terça-feira, 16 de setembro de 2014

Resenha - Carlos Ruiz Zafón - O Príncipe da Névoa Trilogia da Névoa - vol. 1


Carlos Ruiz Zafón - O Príncipe da Névoa 
Trilogia da Névoa - vol. 1 
Editora Suma


Sinopse 

Em 1943, a família do jovem Max Carver muda para um vilarejo no litoral, por decisão do pai, um relojoeiro e inventor. Porém, a nova casa dos Carver está cercada de mistérios. Atrás do imóvel, Max descobre um jardim abandonado, contendo uma estranha estátua e símbolos desconhecidos. Os novos moradores se sentem cada vez mais ansiosos: a irmã de Max, Alicia, tem sonhos perturbadores, enquanto ao outra irmã, Irina, ouve vozes que sussurram para ela de um velho armário. Com a ajuda de Roland, um novo amigo, Max também descobre os restos de um barco que afundou há muitos anos, numa terrível tempestade.

Enquanto os adolescentes exploram o naufrágio, investigam os mistérios e vivem um primeiro amor, um diabólico personagem surge na trama.


Resenha

Zafon é um autor brilhante e sua escrita é deliciosa de se ler. Meu primeiro livro dele foi Marina, que é um livro infanto-juvenil com um toque de terror, fiquei fascinada. Uma amiga sempre me falou muito bem de A sombra do vento, então decidi ler, esse é um livro mais maduro e é simplesmente fantástico, depois li os outros livros dessa série que só fizeram me apaixonar ainda mais por Zafón e sua escrita perfeita. Depois disso a Suma das Letras resolver lançar uma trilogia do autor que também é infanto-juvenil, e claro que não pude deixar de conferir e comecei já a ler o primeiro livro da trilogia que é o livro que venho falar um pouco dele para vocês O Príncipe da Névoa. 

Descobri que O Príncipe da Névoa foi na verdade o primeiro livro escrito pelo autor, o livro é muito gostoso de ler, tem um toque sombrio que ele sabe dar perfeitamente, porém pude perceber que o autor só vem evoluindo a cada obra publicada e já entrou para lista de meus autores favoritos.

O livro é rápido de ler e é narrado em terceira pessoa, contando a história de Max Craver, que em meados da segunda guerra mundial em 1943, sua família resolve se mudar para uma casa abandonada há tempos em vilarejo no litoral, o lugar é bem tranquilo e longe do tumulto da guerra.

"Até num dia de luz deslumbrante como aquele, o fantasma invisível da guerra envolvia o futuro com seu manto de trevas."

Após a mudança Max descobre um jardim abandonado com estátuas e uma muito estranha de um palhaço muito assustador. Coisas assustadoras começam a perturbar Max e também sua irmã mais nova. Após passear pelo vilarejo, Max acaba conhecendo Roland que vem a se tornar seu amigo e junto com sua irmã mais velha, os três irão começar a desvendar os mistérios que rondam a nova casa de Max. 

"Quando chovia forte, Max tinha a impressão de que o tempo parava. Era como uma trégua, na qual todos podiam chegar à janela para contemplar, durante horas a fio,o espetáculo daquela cortina infinita de lágrimas do céu."

Eu adoro histórias infanto-juvenis assustadoras até mais que as adultas. O livro é muito bacana e fechou a história muito bem, ainda não sei o que me espera nos próximos livros da trilogia.

"A diversão é como um ópio: nos tira da miséria e da dor, embora seja tão fugaz."

Com já mencionei acima, este e o primeiro livro escrito pelo autor, se você é fã da série Cemitério dos livros esquecidos, não pode esperar a mesma narrativa mais madura e sarcástica do autor, pois esse livro é mais infantil e autor só vem evoluindo a cada livro escrito. Com certeza irei continuar lendo a trilogia e recomendo a leitura para todas as idades.

Classificação






7 comentários:

  1. Sempre quis ler os livros de Zafón, inclui na minha lista Marina, mas, vejo que após a leitura de sua resenha, irei incluir O Príncipe da Névoa também. Acho as capas lindas e as histórias interessantes.
    Parabéns pela belíssima resenha!!
    Bjoca
    Ni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro começar com essa trilogia, depois Marina e Depois os livros da série Cemitério dos livros esquecidos para vc ver como o autor evolui a cada livro. Zafon é simplesmente sensacional.

      Excluir
  2. Oi
    Tenho uma grande curiosidade para ler os livros desse autor, parece ser muito bons.
    Eu tenho dois que ganhei a pouco tempo e eles já estão na minha lista de próximas leitura :D

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zafon é um dos meus escritores prediletos, tenho certeza que vc vai amar.

      Excluir
  3. Ai ai Zafon… eu já estava louca para ler esse livro e agora fiquei com mais vontade ainda.
    Amei a sua resenha, parabéns!
    bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o Ai ai Zafon.... tb fico assim toda vez que falo dos livros dele...

      Excluir
  4. Tenho curiosidade de ler os livros desse autor. Gostei da temática desse livro, acho que vou começar por ele.
    Parabéns
    Kazumi

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor