quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Resenha: Feérica - de Carolina Munhóz

Feérica
Carolina Munhóz
Fantasy - Casa da Palavra


Sinopse: Violet Lashian tem apenas um objetivo: ser famosa em seu mundo. Mas quem nunca se seduziu por esse pensamento? Ignorada pelas fadas de uma sociedade que preza a padronização, a jovem de cabelos roxos decide abandonar seu sofrimento em busca de um lugar entre as estrelas de Hollywood. Bastidores de reality shows. Festas badaladas. Encontros amorosos com jovens milionários. Entrevistas em rede mundial. Fama instantânea, dinheiro e poder. De repente, a feérica se vê cercada pela realidade com que sempre sonhou. Mas será que Violet é capaz de manter a pureza de sua raça mágica em um mundo corrompido pelo deslumbre material? E quais seriam as reais consequências de sua revelação para existência oculta de seu povo?

Resenha

Violet Lashian é como qualquer outra adolescente humana, ama moda, maquiagem, celebridades, etc., o único problema é que ela não é uma adolescente humana, Violet é uma fada. A sociedade das fadas valoriza a padronização e está sempre buscando a perfeição, e isso é tudo que Violet não é. Violet é original, cheia de criatividade e quer ser famosa e importante, ela quer ser uma pic-pop. Desde criança essa fadinha sempre foi apaixonada pela cultura pop humana (te entendo completamente Violet). Tanto que até mesmo compra roupas e maquiagem contrabandeada da dimensão dos humanos. 

- Além disso, Billy B e a incrível Milady Gagá são divos, entendeu? Criaturas celestiais jogadas na terra para brilhar em pó de pirlimpimpim! - completou a fada com cabelo violeta.
- Igual a Sininho?
Violet revirou os olhos.
- Eu já disse que não gosto dessa daí…
- Por que ela é famosa de verdade?
- Ela NÃO é famosa! invocou-se Violet. - Peter Pan é famoso! Essa outra é só uma sirigaita que se aproveitou da fama dele...

As outras fadas não conseguem compreender isso, afinal era para os humanos venerarem as fadas e não o contrário. Mas mesmo não sendo compreendida ela com certeza chama a atenção e não só por causa do cabelo roxo. E acaba que ela chama atenção da Queen Bitch Bee do colégio, Bree, sim elas existem também na dimensão das fadas, uma verdadeira praga interdimensional.
Bree então arma uma cilada para Violet e essa por medo de ser injustamente punida e também por ter sempre desejado, foge para a dimensão dos humanos.
E ela não vai para qualquer lugar não, ela vai parar justamente em Hollywood. Existe melhor lugar para uma fada que quer ser uma estrela? Mas ao chegar por aqui ela começa a perceber que ser famosa não é tão fácil assim…

O curioso era que, por mais que Violet fosse um ser considerado sobrenatural naquele plano, a aparência singular não era algo extravagante em uma cidade como aquela.

Mas depois de uma dica, Violet traça o seu plano infalível de ficar famosa. Ela irá se revelar para os humanos em um reality show musical, não tem como dar errado!
E ela faz a revelação e choca um planeta inteiro! De repente o vídeo de sua apresentação é o mais visto do youtube (foi mal Psy). Todos querem saber mais sobre a fada, de onde veio, por que veio. Ela veio para salvar os humanos? Veio para destruí-los? Mas Violet resume seu único objetivo de forma bem simples:

- Meu nome é Violet Lashian. Acho que para vocês eu teria uns 17 anos. E quero ser o próximo ídolo americano porque vocês estão acostumados a ver fadas realizarem os seus sonhos, e acho justo pela primeira vez realizarem o sonho de uma fada.

A partir de então a vida de Violet e do resto do mundo não será mais a mesma. Todo mundo, literalmente, quer saber mais sobre a fada mais famosa que existe (chupa essa Sininho), nem que todo mundo tenha de seguí-la 24 horas por dia… hum, isso está até parecendo reality show… então por que não? Então que entre no ar a primeira temporada de Feérica, o maior reality show de todos os tempos!
Agora todos poderão seguir Violet e ver como ela irá se comportar nesse novo mundo de fama, riqueza e conquistas amorosas.

Eu comprei esse livro na bienal do livro do Rio no ano passado (2013) e devido ao fato de eu ser uma compradora de livros compulsiva, eu acabei demorando esse tempo todo para lê-lo. Bem, o meu primeiro pensamento assim que comecei a ler foi "por que diabos eu demorei tanto tempo para ler esse livro?!". Eu simplesmente amei o livro, 5 estrelas! Ele é recheado de referências a cultura pop! Os títulos dos capítulos são frases retiradas dos seriados, e eu tenho o orgulho de dizer que consegui identificar a maioria! Comparando esse livro com os outros da Carol que eu já li (ainda não li O Reino), devo dizer que esse é o mais fluido dela. O ritmo dele é perfeito, você quer ler sem parar! Além das referências pops, eu amei também esse lado mais humorístico da escrita da Carol, que não aparecia tanto nos outros livros. Tem uma passagem que tenho de mostrar! Sem citar nomes, ela vai descrevendo diferentes livros, e eu tenho mais uma vez o orgulho de anunciar que eu já li todos esses livros!!! Admito que comecei a ler esse trecho com um sorriso no rosto, que foi ficando cada vez maior a cada livro descrito. 

(…) Lia sobre vampiros que brilhavam, lobos que se depilavam, bruxos que domesticavam corujas, elfos que falavam com anões, portais em guarda-roupas, seres humanos e sobrenaturais brigando por um mesmo trono, órfãos encontrando ovos de dragões, filhos de deuses gregos correndo atrás dos raios dos pais, sociedade de seres perfeitos, triângulos amorosos adolescentes em meio a reality shows mortais, mundos esféricos sustentados pelos ombros de quatro elefantes sobre o casco de uma tartaruga, havia até mesmo uma polícia das fadas perseguindo um gênio do crime que roubava dinheiro do mundo feérico! (…)

A capa do livro é simplesmente perfeita, não poderia ser melhor. E uma coisa curiosa é que somente quando peguei o livro para ler é que percebi pela primeira vez o trabalho especial na asa da Violet. Eu nem tinha reparado que tinha uma asa ali, sou realmente uma tapada…
O livro foi impresso nesse papel amarelado que é maravilhoso, ele não te deixa com a vista cansada. 

Então para finalizar eu só posso dizer…. EU QUERO ASSISTIR LER A SEGUNDA TEMPORADA DE FEÉRICA!!!

Bônus! Seguem abaixo duas fotos da apresentação da Violet no Moulin Rouge em Paris.




Classificação


Sobre a autora

Carolina Munhóz é uma autora brasileira extremamente fofa!!! Uma verdadeira fada!!! Ela é integrante do Potterish, que é o maior portal de Harry Potter no Brasil e um dos maiores do mundo. Além de Feérica, a Carolina tem outros 3 livros publicados: A Fada, O Inverno das Fadas e o lançamento O Reino das Vozes que Não se  Calam (que eu ainda não possuo autografado, então ela que se prepare porque irei persegui-la). Ela também tem um livro infantil ainda não publicado, Eu quero ser um herói. E também um conto chamado Fui uma boa menina?

Os livros A Fada e O Inverno das Fadas foram publicados pela Fantasy - Casa da Palavra. A Fada também já foi publicado por outras editoras como Novo Século. O conto Fui uma boa menina? foi a sua estréia na editora Rocco, onde ela também publicou O Reino das Vozes que Não se Calam. O conto está disponível para download gratuito no site da Amazon. PS: Foi difícil escolher a foto da Carol para colocar aqui, as fotos dela são sempre tão lindas!



11 comentários:

  1. Eu amei O inverno das fadas, descobrinqie fadas não são boazinhas. Estou louca para ler Feérica....

    ResponderExcluir
  2. "como ser diferente em um mundo padronizado", sim cara patrícia, este é o dilema de alguns adolescentes. se formos pensar bem, de uma parcela até certo ponto reduzida, já que sendo gregários, querem estar na moda, fazer parte de um grupo, enfim se enturmar e se possível ser admirado. quando surge um adolescente diferente logo é marginalizado. lembro-me de um dos amigos de meu filho que se vestia todo colorido, andava com um fone enorme no ouvido (quando ainda não era moda), tênis chamativo. seus colegas o chamavam de maloqueiro. certo dia presenciei sua resposta a uma menina que o estava importunando: "posso ser feliz?" - sim, esta foi a resposta dele. o importante para ele não era a opinião de ninguém, o que ele realmente queria era ser feliz. e não seria essa a história de violet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Rodolfo! Infelizmente as pessoas julgam quem é diferente e logo colocam a legenda de "esquisito". E isso não ocorre somente entre os adolescente, os adultos também o fazem. Deus me livre de um mundo onde todo mundo é igual!
      Bjs e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Aiiii Gente!
    Quero lê esse livro, obrigada Paiva por abrir meus olhos sobre Feérica.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Patrícia
    Tudo bem?
    Adoraria ler o livro, fiquei bem feliz quanto ao lançamento, adoro a literatura brasileira. Quero muito lê-lo, mas fiquei bem ansiosa com a resenha.
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente os livros nacionais tem o estigma de livros ruins. Mas a verdade passa bem longe disso! Temos grandes autores e livros brasileiros! E devemos prestigiar mais esses livros!
      Bjs e obrigada!

      Excluir
  5. Mais que resenha agradável e empolgante de se ler!!!
    Eu não identifiquei "mundos esféricos sustentados pelos ombros de quatro elefantes sobre o casco de uma tartaruga" perdi pra vc por 1 ponto!!! rsrsrsrs
    CHUPA ESSA SININHO! Demais! Adoro resenhas animadas cheia de ironias e zoações, me identifico com elas.

    Comprei o meu na Bienal de 2013 tbm, das mãos de Carol, mas agora me pergunto "Porque ainda não li!?"
    Bjão
    Ni

    ResponderExcluir
  6. O quê?! Ainda não leu??? Não perca mais tempo e pegue ele agora mesmo! Aproveite que estamos no #setembronacional! E eu realmente escrevi essa resenha super empolgada porque amei o livro!
    Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Esse livro é muito fofo e adoro a Carolina, sempre super simpática com os fãs.
    A resenha ficou lindinha, parabéns
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor