terça-feira, 21 de outubro de 2014

Resenha - Leila Krüeger - Reencontro

Leila Krüeger - Reencontro


Sinopse: "Está bem no fundo. Não se pode alcançar... aos poucos, vai roubando o ar.” Ana Luiza vai perdendo seu fôlego: o fim de (mais) um grande amor, um pai distante, uma mãe fútil, uma amizade complexa e "pessoas que sempre vão embora". Com suas músicas de rock, seus livros e seus cigarros, Ana Luiza vê sua vida desmoronar. "O amor é uma ferida”, ela sentencia. Mas a “garota de olhar longínquo” tem um encontro inesperado com um alguém aparentemente muito diferente dela: os “olhos imensos”, que tudo veem... Presa em seu próprio mundo e rendida ao álcool e às drogas, Ana Luiza tenta fugir. Principalmente do temido amor, que tanto a feriu... Como encontrar, ou reencontrar o próprio destino? Até onde o amor pode ir, até quando pode esperar? O que há além das baladas de rock e dos poemas românticos? Poderá o amor salvar alguém de sua própria escuridão? Às vezes, é necessário perder quase tudo para reencontrar... e finalmente poder amar. 


Resenha 

Ana Luiza é uma jovem que depressiva que entrou no mundo das drogas e não consegue reconhecer que está entrando em um caminho sem volta, está sempre remoendo seus dois amores perdidos e não se permite encontrar um grande amor novamente.

Seus únicos companheiros são seu cachorro e Nana que é sua melhor amiga, até que um aluno novo da faculdade começa a se aproximar dela, mas eles acabam virando amigos, pois Ana não deixa ninguém se aproximar de seu coração. Para afastar Rafa ela começa a se envolver com um rapaz rico e traficante de drogas e cada vez mais começa a se afundar nas drogas, que misturado a sua depressão será como uma bomba prestes a explodir.
"A dor no fim é sempre nossa. Ninguém consegue sentir. Não dá para dividir. No máximo aliviar um pouco... A dor é a coisa mais egoísta do mundo."

Com o cenário de fundo a maravilhosa cidade de Porto Alegre, que já tive o prazer de conhecer, consegui reviver os cenários maravilhosos, o leitor irá entrar a fundo na vida de Ana Luiza, mesmo com a narrativa em terceira pessoa a autora conseguiu ser muito profunda representando os sentimentos de Ana Luiza.

Ana Luiza tem beleza e tem uma situação financeira boa, mas falta amor, ela se sente rejeita pelo pai e a mãe não é amorosa, teve suas decepções amorosas e no meio da leitura acontece uma fato que cortou meu coração e que faz com que Ana se entregue a depressão e ao mundo das drogas a tal ponto que faz ela mais uma vez perder a vontade de viver.


"Nada vale uma vida. Nenhuma dor vale uma vida."


Gostei muito da leitura mesmo tendo detestado a protagonista no início, depois consegui compreendê-la melhor. A escrita da autora é deliciosa, o livro é recheado de poesias e trechos de músicas no inicio de cada capítulo, o que deixa a leitura muito mais gostosa apesar de ser uma leitura triste e pesada por entrar no mundo das drogas. A narrativa é recheada de sotaque e gírias sulistas, eu particularmente adorei, pois sou apaixonada pelo sul do país.

Minha única ressalva é que o livro poderia ter sido um pouco mais resumido, algumas vezes ficou um pouco cansativo nas suas 500 páginas, mesmo com a narrativa fluída. Um livro que faz você pensar o quanto vemos tantas pessoas sendo atingidas por essa doença chamada depressão e o quanto devemos tomar cuidado para não deixarmos ela nos atingir. Recomendo a leitura.


Classificação

Sobre a autora

Leila Krüger nasceu em Ijuí, a noroeste do Rio Grande do Sul. É romancista, poetisa e contista. Tem poemas e contos publicados em jornais e revistas. Lançou Reencontro, seu primeiro romance, em novembro – 2011, pela Ed. Novo Século – SP. Classificou-se em quarto lugar no XXXIII Concurso Internacional Literário, nas categorias Poesia e Conto, que foram publicados na coletânea Amanhã, Outro Dia, pelas Edições AG, em 2011. Também foi selecionada para a antologia Tempo de Tudo: Contos, da Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2011. Lançou seu primeiro livro de poemas, A Queda da Bastilha, em 2 de novembro de 2012 na Feira do Livro de Porto Alegre - RS, pela Confraria do Vento - Rio. Participou da antologia Espelho da Alma, pela GD, lançada em novembro de 2012.



5 comentários:

  1. Interessante, me lembrou um pouco Christiane F.
    Fiquei interessada, apesar de não gostar muito quando um livro fica carregado de gírias regionais, não importa de qual região.
    Parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani, tive o prazer de ler este livro há uns anos atrás e adorei a leitura. Não achei-a cansativa. Sou encantada com a capa, e é um livro que pretendo ler novamente.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi... realmente adoro essa capa também. Legal que já leu e gostou tanto. Bjs

      Excluir
  3. Amei a capa e o enredo parece mara, pretendo ler!
    Parabéns pela resenha, bjinhos!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro me tocou de maneira intensa, principalmente por algumas situações que a protagonista passa. Concordo com você que o livro poderia ser mais enxuto, mas isso não causou grande impacto, pois Leila conseguiu me prender com a história de Ana Luiza.
    Beijos
    Nica
    http://www.draftsdanica.com.br/

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor