sábado, 10 de maio de 2014

Resenha: A espada de Shannara - Livro 01 - Terry Brooks

Olá gente!
Recebemos um livro muito especial da nossa parceira, Editora Saída de Emergência e agora Danielle Peçanha vai falar dele pra vocês, confira.

A Espada de Shannara
Terry Brooks
Editora Saída de Emergência

Sinopse
Há muito tempo atrás, as guerras de um anciente Mal arruinou o mundo e a humanidade foi forçada a competir com muitas outras raças - gnomos, trolls, anões e elfos. No pacífico vale de Shay o meio-elfo Shea Ohmsford sabe pouco de tais problemas, isso até o gigante proibido com poderes druidas estranhos, Allanon, lhe revelar que o supostamente morto Lorde Warlock está tramando para destruir o mundo em pequenas parcelas. A única arma capaz contra seu poder da escuridão é a Espada de Shannara, que pode ser usada apenas pelo verdadeiro herdeiro de Shannara. E Shea é o último dessa linhagem e nele repousa a esperança de todas as raças. Logo o Portador da Caveira, um pavoroso favorito do Mal, se dirige para o Vale para matar Shea. Para salvar o Vale da destruição, Shea foge, levando em seu encalço o Portador da Caveira.

Resenha
"Lendas e mitos que não existiam no mundo do passado existirão no mundo de amanhã. Coisas más, cruéis e astutas acordarão agora, depois de passar séculos adormecidas. A sombra do Lorde Feiticeiro começa a cair sobre as quatros terras."

A Espada de Shannara é um épico (ou seria uma distopia?) que se passa em um futuro pós-apocalíptico. Após as Grandes Guerras a geografia e raças que caminham sobre a Terra mudaram completamente. Nessa nova terra agora coexistem humanos, elfos, anões, etc.
Porém essa coexistência, nem sempre pacífica, está com os dias contados por causa de um mal antigo que está se reerguendo no norte, ao melhor estilo Tolkien. E é nesse cenário que conhecemos o jovem Shea, meio-elfo e meio-humano. Shea nunca se afastou muito de sua casa no Vale Sombrio e nunca imaginou que qualquer aventura estivesse em seu futuro. Porém um dia, um estranho alto chega para acabar com seus dias de paz e para fazer uma revelação que irá mudar para sempre a sua vida.
"- Por que você veio para o vale, Allanon? Por que estava me procurando? O rosto sombrio voltou-se para ele e um leve sorriso surgiu nas feições finas. - É uma pergunta, meu jovem amigo, que não pode ser tão facilmente respondida como você gostaria. Talvez, a melhor maneira de responder seja lhe fazendo uma pergunta primeiro. Você já leu alguma coisa sobre a história das Terras do Norte? - Ele fez uma pausa. - Você conhece o Reino da Caveira? "

Agora Shea deve correr contra o tempo para impedir que o seu mundo seja destruído por forças malignas que ele não conhece completamente. Para isso ele deve recuperar a lendária Espada de Shannara, a única esperança que resta para vencer a guerra. E para realizar esse incrível feito, ele contará com a ajuda do seu irmão Flick e de outros personagens igualmente cativantes.

"- Eu tenho plena consciência das consequências catastróficas que essas guerras trouxeram, produtos do poder e da ganância que a raça dos homens causou a si mesma (...) Isso aconteceu há muito tempo. E o que mudou desde então? Você acha que os Homens podem recomeçar, certo, Shea? Bem, você pode ficar surpreso ao aprender que algumas coisas nunca mudam e que os perigos do poder estão sempre presentes, até mesmo para uma raça que quase se destruiu completamente."

O livro é narrado em terceira pessoa e tem as tão desejadas cenas das batalhas épicas muito bem escritas. Terry Brooks consegue mais uma vez transportar os leitores através de um portal diretamente para um novo mundo.

Não posso deixar de mencionar que a capa do livro e o mapa que vem para o leitor acompanhar a história estão lindos.


Recomendo totalmente o livro. Leitura obrigatória para todos os amantes de literatura fantástica. Estarei esperando ansiosamente pelos próximos livros da trilogia.





6 comentários:

  1. Não sou muito de ler esse tipo de livro.
    Mas me pareceu uma história interessante.
    Adorei a resenha!
    Beijinhos!

    Www.eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. sabe eu já gosto desse tipo de livro, para mim são como contos de fadas.

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Parece ser uma leitura muito boa, gosto de fantasia ;)
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha Dani! Esse livro está na minha lista de futuras leituras.

    ResponderExcluir
  5. Oi.

    Não sei se gostaria da leitura, mas me parece ser bem legal.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor