quinta-feira, 19 de junho de 2014

Resenha - Kimberly McCreight - Reconstruindo Amélia


Kimberly McCreight - Reconstruindo Amélia

Sinopse

Kate Baron, uma bem-sucedida advo­gada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição?Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor ao deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas.Amelia está morta.Aparentemente incapaz de lidar com a suspensão, a garota subiu no telhado e se jogou. O atraso de Kate para chegar a Grace Hall foi tempo suficiente para o suicídio. Pelo menos essa é a versão do colégio e da polícia.Em choque, Kate tenta compreender por que Amelia decidiu pôr fim à própria vida. Por tantos anos, as duas sempre estiveram unidas para enfrentar qualquer problema. Por que aquele ato impulsivo agora?Suas convicções sobre a tragédia e a pró­pria filha estão prestes a mudar quan­do, pouco tempo depois do funeral, ela recebe uma mensagem de texto no celular:Amelia não pulou.Alternando a história de Kate com registros do blog, e-mails e posts no Fa­cebook da filha, Reconstruindo Amelia é um thriller empolgante que vai surpreender o leitor até a última página.

Resenha

Quando fiquei sabendo do lançamento de Reconstruindo Amélia, vi que as pessoas estavam comparando com o livro Garota Exemplar, fiquei animadíssima, pois é um dos meus livros favoritos. Logo depois, vi também pessoas comparando com os suspenses de Harlan Coben, autor que adoro, e ainda com a sensibilidade de John Green. Então pensei, se é uma narrativa no estilo Garota exemplar com o suspense eletrizante de Harlan Coben e ainda com a sensibilidade de John Green, esse livro será fantástico ou uma catástrofe total.

Quando recebi o livro da Editora Arqueiro, larguei tudo para iniciá-lo, de tamanha que era minha curiosidade. Confesso que logo nas primeiras páginas o livro não me ganhou, mas não demorou muito para o livro me ganhar e de depois de 1/3 de leitura simplesmente eu não conseguia mais largar o livro, estava cheia de teorias sobre o que tinha acontecido e mesmo assim a autora conseguiu me surpreender no final.

A trama é focada na morte de Amélia, uma jovem de 15 anos e muito inteligente, ela estuda em uma das melhores escolas de Nova York e nunca conheceu seu pai. Sua mãe é advogada e passa muito tempo no trabalho, Amélia sempre uma filha exemplar e quando Kate recebe um telefonema no trabalho da escola de Amélia pedindo que ela vá buscá-la, mas não podiam dizer o que Amélia tinha feito de errado pelo telefone, Kate fica muito surpresa, mas ao chegar à escola o que Kate encontra é o cadáver de sua filha que aparentemente se suicidou pulando do telhado da escola. Duas semanas após a morte de Amélia, Kate recebe uma mensagem de texto: “AMELIA NÃO PULOU”.
Kate nunca acreditou que Amélia pudesse ter tirado a própria vida, e depois dessa mensagem ela irá fazer de tudo para descobrir o que aconteceu com sua filha conseguindo reabrir a investigação. Ao investigar o celular da filha e também as redes sociais, Kate vai descobrir que ela não sabia nada do que sua filha andava fazendo.
"Alguém que se esforçava tanto para não falar de algo devia ter muito a dizer."
O enredo envolve temas como bullying nas escolas e o quanto é confuso o mundo de descobertas dos adolescentes, sendo mostrado de uma forma muito sensível da parte da autora, mostrando o quanto é importante à presença dos pais nessa fase tão confusa na cabeça dos adolescentes.

Uma mensagem linda da parte da autora é que o quanto as mentiras e omissões, que por menores que possam parecer podem prejudicar e muito a vida de uma pessoa.

A narrativa se intercala entre passado e presente, no passado narrada em primeira pessoa por Amélia e no presente em terceira pessoa narrada por Kate. E no tempo certo as histórias vão se juntando e surpreendendo o leitor a cada página virada, sem deixar nada em aberto.

Eu particularmente amei a leitura, recomendo para todas as idades, principalmente pais e filhos adolescentes devem ler esse thriller. Espero que tenha conseguido expressar nessa resenha o quanto esse livro é maravilhoso.

O livro menciona muito a autora Virginia Woolf que é autora favorita da protagonista e o livro Rumo ao farol da mesma, fiquei muito curiosa e com certeza irei ler esse livro futuramente.

O livro terá uma adaptação pela HBO e Blossom Films, segundo o site Deadline, Kidman será a produtora executiva do longa e também terá o papel principal na trama, ainda sem previsão de estréia.

O Kit enviado pela Editora Arqueiro é lindo, vejam as fotos.



Classificação





8 comentários:

  1. Ótima resenha! Eu estou muito curioso a respeito desse livro e, se vai haver uma adaptação para as telas, não posso deixar de lê-lo. Está na minha lista de compras. Espero que valha a pena!

    ResponderExcluir
  2. querida danielle, não foi por ter um pouco de harlan coben (que nunca li na verdade), nem por ter algo de john green (que também não li), e mesmo "garota exemplar" sendo algo mágico, que nos faz correr para o livro, também não foi o que me chamou a atenção, mas sim sua resenha, suas palavras, seu entusiasmo, me senti no livro, então é claro que ele vai pra minha interminável listinha. belíssima resenha, parabéns! me encantou de cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com suas palavras. Espero que curta muito o livro

      Excluir
  3. Olá, Dani!

    Adorei sua resenha, a história parece ser realmente ótimaaaa :) Cheia de suspense, descobertas... e é ainda melhor quando deixa uma mensagem e moral ao leitor!!

    Beijos, querida!!
    Sam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra receber seu comentário na minha resenha. Espero que goste do livro Samanta. Bjs

      Excluir
  4. Genteeee :o EU NECESSITO DESSE LIVRO LOL
    Adorei a resenha Dani e agora? hehehehe Pedi para Arqueiro mandar para mim esse livro,quando eu vi a sinopse ele fiquei de boca aberta.
    E essa resenha então lol aaaahh para isso é maldade para com nós pobres leitores ruum
    Beijos Dani \o/
    http://fomevontadeler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste tanto quando eu... quero ler a sua resenha. Vou visitar seu blog. Bjs

      Excluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor