas, daquelas que você deseja para você. Outra coisa que me agradou muito foram os diálogos bem construídos, com o toque certo entre drama, humor e romance, com frases inesquecíveis. Então vamos ver o que amei no livro: personagens bem estruturados e complexos (e problemáticos, amo esse tipo de personagens), diálogos, ritmo empolgante, Josh (ops, acho que ele já se encaixava em personagens…), romance diferente do tradicional água com açúcar cheio de clichês. O livro me encantou do início ao fim, até literalmente a última frase.

Em relação ao livro em si, ele tem uma capa linda e tem  as páginas amareladas que eu e os meus olhos tanto amamos, além da fonte no tamanho certo. Mais um excelente trabalho da Arqueiro.

Para resumir tudo, só me resta dizer que devorei o livro em dois dias, quando não o estava lendo eu estava pensando nele. E quando terminei de ler, fui correndo no google para pesquisar mais sobre a autora e fui procurá-la no facebook. Sem dúvidas merece 5 estrelas e vaga na minha lista de favoritos. E para finalizar devo dizer que todos deveriam ler esse livro, principalmente as minhas amigas que vão ter de me aturar falando sobre ele durante muuuuitooo tempo… Ressaca literária garantida, já estou com saudades dele e espero que vire filme!

Ele não me deu algo para me sentar. Ele me deu um lugar.

PS: Eu cortei parte da sinopse oficial do livro porque nela constava o segredo do Josh. Eu li o livro sem ter lido a sinopse e amei o fato de não saber o segredo do Josh logo de cara. Eu teria ficado muito irritada se tivesse lido porque odeio spoiler. Então, se você gosta de spoiler, basta ler a sinopse oficial.

ATUALIZAÇÃO

Consegui!!!! Mar da Tranquilidade é o livro do mês do Clube do Livro Delírios! Todas as minhas amigas irão ler o livro! Missão dada é missão cumprida!

Classificação


Sobre a autora

Katja Millay cresceu na Flórida e se graduou no curso de Produção para Cinema e TV na Tisch School of the Arts, em Nova York. Ela trabalhou como produtora e professora de Roteiro e Cinema. Atualmente mora na Flórida com sua família. Mar da Tranquilidade é o seu primeiro livro e foi eleito um dos melhores títulos de ficção de 2013 pelo School Library Journal.


12 comentários:

  1. paty que delícia de resenha e quanta empolgação hein? (principalmente com josh, compreensível isso rs). fiquei com vontade de me jogar nessa aventura ou seria nessa experiência adolescente? não sei, YAS sempre me deixam assim, eu os evito, mas logo logo estou querendo mais do mesmo. vício de ex-professor tentando voltar ao seu universo. vlw a dica, quentíssima. ótimas palavras para um livro que promete. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Rodolfo, você vai amar! E não adiantar tentar fugir deles, não tem como ficar muito tempo sem ler esse gênero!
      Bjs!

      Excluir
  2. Oi Paty, que resenha maravilhosa.
    A gente consegue perceber o quanto o livro mexeu com você, o quanto você se conectou a ele, e isto é muito bom quando acontece.
    Eu acabei não pedindo ele para resenha e depois de ler a sua, me arrependo... Mas vu tentar comprar para poder conferir esta história que me parece ser linda.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra compra compra!!! Quando um livro é tão bom quanto esse, você quer que o mundo inteiro leia! Eu tenho certeza que você irá amar!
      Bjs.

      Excluir
  3. Vc me.convenceu ... começo a leitura na segunda feira. Amei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou dizendo que vai amaaaaar…. depois você vai me agradecer!

      Excluir
  4. Paty tua resenha , dez, gostei muito de Mar de tempestade, queri ler o livro todo p/ poder saber porque Nastya ñ fala, quais são seus segredos, e Josh tbm é estranho mas os dois começam a se aproximar, parece q vc Paty ia nos dar mas uma dica, só nos deixou c/ água na boca, amaria ler este livro.

    ResponderExcluir
  5. Eu já estava babando pelo livro antes mesmo de ser publicado, achei a sinopse a minha cara e vindo da Arqueiro sabia que seria algo que balançaria o leitor. Após finalizar a leitura de sua resenha, tive a certeza do que estava falando. EU QUERO DESESPERADAMENTE ESSE LIVRO!!!
    Parabéns amore, perfeita resenha!

    AINDA QUERO DESESPERADAMENTE O LIVRO!!!

    Bjos
    Ni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita que o livro está entrando em promoção direto. Garantia de dinheiro bem gasto.
      bjs.

      Excluir
  6. Hoje posso dizer que entendo o motivo de toda sua empolgação, finalizo ele hoje e meu coração ta tão apertadinho. Amei o fato de vc ter escolhido esse livro para lermos no Clube do Livro.
    Sua resenha está divina!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Pati, li sua resenha só agora. Mas antes tarde do que nunca. =)
    Linda sua resenha! Amei!
    E eu amei ter lido O Mar da Tranquilidade também. Livro perfeito, com ótima sincronia dos personagens com o leitor. Estória envolvente e estimulante. Não consegui largar o livro antes de ler a última página.
    Beijos
    Pri Paiva. =)

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor