sábado, 6 de setembro de 2014

Resenha: Tigana - A Voz da Vingança -de Guy Gavriel Kay

Tigana
A voz da vingança – Livro dois
Autor: Guy Gavriel Kay
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 326

Sinopse: Numa tentativa de recuperar Tigana, sua terra natal amaldiçoada, o Príncipe Alessan e seus companheiros põem em prática um plano perigoso para unir a Península da Palma contra os reis despótivos Brandin de Ygrath e Alberico de Barbadior. Brandin é maquiavélico e arrogante, mas encontrou em Dianora alguém à sua altura e está hipnotizado por sua beleza e seu charme. Alberico está cada vez mais consumido pela ambição, cego a todas as ciladas a seu redor. Enquanto isso, o grupo de heróis viaja pela Península em busca de alianças que podem virar a batalha a seu favor. Alessan está mais dividido do que nunca, Devin já não é o rapaz ingênuo que era antes, Catriana apenas deseja redenção e Baerd descobre um novo tipo de magia. Conseguirá Tigana vingar a memória de seus mortos? Ninguém pode prever as perdas que sofrerão nem que fim terá esse embate. Sacríficios serão feitos, segredos antigos serão revelados e, para que alguns vençam, outros terão obrigatoriamente que cair.

Resenha:

E aí, pessoal? Tudo bem? Então... essa é a resenha do segundo e último livro da série Tigana (o primeiro livro já resenhado aqui). Para quem não leu o primeiro livro ainda, tudo bem, não darei muitos spoilers comprometedores.

Então vamos lá! No primeiro livro nós conhecemos os personagens e a história que envolve esse mundo fantástico dividido por regiões e regido por tiranos possuidores de grande magia. Lembram que o Brandin, o rei todo poderoso, tinha lançado uma maldição para vingar seu filho morto em Tigana? Ele apagou essa terra da memória de todos. No primeiro livro nós conhecemos os filhos dessa terra esquecida que agora buscam trazê-la de volta. E para isso nós acompanhamos a atmosfera de traições, romances e armações que foram se formando até nos deixar curiosos para adquirir a continuação.

Nesse segundo livro finalmente tudo se desenvolve de verdade. Nós reencontramos Baerd, o irmão da Dianora, que descobre um segredo sobre sua própria identidade. Quem diria que ele também possuísse um dom secreto? Diferente da magia dos grandes magos da Palma, Baerd e alguns poucos outros homens e mulheres podem se deslocar para planos diferentes da realidade. E é assim que ele encontra a bela Elena e seus amigos e os ajuda a enfrentar um exercito das sombras.

Mais uma grande trama se forma nas províncias, cada um atrás de suas ambições, e tudo começa a se encaixar nos planos de Alessan, príncipe da esquecida Tigana, para que a guerra ecloda.

No entanto, algo inimaginável para os que lutam em nome da terra perdida acontece, Dianora não consegue mais esconder o amor que sente pelo maior inimigo do seu povo, o rei Brandin. E, embora ela tenha se infiltrado como escrava no harém real com o intuito de matá-lo quando tivesse chances, ela acaba salvando a vida desse homem. Daí em diante o amor entre os dois se torna mais forte do que nunca, mas um ato de sacrifício é exigido pelos deuses para que a guerra não aconteça e a Palma se unifique.

Batalhas, mistério, aventura e a perda de alguns personagens que se tornaram queridos vão mexer com as suas emoções nesse livro fantástico.

Impressões:

Para ser sincero eu me surpreendi ao perceber que esse era o fim da história. Eu estava esperando que fossem três livros e isso me deixou muito triste. O final de todos os personagens foi digno, no entanto pessoalmente não me agradou um único detalhe que não posso contar, pois se trata de um spoiler imperdoável. Mas leiam e, por favor, depois me digam o que acharam!

O trabalho do livro físico é espetacular, realmente você vê que foi esculpido nos mínimos detalhes. A capa é belíssima, com a imagem da Dianora, que chamou a atenção de todos que me viram lendo o livro e pediram pra ver mais de perto. A escrita é impecável, criação dos personagens, impressão, tudo. Exceto pelos mapas, que dessa vez vieram em preto e branco, a editora está de parabéns. Mas também não é lá tão importante, porque no primeiro livro eles já vieram coloridos.

Eu não tenho como apontar um ponto negativo nesse livro, algumas partes pra mim a leitura foi mais demorada, mas é porque eu me apeguei a uma personagem e o resto pra mim começou a parecer um pano de fundo da história dela. Na verdade o único ponto que eu não gostei foi o fim que restou uma única ponta solta na história, para poder ter sido considerado perfeito.

Mas no todo vale muito a pena e eu indico a todos aqueles que são fãs de livros de aventura medieval como Game of thrones, por exemplo.


2 comentários:

  1. Bom, na resenha do primeiro livro, fiquei curiosa com o desenrolar da historia, o destino dos personagens, já nesse segundo, algo me diz que irei realmente gostar e como você, me surpreender com o desfecho, Só lendo né?
    Bela resenha!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Cara, o livro parece ser massa!
    Sinto um certo alívio por saber que a série terminou no segundo livro. Acho que quando se arrasta demais perde o foco.
    Gostei da resenha.

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor