sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Resenha: Fortaleza Negra - de Kel Costa


Fui surpreendida ao chegar em casa e deparar com um embrulho da parceira do blog Editora Jangada,  um kit lindo envolto em uma caixa personalizada dentro contia com livro, marcadores e uma aventura de tirar o fôlego.

Fortaleza Negra
Trilogia Fortaleza Negra - Livro 01
Kel Costa
Editora Jangada

Sinopse: De uma inóspita região da antiga União Soviética, vampiros, até então considerados criaturas lendárias, surgem inesperadamente e põem fim à Guerra Fria em 1985. Usando seu poder mental extraordinário e sua força sobre-humana, os Mestres da Realeza Vampírica exigem a rendição dos líderes mundiais e se autoproclamam senhores absolutos do planeta. 


Anos depois, vivendo num mundo de relativa paz entre humanos e vampiros, Aleksandra Baker, uma garota de 17 anos, se ressente por não ter a mesma liberdade que os jovens do passado. Agora, além de viver sob o jugo dos vampiros, Sasha, como é chamada por todos, está apavorada com uma nova ameaça, a invasão de predadores letais: os mitológicos! 



Em 2013, diante dos terríveis ataques de centauros e minotauros, a família Baker não vê outra saída a não ser se mudar para a Rússia e morar entre os muros do único lugar onde é possível viver livre dos seus ataques: a impenetrável Fortaleza Negra, reduto da Realeza Vampírica. 


Mas a ideia de se mudar para a Fortaleza não agrada Sasha. Ela não gosta de vampiros e para o seu desespero, Helena, sua melhor amiga, vai ficar para trás, correndo perigo constante. O que a adolescente ruiva não esperava era que os Mestres da Realeza Vampírica fossem tão fascinantes. Principalmente Mestre Mikhail, que parece ter uma implicância gratuita com a garota e sempre a deixa nervosa com seu jeito arrogante e autoritário.

Dividida entre viver uma vida trivial ao lado dos novos colegas de escola ou se envolver num mundo cheio de segredos, jogos de poder, sedução e protocolos da Realeza, Sasha ainda precisará encontrar uma forma de levar Helena para a Rússia e se manter a salvo dos mitológicos que rondam a Fortaleza. 

A única esperança são as pesquisas do seu pai, um biólogo que estuda uma forma de extinguir de vez essas criaturas. Para isso ele conta com a ajuda de Blake, um prodígio adolescente, que balançará o coração de Sasha. Mas a jovem talvez já esteja envolvida demais com a obscuridade de Mestre Mikhail... 

RESENHA:

O que escrever quando um livro te pega de surpresa pelo pé e te arrebata de forma esplendorosa?

Quando iniciei a leitura de Fortaleza Negra, tinha certeza de que possuía em minhas mãos um épico da literatura fantástica. A Torre e o minotauro na capa me passou essa impressão e ao ler a breve sinopse, percebi que existia um “algo” mais, um enigma a ser decifrado, era um desafio e foi uma grande surpresa.

Fui surpreendida por uma história inovadora, com seres já conhecidos por leitores de todo o mundo, Vampiros, guerreiros, seres místicos, no entanto, foram apresentados de forma diferente e inesperada.
Nós humanos deixamos de ser regidos por governantes de nossa espécie. Após tantos anos vivendo no anonimato entre humanos, cinco vampiros originais titulados por “Mestres” resolveram colocar ordem na casa, pra ser mais exata no planeta, que foi transformado num caos criado por nós mesmos, com guerras, destruição da natureza, desordem, etc. E de certa forma deu certo, após dominar a terra, vampiros e humanos passaram a viver civilizadamente na mesma terra, desde que ambos cumprissem os tratados de paz, então a harmonia e preservação de nossa espécie estaria garantida. Os humanos deveriam apenas esforçassem para obedecê-los e respeitá-los a fim de manter a paz mundial jamais conquistada por nossos antigos governantes. E assim se fez.

Os “Mestres” construíram para si uma morada na Russia, chamada Fortaleza, onde apenas vampiros e humanos “especiais” selecionados pelos novos regentes, viveriam na metrópole em torno da torre principal, lar dos mestres, protegidos por enormes muralhas em torno de toda a cidade.
Do outro lado da muralha, em cidades vizinhas e países distantes, a situação era diferente. Seres místicos chamados Mitológicos, - regidos por Centauros e seu exército de Minotauros - queriam não só acabar com a paz, mas com a vida humana no planeta, seus objetivos eram desconhecidos, sabendo-se apenas que a fonte de alimentação dos vampiros poderia ser exterminadas da face da terra se não tomassem alguma providencia. Os humanos estavam em pânico, pois as investidas desses seres eram cada vez maior e as baixas tornaram-se incontáveis.
Foi nesse impasse que conhecemos a nossa protagonista Aleksandra Baker, uma jovem de 17 anos que fora obrigada deixar sua vida nos EUA pra trás, para viver na grande Fortaleza junto com seus pais e irmão mais novo. Sr. Johnathan Baker um renomado cientista, descobridor de uma certa fórmula para exterminar os Mitológicos chamou a atenção dos “mestres” que o queria por perto para dar continuidade nas pesquisas em segurança. Foi assim que a família Baker conseguiu o passe para viver na Grande Fortaleza Negra, livrado-se do perigo iminente. 

Sasha e sua família viajaram para Russia onde viveria o resto de seus dias sob os cuidados dos 5 mestres e seu exército de vampiros. Aliás, ninguém jamais vira a face dos originais, viviam no anonimato e não se permitiam serem vistos por humanos. Mas, a presença da família Baker na Fortaleza mudaria a rotina de todos,  regras seriam quebradas e suas histórias seriam reescritas.

Sasha ficaria cara-a-cara com os originais e viveria uma nova intensa vida, cheia de desafios e riscos das quais jamais imaginara passar um dia. Estava ela predestinada a viver tal aventura?
Impressões: 

Uma vez, aqui na internet, declarei meu amor por dois vampiros de livros diferentes: Damon (Diários do Vampiros) e Dr. Richard (Adeus a Humanidade), aprecio a masculinidade, um homem de decisões conflituosas à sua natureza, gosto do mal lutando para se manter mal e sendo consumido pelo bem, enfim, sou adepta aos bad-men. Não que Dr. Richard seja um bad, mas, ele é "O" vampiro. Encontrei mais um amor e formou-se o trio de deliciosos vampiros, Mikhail é o mais novo do grupo! 
O que é isso gente, me tornei uma monstra, uma ninfomaníaca quarentona? Rsrsrs

Pense em um homem másculo e sexy, pense nele dotado de super poderes e “poder”, um homem respeitável, temido, destemido, sério por fora e irônico por dentro, lindo, MUITO lindo, o perfeito mesclando-se na imperfeição de sua própria natureza, e uma pitada de “algo mais”. Misture tudo e nasceu Mikhail. Hoje posso declarar o meu amor incondicional pelo ma-ra-vi-lho-so Vampirão, seu jeito sombrio, sua indiferença e virilidade é o que detona o coração de uma mulher. 
Por ser um original, passou séculos vagando na terra ao lado de seus irmãos, Klaus, Nadia, Nikolai e Vladimir, assistindo a evolução do homem, acompanhando as mudanças do planeta e a transformação das pessoas a cada geração, sem nunca se misturar ou envolver-se emocionalmente com humanos. Seus únicos contatos eram apenas para alimentar-se de sangue humano e satisfazer-se nos prazeres carnais.

Até que conheceu a atrevida e corajosa Aleksandra Baker, uma jovem audaciosa e inteligente. Muitas vezes movida pela emoção comete alguns deslises que a deixa em situações embaraçosas e até perigosas, tinha como hábito quebrar regras com sua língua afiada, perdia a compostura diante de seus superiores quando os olhava nos olhos e falava o que pensava. Não tinha medo, mas ponderava suas atitudes por respeito aos mais fortes, (Vampiros SEMPRE serão mais fortes que humanos, vamos ser corajosos e não burros de enfrentá-los) fato esse que atrai a curiosidade de Mikhail e a repulsa de alguns outros mestres. Eu adorei Sasha, irreverente, diferente, guerreira, tem princípios, sabe jogar e só se mete em encrencas!! Sasha é uma moça de sorte e tem sete vidas, o que ela passa durante todo o livro, foi fruto de aulas com o policial John McClane (Bruce Willis) de Duro de Matar.

O casal tem aquele recheio que completa o rocambole, ou seja, tem MUITA química. São maravilhosos juntos, o leitor viverá intensas emoções com eles. O romance é quente e avassalador para uma virgem, descobrir o amor da forma mais caliente que se pode existir é sem dúvida tirar a grande sorte. Ela tinha que ficar caidinha pelo vampirão, o cara sabe o que faz. Por sua vez Sasha é aquele tipo de garota que sabe o que quer e tem opinião própria, do tipo que se mete em encrencas com classe. (Como diz Simba: Hahaha, eu rio na cara do perigo!) Não tem como negar, esse casal é perfeito, poderia enumerar infinitas coisas que me fizeram amar Sasha e Mikhail, ainda assim  eles me surpreenderiam com mais um novo rol de qualidades.

Outro personagem que eu me simpatizei demais, foi Kurt o amigo gay de Sasha. Não pude evitar, mas tive que compará-lo com o Kurt Hummel na série Glee, usei-o como referencia para solidifica-lo no personagem do  livro, que também se chama Kurt é gay!! Isso me fez amar ainda mais esse personagem e torci até o fim do primeiro volume para que ele realizasse seu "grande" sonho, preciso que ele seja feliz e preciso ver o "tal" se desdobrando e entregando-se a um amor nada convencional. (Seria mais uma quebra de regras?) *_*

Não falarei de cada Mestre, ou irei me prolongar e acho que cada um deverá se simpatizar, ou não, pelo mestre de seu agrado. Assim como não entrarei em detalhes técnicos, pois nesse quesito, o livro está com a pontuação 10, parabéns para a Editora Jangada. 
Mas, posso resumir que os vampiros desse livro são diferentes dos já apresentados em outros livros, são sombrios, desprovidos de sentimentos, o que torna tudo mais emocionante quando pela primeira vez sentem algo "estranho" por alguns humanos. Um original que nunca foi gentil com seu alimento, sempre teve sua vontade em primeiro plano e menosprezava a nossa espécie. E vê-los desconcertados ao tratar melhor uma pessoa, nos faz querer dar piruetas! Após o tratado de paz, todos os vampiros passaram se alimentar através de bancos de sangue, o leitor ficará boquiaberto ao descobrir como os Originais se alimentam. (só pra deixá-los curiosos kkk).

Ok meninos, sei que falei DEMAIS de Mikhail. Poxa, Eu fiquei hipnotizada! Vocês poderão dar as forras babando nas gatas Sasha e Nádia. Fiquem tranquilos. ;) 

O livro é TODO adrenalina, digno de um filme arrasa quarteirão em 3D e com direito a fã clube e gritinhos estéricos  pelos protagonistas. Estou MUITO ansiosa pra ler a continuação, a autora anda torturando seus leitores nas redes sociais ao colocar alguns trechinhos do novo livro que ainda está escrevendo. Bad Girl!!!

Aconselho e indico que todos mergulhe nessa aventura, deixem-se enfeitiçar pelos mestres e entreguem-se a eles sem restrições (mas, repeite algumas regras) e medo. 
Bem vindos a Fortaleza Negra e Boa Leitura.

Tema musical que escolhi para o livro, principalmente  para as últimas 50 páginas



14 comentários:

  1. Eu adorei a sua resenha e agora quero desesperadamente esse livro.
    Eu sempre me apaixono por vampiros malvados e másculos, vampiros em geral são minhas criaturas preferidas, esse livro parece ser um daqueles de tirar o fôlego e eu nunca sequer tinha ouvido falar nele, agora que preciso dele urgente!

    http://www.estandybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima oportunidade de conhecer um MEGA vampiro, ai ai...
      Leeeeer e depois me conta o que achou.

      bjo

      Excluir
  2. PARABÉNS PELA RESENHA, AMEI, MAS AGORA ESTOU COM MUITA VONTADE DE LER "FORTALEZA NEGRA ", POIS FALA EM VAMPIROS E PERSONAGENS MITOLÓGICOS, AMO ESTE TIPO DE LEITURA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma bela e arriscada mistura, deu certo! A autora estava muito inspirada e criou algo novo jamais visto em livros.
      Você vai gostar!

      bjos

      Excluir
  3. Respostas
    1. Ler sim Dany. É bem diferente dos outros livros vampirescos.
      Adorei!

      bjos

      Excluir
  4. Oi Nizete, estou louca por este livro, e pelo que pude ver vai ser mesmo uma ótima leitura. Fiquei curiosa para conhecer este vampiro que conquistou seu coração.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irá conquistar o seu também, mas... devo alerta-la que vai arrumar briga comigo! Hahahaha

      bjos

      Excluir
  5. Livro espetacular, casal perfeito e agradeço a uma amiga blogera por ter me indicado, eu nao ia ler o livro porque pensei que fosse mais um sobrenatural YA repetitivo, mas nao é nada disso, é único, apaixonante e viciante, Sasha e Mikhail tem muita química, é tipo Cat e Bones de Night Huntress, a química é palpável ;)

    Bjs,

    Pati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh!!! Você caiu na armadilha da Kel!
      Esto mesmo apaixonada por Mikhail e torcendo pela Sasha!

      Vamos nos desesperar até o lançamento do próximo volume.
      bjos

      Excluir
  6. quando tive contato com a primeira resenha deste livro eu pirei... sou daqueles q não se cansa de ler livros sobre vampiros, então vivo caçando mais e mais. é lógico, aqueles que não sejam meros pastiches e não me importo se eles brilham no sol ou não, pra mim o que vale é uma boa história bem contada. então ao ler a sinopse deste livro pintou aquele frisson... putz... mitológicos? vampiros x centauros e minotauros!!! deve ser uma aventura de arrebentar. então já queria muito. depois de sua resenha, detalhada, belíssima, completa... passo a ter necessidade! sensacional!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Rodolfo, uma loucura eletrizante e única!
      Desejo muito que você o leia e depois me conta o que achou.

      bjos

      Excluir
  7. Só uma coisa a dizer, é a minha cara! Preciso desse livro!

    ResponderExcluir
  8. É a sua cara e de mais de 10000000000 de leitores. Tem tudo em um só livro. Ação, aventura, drama, romance, calor, MUITO calor, terror, suspense e bastante adrenalina!

    Bjos

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor