terça-feira, 3 de junho de 2014

Resenha – Lois Lowry - O doador

O DOADOR
Lois Lowry
Editora Sextante

Sinopse
Ganhadora de vários prêmios, Lois Lowry contrói um mundo aparentemente ideal onde não existe dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não existe amor, desejo ou alegria genuína.
Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora - o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes.

Uma única pessoa é encarregada de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.
Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz idéia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.

Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.
Premiado com a Medalha John Newbery por sua significativa contribuição à literatura juvenil, este livro tem a rara virtude de contar uma história cheia de suspense, envolver os leitores no drama de seu personagem central e provocar profundas reflexões em pessoas de todas as idades.

Resenha:

“A vida é tão ordenada, tão previsível, tão indolor. É como eles escolheram.”

O doador é um romance distópico, onde foi criado um mundo novo, perfeito, onde não existe dor, desigualdade social, guerra e tristeza, em contrapartida não existe amor, desejo e alegria.

O livro nos leva para um mundo preto e branco, literalmente, os humanos recebem injeções onde inibem os desejos, eles não enxergam mais as cores, não podem escolher sua profissão e são criados sendo observados por suas afinidades. Para inibirem o amor materno e familiar, ser mãe é uma profissão, onde apenas algumas mulheres são escolhidas e seus filhos são doados para os casais que solicitam. Todas as crianças são treinadas por idade até os 12 anos onde sua profissão é definida, os que não servem são dispensados da comunidade.

Jonas o protagonista da história, é escolhido para ser o sucessor do guardião de memórias, e a partir de então vai conhecer e sentir a história do mundo antigo, colorido e com guerra, porém com amor e fará com que ele questione seus valores e uma nova vida.

O doador nos mostra um mundo aos olhos da inocência de uma criança que ao descobrir que por trás de tanta perfeição existe a crueldade, nesse momento seus reais valores virão à tona.

O livro me prendeu desde a primeira página com uma narrativa fluída e cada página virada mais eu ficava boquiaberta com esse mundo novo criado pela autora, virando um de meus livros favoritos. Recomendo a leitura para os amantes de distopia. Um livro que ensina as crianças a respeitar as diferenças das pessoas.

O livro é primeiro de uma quadrilogia, estou torcendo para que a editora se anime com a adaptação em agosto para as telonas e publique os demais livros já lançados no exterior.
Para quem ficou interessado segue o trailer do filme:




Curiosidades
  • Adaptação do livro O Doador, de Lois Lowry, lançado em 1993. 
  • A idade do personagem central do longa, interpretado por Brenton Thwaites, foi alterada para que houvesse um desenvolvimento em um romance do jovem. A autora do livro já sabia da mudança, mas o importante é que a base da história está lá.
  • O Doador de Memórias teve um orçamento de US$ 25 milhões.

Elenco:

  • Brenton Thwaites
  • Meryl Streep
  • Katie Holmes
  • Jeff Bridges
  • Alexander Skarsgard
Classificação



4 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, e foi ótimo tomar conhecimento dele. Parece ser bom, me lembrou Delírio, só lembrou, pois há diferenças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oliveira, Delírio é um livro do qual também gosto muito. Distopias geralmente são maravilhosas.

      Excluir
  2. uauuuuu danielle, um livro 5 estrelas. eu sempre tive curiosidade quanto a este livro, mas poucos daqueles que conheço o leram então não havia parâmetros. me encantei pela capa, mas abandonei o desejo de possui-lo. agora minha vontade voltou à tona graças a sua resenha. o pecado é ser o primeiro livro de uma saga que pode nem ser lançada por aqui. por enquanto vou aguardar o desenrolar de mais esta novela, mas com dor no coração, porque por suas palavras eu já haveria de comprá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodolfo, tenho fé que com o filme a Sextante irá lançar os demais livros. Vamos torcer.

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor