sábado, 30 de agosto de 2014

Resenha: Nosferatu - de Joe Hill

Satisfação é pouco pra descrever o que senti ao finalizar o livro Nosferatu de Joe Hill. Recebi a obra pra leitura e resenha da nossa parceira Editora Arqueiro e posso dizer que o livro é fenomenal!
Nosferatu
Joe Hill
Editora Arqueiro

Victoria McQueen tem um misterioso dom: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa sua estranha capacidade, pois sabe que ninguém acreditaria. Ela própria não entende muito bem. 

Charles Talent Manx também tem um dom especial. Seu Rolls-Royce lhe permite levar crianças para passear por vias ocultas que conduzem a um tenebroso parque de diversões: a Terra do Natal. A viagem pela autoestrada da perversa imaginação de Charlie transforma seus preciosos passageiros, deixando-os tão aterrorizantes quanto seu aparente benfeitor. 

E chega então o dia em que Vic sai atrás de encrenca... e acaba encontrando Charlie. 

Mas isso faz muito tempo e Vic, a única criança que já conseguiu escapar, agora é uma adulta que tenta desesperadamente esquecer o que passou. Porém, Charlie Manx só vai descansar quando tiver conseguido se vingar. E ele está atrás de algo muito especial para Vic.

Perturbador, fascinante e repleto de reviravoltas carregadas de emoção, a obra-prima fantasmagórica e cruelmente brincalhona de Hill é uma viagem alucinante ao mundo do terror

Resenha:
Um Thriller de terror e suspense repleto de ação e surrealismo.
Perturbador, vibrante, inovador e viciante.
Adrenalina na veia! 

Eu prometi pra mim mesma que não faria comparações com o Stephen King, é difícil falar de Joe (para os íntimos) sem citar o nome do pai, mas, vou me esforçar... Joe Hill conseguiu me levar em uma viagem alucinante de ida sem volta para o subconsciente de seus personagens. Mergulhei na mente doentia de um sequestrador infanticida do Além e na mente de uma jovem considerada louca por suas atitudes, fiquei desvairada, na fronteira entre fantasia e realidade.

A História tem inicio em 1986, somos apresentados a Victoria MacQueen, Vic ou simplesmente Pirralha como seu pai carinhosamente gostava de chama-la. Tinha acabado de completar seu oitavo ano de vida e ganhara de presente de seu pai uma bicicleta, Tuff Burber, que tanto desejava. Era desproporcional para seu tamanho, mas isso não a incomodava nem foi empecilho, estava tão realizada que nem deu ouvidos as reclamações de sua mãe sobre o extravagante presente. Parecia que mesmo sendo grande, aquela bicicleta fora projetada exclusivamente para Vic, descobriria a veracidade disso mais tarde. 
Seus pais estavam vivendo uma crise conjugal, não se entendiam, discutiam por coisas fúteis e sem noção do mal-estar que causava em Vic. Foi diante de uma dessas brigas, tendo como causa a perda do bracelete de sua mãe, que Vic já cansada e irritada resolve sair com sua Tuff a fim de procurar a joia perdida. Entrou no bosque, aproximou-se do rio e ousou atravessar a velha ponte coberta, coisa que não lhe era permitida, no entanto, não queria saber das consequências, apenas fez e pronto! Saiu do bosque em Haverhill, Massachusetts indo parar segundos após em Hampton, New Hampshire do  outro lado da cidade. Espantada e confusa com a visão diante de si, pois esperava encontrar mais árvores do outro lado da ponte e não uma cidade que levaria no mínimo duas horas de viagem pra chegar, Victória desiste de procurar respostas para seus questionamentos, apenas segue seu curso e encontra o bracelete na lanchonete que estivera com seus pais quando voltava do passeio mais cedo.

Ao voltar pra casa pela velha ponte estacionada no meio do beco em Hampton, Vic entrega o bracelete a seus pais e mente onde o encontrou e omite o estranho acontecimento já prevendo que eles não acreditariam nela. Foi a partir dessa louca aventura que Vic passa a atravessar com mais frequência a ponte para achar outros objetos perdidos em lugares ainda mais distantes com apenas segundos de viagem, sempre mentia sobre as localizações de seus achados, mesmo porque a tal ponte fora demolida anos atrás, só confirmaria que tudo não passava de imaginação ou delírio. Quando retornava de sua busca estava sempre cansada e febril, como se algo lhe consumisse a cada viagem que fazia. 
Até que um dia, aos 16 anos, após uma discussão com sua mãe, frustrada e magoada, Vic atravessa a ponte não em busca de objetos perdidos, mas a procura de encrenca, queria extravasar sua raiva em alguém e encontrou algo pior, entra numa maior e perigosa enrascada ao encontrar Charles Talent Manx.

Charles Manx também tinha o mesmo dom, e seu meio de transporte era um Rolls Royce preto, mas não procurava objetos perdidos como Vic, ele atravessa  todo o país em pouco tempo em busca de crianças. As tirava de seus lares, muitas vezes  acompanhadas de suas mães e as levava para seu mundo secreto de nome: Terra do Natal, onde todo dia era natal, com promessas de felicidade eterna. Só que os passageiros do expresso NOS4A2 nunca retornaram, nem foram encontrados em lugar algum e foram considerados desaparecidos pela justiça e com suspeita de estarem mortos. Uma vez que alguém seja convidado para um passeio no Rolls Royce, nunca mais sairia de lá o mesmo.

Victória, foi uma pedra no sapato de Manx, logo no seu primeiro inusitado encontro ela o deixa em uma situação de total descontrole, prejudicando seus planos e expondo seu verdadeiro eu diante de testemunhas. Charles criou uma relação de ódio e fascínio por Vic e prometeu não descansar até que vingasse da Pirralha.
O Cão despertou, é hora da revanche

Agora Victória tinha algo que Manx queria, algo que destruiria sua miserável vida, algo que consumiria sua alma e sanidade. E ele não mediria esforços para alcançar seus diabólicos objetivos. Ele estava possesso, sentia sede de vingança e passaria por cima de quem atravessasse seu caminho.

Victória estaria pronta pra viver seu maior pesadelo?

Esteja certo que você, caro leitor, irá vibrar com as reviravoltas criadas pela mente desse escritor maléfico e não vai querer parar de ler até findar essa eletrizante obra.
-A Estrada rumo a Terra do Natal remove todas as tristezas, alivia toda a dor e apaga todas as cicatrizes. Ela leva embora todas as partes de você que não estavam lhe fazendo bem e tudo o que ela deixa para trás fica limpo e purificado. Quando chegarmos ao nosso destino, você estará purificado não apenas da dor, mas também da lembrança da dor. Toda a sua infelicidade é como sujeira na janela depois que o carro tiver acabado de agir com você, a sujeira terá sido levada embora e você vai reluzir de tão limpo. E eu também.
Impressões

A resenha fala por si só, é um livro eletrizante, cheio de reviravoltas e armadilhas para o leitor. Quando você pensa que o livro está ficando parado, ele te surpreende, dá uma guinada de 180º e arranca-lhe todo o ar dos pulmões e deixa seus olhos em orbita.

Hill, é sem duvidas um louco autor com uma mente brilhante. Criou um sequestrador assassino sanguinário muito original e único, com um fetiche cruel de sequestrar crianças sem dó nem piedade dos braços de seus entes queridos com a ajuda de seus fiel ajudante tão louco quanto ele. Creio que não é algo que vá chocar o leitor, mas o fará questionar, vai se perguntar o que de fato acontece com as crianças desaparecidas, se Manx visivelmente doente leva mesmo as crianças para um local agradável, ou não. Até que você descobre a verdade e tudo muda, é a tal da reviravolta que mencionei.
Pior é o destino das "mamãezinhas", claro que não vou falar aqui, basta saber que Manx não trabalha sozinho...

Victória, desde o inicio mostrou-se diferente de todas as mocinhas. Ela é espetacular! corajosa desde menina, curiosa e atrevida. Não mede esforços pra conseguir o que quer, age através de emoção, não pensa duas vezes, apenas faz, e faz bem feito! Sim, ela tem seus momentos de insegurança, afinal, passar pelas coisas que ela viveu pós-Manx tem que no mínimo tomar uma cartela re Rivotril pra relaxar.

Cada personagem é essencial para o desenvolvimento da história, cada qual tem um papel importante e revelador. São fortes, independentes, excêntricos, fascinantes e destrutíveis. Você os odeia, ora tem pena e depois aplaude, não necessariamente nessa ordem. Amei Maggie tanto quanto Vic, senti dó e repulsa por Bing Partridge, em alguns momentos até ri dele. Manx também tem o seu lado cômico, me fez rir por alguns segundos, mas depois voltava a minha antipatia. Ele é sem dúvidas um dos piores vilões que conheci, (Isso significa que ele é bom no que faz!) ficará na história. Já tem até quadrinhos Fanfics!

O autor não deixa fios soltos, ele ata cada parte do livro, cada passagem, não deixando o leitor sem explicações. E o melhor, é um livro com final! Aliás, um excelente final! É um livro de fácil entendimento, uma vez que ele usa uma escrita com linguagem popular, não deixando de lado alguns palavreados, nada excessivo, dentro a atual situação que alguns personagens vive.
Fato interessante: O autor fez a proeza de mencionar mesmo que brevemente lugares e personagens tirados de sua obra anterior e de seu pai (olha eu mencionando King), A Estrada da Noite e Doutor Sleep foi quase imperceptível. Achei muito legal isso.

Sei que haverá receio, não só pelas 611 páginas, mas por um histórico de livros de opiniões divididas. Alguns leitores amaram A Estrada da Noite, outros não. O Pacto foi mais bem aceito pela galera, mas há quem diga que o livro é fraco. Em particular não o li, mas será a minha próxima compra. Estou enamorando e não quero dispensá-lo por causa de opiniões adversas. Na minha opinião, Nosferatu foi um dos melhores livros que li esse ano, comecei bem a leitura dos livros de Joezinho (Muito intima), fui feliz e estou muito satisfeita.

A Editora Arqueiro mais uma vez teve zelo e capricho pela obra, alem das páginas cremes e fonte de tamanho perfeito, publicou ilustrações riquíssimas para aguçar a nossa imaginação. E os capítulos, foi muito criativo terminar cada capítulo com reticencias e iniciar um novo com a palavra ou frase que faltava no final do anterior. Muito legal!
Aconselho essa obra como prioridade para o leitor, jamais saberá se ela será maravilhosa se não a ler.

Indico e re-indico!!

Parabéns mais uma vez Editora Arqueiro e reverencio ao autor Joe Hill.



Boa leitura galera!!

O Autor:
Joseph Hillstrom King, mais conhecido como Joe Hill é um escritor estadunidense de livros do gênero de ficção. É filho do também escritor Stephen King. Seu nome foi escolhido como uma forma de homenagem ao anarquista sueco Joe Hill. É autor de A estrada da noite e O pacto e da coletânea de contos Fantasmas do século XX, todos publicados no Brasil pela Arqueiro. O pacto está sendo adaptado para o cinema e será protagonizado por Daniel Radcliffe. Hill mantém um blog (joehillfiction.com), além de escrever de forma muito ativa e inspirada no Twitter (@joe_hill). Ele mora na Nova Inglaterra com a mulher e os filhos. 

Curiosidade


Conheça as outras capas da Obra








15 comentários:

  1. poxa mas um livro q vou colocar em minha lista,gosto muito de livros de misterio, q saber porque q quando Vic atravessa a ponte ela volta muito fraca e o Hill , rouba as crianças p/ que????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom amigo Leci, Hill é o autor, quem rouba as criancinhas é Charles Manx. Mas, através da escrita do Joe Hill, é valido!!! Você vai vibrar!
      Muito obrigada pelo comentário.
      Bjim

      Excluir
  2. Eu to no time que não curtiu A estrada da noite mas quero dar mais uma chance para o autor. Vou ler O pacto mês que vem para ver o filme se eu curtir com certeza le rei esse pois sua resenha me empolgou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estou sabendo..rsrs Não dê uma chance, dê duas! Independente do que achar de O Pacto, ainda assim, leia Nosferatu. Depois disso, você forma a sua opinião final.
      Bjoca

      Excluir
  3. cara Ni... não preciso falar, você que me conhece sabe de minhas tendências literárias ao terror, a família king é cheia de surpresas, joe hill, tabhita king e o mestre stephen king. tenho tudo deles (pelo menos que foram lançados na terrinha). minto, este ainda não tenho e comecei a ler a resenha, depois parei com medo de saber de algo, depois retomei, parei e fui fazendo isso até chegar ao final, mais curioso que quando iniciei a leitura. sim Ni, você tem este poder de nos fazer entrar no livro sem nos entregar nadinha. resenha perfeita, instigante, estimulante. quero o livro também!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Ro!! Linda suas palavras. É, eu jogo uma pimentinha na resenha, faço a pessoa pensar que terá spoiler, faço aquele uspense mas, não conto!! Na verdade a minha resenha é coberta de emoção, seja ela que gênero for, estarei sempre pondo o que senti ao ler o livro; Daí o resto vc já viu. rsrsrs

      Excluir
  4. Eu conhecia o livro, mas não a sinopse, e fiquei muito curiosa agora pra ler, mas.. caramba, nem imaginava que ele é filho de SK! Bom saber hehee. Parece bastante original, ele aprendeu direitinho com o pai. Ansiosa pra ganhar ou comprar o livro...rs.
    Clube da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stephen King é o mestre, Joe Hill aprendeu direitinho com o pai e até igualou dessa vez. Ô Cara arrebentou!! Leia e depois me diga o que achou.
      Obrigada pela visita.
      Ni

      Excluir
  5. Olá!

    Eu absolutamente amo Joe Hill! E é mesmo difícil não compara-lo ao pai, mas, particularmente, prefiro o filho! As histórias de Joe são inteligentes, divertidas e muito macabras, do jeito que amo! Ele realmente nos faz mergulhar no subconsciente dos seus incríveis personagens! Ótima resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, amo os dois, mas Joe me surpreendeu nese livro, ele se igualou ao pai de forma que achei até que iria superá-lo.
      Leia e depois me diga o que achou.
      Obrigada pela visita.
      Ni

      Excluir
  6. GENTE! Adorei a sua resenha Nih,mas eu não leria esse livro nem que me pagassem!Parece ser assustador e não sou muito fã de livros assim,infelizmente meu psicológico não suporta hehehehe
    Parabéns pela resenha detalhadíssima!
    Beijosss
    http://fomevontadeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha!
      Não acho que vai te dar pesadelos, é forte, é macabro, mas, não arranca o sono, te faz vibrar e querer matar alguns! rsrsrs
      Pode ler sem medo!
      Obrigada pela visita.
      Ni

      Excluir
  7. Nosferatu está na minha lista de leitura desde o lançamento. Não tenho o que falar do Joe, pois sou meio que fã boy hahah O Pacto e A Estrada da Noite são ótimos livros e sempre estão nas minhas listas de indicações. Gostei da resenha, me deixou com aquele gostinho de "necessito" e aumentou a necessidade ou ansiedade de ler o livro, mas ele vai ter que esperar os outros que estão na frente :P

    Abraços
    Caio - Equipe CYI (http://cyimagine.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi assim mesmo que me senti, necessitada! kkk
      Ao deparar-me com essa maravilhosa capa e ler a fascinante sinopse, não tive duvidas, seria minha próxima leitura. Quando você inicia-lo, não vai querer mais parar.

      bjim

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor