quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Resenha: O Entregador de Bonecos - de Denis Lenzi


Aaaaaahhhh como estou vibrando de alegria!!

O coração está radiante de felicidade e cheio de amor, claro que depois de ler O ENTREGADOR DE BONECOS de Denis Lenzi, mais uma janela se abriu na redoma que me escondo, o mundo se transformou, passei a enxerga-lo de outro ponto de vista, com mais esperança de paz.


O Entregador de Bonecos

Denis Lenzi

Sinopse: Chegou a hora de acreditar em mim, quer você goste ou não. E, quando tudo acontecer, não sinta medo. O que irá ver é real, e não fruto de sua imaginação. "Eles" querem que você os leve para as crianças. Saberá onde encontrá-las. Os bonecos vão lhe mostrar. Confie neles. São seus amigos. Criei-os com todo amor, muito mais do que você pode imaginar. Se os bonecos pedirem sua ajuda, não recuse. Compartilhe-a com eles." Depois do estranho pedido feito por sua avó, pouco antes de morrer, David Forlin, agora sozinho no mundo, se vê diante de uma importante missão. Custasse o que custasse, cumpriria a promessa feita à avó: entregar os cinco últimos bonecos criados por ela às crianças eleitas, que viviam em diferentes estados da América do Norte. Nesta longa e obscura jornada de David, sempre acompanhado pelas lembranças de sua vida e de seu grande amor, ele tem a oportunidade de, na breve convivência com cada uma das crianças escolhidas para receber os bonecos, emocionar-se com elas e aconselhá-las, chamando sua atenção para os verdadeiros valores humanos e para o poder do amor, da fé, da esperança e do sonho. Uma verdadeira lição de vida. 

Resenha:

Foi como um imã me atraindo para perto dele, estava escrito que àquele livro seria meu, eu leria e anunciaria o grande espetáculo literário que tinha nas mãos. E assim  se fez.

Conheci o autor Denis Lenzi através do Facebook, estava eu enamorando seu livro "O Entregador de Bonecos" publicado inicialmente pela editora Literata. E com muita a simpatia ele respondia as inúmeras perguntas que fazia sobre sua obra e ao saber do meu interesse de ler e resenhar seu livro, logo quis me presentear com um exemplar, para que eu lesse e desse as minhas impressões.
Pena que não fiz isso antes. É um livro mágico, com uma história mágica, com personagens cativantes, que tocaram minha alma.
O Livro se inicia apresentando-nos David, um rapaz de trinta e poucos anos em uma crise amorosa com sua ex-namorada do qual nutria um amor único e verdadeiro.  Quando criança, aos 14 anos, David perdera seus pais em um trágico acidente e passando a viver com sua avó materna, D. Elena, uma senhora bondosa e sorridente, com o hábito de costurar bonecos especiais, feitos de pano e muito amor, para presenteá-los à crianças que ela dizia serem igualmente especiais. David não entendia porque ela se dava ao trabalho de costurar bonecos para se desfazer deles entregando a estranhos, mas ainda assim, admirava a atitude da boa senhora e respeitava isso. Mas, achava estranho o fato de ela passar o tempo todo conversando com os bonecos, que claro não emitia nenhum som em resposta, será que sua avó estava ficando esclerosada?

Em sua fase pós-adolescência, pós-rebeldias, pós-dor-de-cabeça ele conhece seu melhor e inseparável amigo Mike que o apoiou no decorrer de sua nova jornada, mas foi no auge de seus 20 anos na festa de comemoração da independência em um parque de diversões que conheceu e se encantou pela doce Mayra, a jovem que tornou a razão do seu viver, seu porto seguro, sua alegria e sua amada. David já imaginava seu futuro ao lado de sua Mayra, planejava tomá-la por esposa e vivia um romance arrebatador, quando algo aconteceu destruindo seus sonhos e trazendo a tona dor e desprezo pela amada.
“- Eu sei que dói. E dói porque você é bom. Conhece o amor de verdade, e esse amor foi ferido. A dor vai lhe trazer amadurecimento e, com o tempo, você irá esquecê-la e renovar seu coração. Transformar a dor em aprendizado. É isso que fazem os mais fortes.” – Página 230.

Em fase de isolamento e depressão, tentava esquecer sua ex a todo custo e mais uma vez David é pego pelo destino cruel, tendo que enfrentar mais uma perda. Sua avó, vem a falecer após uma nova tragédia na família, mas antes do ultimo suspiro, D. Elena lhe faz um estranho pedido. Pede a David que entregue os últimos cinco bonecos que fizera a crianças já minuciosamente escolhidas. Ele não se permitia negar um ultimo desejo de sua avó, sendo assim, mesmo contra a sua vontade segue viagem rumo as crianças especiais com cinco bonecos inacreditavelmente diferentes em sua mochila. 
"Muitas vezes esse verdadeiro amor só chega depois de travessias por caminhos tortuosos e sofridos. Quando os caminhos são fáceis demais, não nos tornamos maduros o suficiente para vivenciar um amor maior." – Página 230.
Caminhos tortuosos ele vai percorrer, "coisas" estranhas ele vai achar, amigos e inimigos ele vai encontrar e provas de resistência irá passar. David estaria sozinho e seguro nessa jornada?

Impressões: 

Possuo em minhas mãos a primeira edição do livro que foi publicado pela Editora Literata, capa belíssima, diagramação fantástica e fonte sob medida, para a ceguinha como eu, para pessoas com dificuldades de ler livros com minúsculas letrinhas, pois são bem grandinhas e ainda no papel creme!! Tem 273 páginas divididas em 36 capítulos curtinhos que ajudou devorar o livro, não cansou, nos dá a sensação de leveza e fluidez, aliás, achei brilhante as páginas pretas que a editora fez para marcar o início dos capítulos deu um toque misterioso no livro. Denis tem uma escrita impecável e de fácil entendimento. No resumo, o termo técnico do livro está fabuloso e ao encerrar, me deu uma vontade enooooorme de reiniciar a leitura e apreciar cada detalhe que possa ter me escapado.

A segunda edição publicada pela MODO Editorial, também possui uma capa impecável, digna de uma obra-prima, bom, devo informar que a capa foi criada pelo autor, então, parabéns Denis!!

Fiquei encantada com a história, foi muito comovente todo o processo de readaptação e aceitação de David, ele tornou-se uma rapaz triste e amargo para a vida, mas como já diz o ditado "Há males que vem para o bem", as tragédias que ele presenciou de certa forma lhe serviu para  amadurecer e aprender com as dificuldades. David não era um rapaz rabugento, apenas estava de olhos vendados para as coisas boas que a todo momento batia-lhe a porta, diversas vezes ele esteve tão mergulhado em seus próprios problemas que mal dava atenção nas soluções diante de seus olhos.

Precisou ir até o fundo do poço para se achar, bastou tirar a venda pra enxergar o milagre diante dele e só assim, passou a perceber que existiam pessoas em condições piores e que sobreviviam na esperança de dias melhores. A violência, fome, o desprezo, descaso, maus tratos, enfim, eram milhares de situações difíceis que as crianças encontradas por David viviam e bastou-lhes pequenos gestos, pequenas atitudes, minimas palavras para que  suas vidas tornassem mais agradáveis diante das dificuldades.
A parte sobrenatural do livro veio no momento certo, toda a escuridão foi ofuscada pela luz e seres do lado negro sentiam-se incomodados com o bem, fariam de tudo pra manter-se no breu e levar alguns com eles, tentariam arrastar tudo que fosse benigno para manter o caos na terra. Cabia a David resistir e manter-se forte para ajudar as vítimas do mal.

A mensagem de amor ao próximo que esse belo livro nos transmite é de arrepiar. De fato, o mal está em todo lugar, mas o bem se sobrepõem e prevalece se tivermos discernimento, sabedoria e bom coração. Ter boas atitudes nos faz se dignos e fortes. A recompensa é sempre a melhor parte, um sorriso, uma lágrima de alegria, um abraço, que vem para cura r todas as feridas da alma. E isso David irá aprender em sua jornada chamada vida.

Precisamos de mais livros assim, que nos preencha com sentimentos bons. Faça valer a pena cada página lida. Se você não conhecia "O Entregador de Bonecos", leia sem medo de arriscar, vai sentir-se muito bem após essa fantástica leitura!

Denis, foi uma honra ler sua obra, reverencio-te. Parabéns!

https://www.facebook.com/pages/O-Entregador-de-Bonecos/115337481914901

14 comentários:

  1. querida Ni, ainda estou sob o impacto de sua resenha. confesso que meus olhos se encheram de lágrimas. não assim tão "manteiga-derretida", mas me encantei de cara, sou emotivo sim. talvez isso tenha acontecido porque antes eu havia assistido a um vídeo de uma criança cantando ópera que também me emocionou (link: https://www.facebook.com/video.php?v=704962469585330), daí juntei os dois e o coração deu de pular rapidamente. é claro que corri e coloquei o livro em minha lista de prioridades prioritárias, com uma premissa dessas se fez necessário a pressa. lembrei-me de patch adams, não sei por quê, mas lembrei e foi como despertar de um sonho bom. quero este livro e fico feliz que você tenha resenhado, porque há resenhas legais e resenhas poéticas, as suas são duas em uma. bjos

    ResponderExcluir
  2. Nem conhecia esse livro ainda. Achei simplesmente divina a história. Se for tudo isso que fala realmente, vou ter que ler. Amei demais. É do jeitinho que mais gosto. Eletrizante. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A segunda edição será publicada ano que vem, te aviso quando isso acontecer. Vale a pena!!
      Obrigada por comentar!

      Excluir
  3. Uau! Querida amiga, que resenha fabulosa!
    Impossível não desejar este livro... Parabéns! beijos Alê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros bons me dão inspiração. rsrs
      Eu apreciei demais a leitura e toda a reflexão nela contida, te faz olhar o mundo com outros olhos.
      Obrigada pelo comentário!
      Ni

      Excluir
  4. Que bom que você gostou, eu não gostei muito.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que você não tenha apreciado a leitura. É o que difere de uma pessoa para outra, o gosto. Ainda bem que eu gostei!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. gostei muito da resenha, boa, adorei o livro , gostaria muito de le-lo p/ poder saber p/ quem David vai dar os bonecos e o que acontece realmente. parabéns p/ resenha e parabéns ao autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato pra saber terás que ler mesmo! rsrsrs
      Mas, vale a pena, passa-nos uma linda mensagem de amor e esperança.

      Bjão

      Excluir
  6. Oi Ni
    Que resenha mais bacana!
    Sempre tive curiosidade para saber mais sobre essa história, porque a primeira vez que eu vi a capa do livro [publicado pela Literata] achei que seria uma história interessante.
    Parabéns pela resenha


    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira ves que vi a capa da Literata, eu me peguei presa achando que fosse terror, não que ele não tenha o lado paranormal, ele tem em dose certa. Mas, ele também é um drama lindo que nos faz refletir em nossas atitudes.
      Vale a pena conferir.
      Obrigada pela visita.
      bjão

      Excluir
  7. Eu também morro de vontade de ler esse livro mas fico adiando, mas depois dessa resenha vou colocá-lo em prioridade.

    ResponderExcluir
  8. Que história linda!
    Olhando a capa da Literata eu apostaria que era livro de terror, mas a capa da Modo exprime tudo que você escreveu na resenha.
    Parabéns!
    Kazumi

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor