sexta-feira, 18 de abril de 2014

Resenha + Sorteio: "As vantagens de ser invisível" - Stephen Chbosky


"As vantagens de ser invisível"
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 223


Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.

As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

Resenha:

“As vantagens de ser invisível” é um livro que dispensa apresentações. Essa obra estourou, sendo um gigantesco sucesso tanto de vendas quanto de bilheteria. E não é sem motivo. O livro, com uma escrita simples e de fácil conexão, nos leva por um mundo ou em que o leitor está vivendo (se for jovem), ou pro passado trazendo milhares de recordações (se se tratar de alguém com mais idade).

Charlie é um garoto problemático, não sem motivos. A tia que ajudava a cuidar dele quando criança morre em um trágico acidente de carro e há pouco tempo seu único e melhor amigo acaba de se matar.

Embora o jovem ainda tenha a sua família, podemos ver claramente que os pais e irmãos não ligam muito para ele o que faz com que ele se veja completamente sozinho no mundo. Na escola ele se torna um pária, alguém completamente invisível, visto apenas pelo seu professor, que constantemente lhe dá, como trabalhos extras, livros para ler.

Daí Charlie desenvolve uma personalidade tanto extremamente inocente e infantil, que tenta agradar a todos para ser amado ou pelo menos enxergado, quanto desenvolve também um quadro de profunda depressão. 

Para dar vazão aos seus sentimentos, ele começa a escrever cartas, mas para quem, não sabemos. Talvez uma pessoa anônima, talvez um amigo imaginário. Mas isso não importa, pois, ao ler, sentimos claramente que essas cartas são escritas para nós mesmos que estamos lendo o livro. O livro inteiro é uma coleção dessas cartas. Cartas fortes, nuas, que expõem Charlie e seus amigos.

Através da história duas pessoas acabam “salvando a vida” de Charlie – os irmãos Patrick, um adolescente gay, e Sam, uma garota linda com um passado conturbado, por quem Charlie acaba se apaixonando perdidamente.


"Sam e Patrick olharam para mim. E eu olhei para eles. E acho que eles sabiam. Não alguma coisa em particular. Apenas sabiam. E eu acho que é tudo o que você pode esperar de um amigo.”

A partir daí o livro segue por diversas histórias típicas da adolescência. Sexo, drogas, festas, aborto, abuso, amor, traição, sexualidade e todos os demais dilemas que enfrentamos nessa fase onde todo problema é amplificado e todo tropeço é o fim do mundo.

Embora quase todos já conheçam ou tenham ouvido falar da história, vou manter o suspense do final, que pra mim foi completamente inesperado. Será que Charlie e Sam ficam juntos? Será que esse amor vai conseguir salvar os dois de suas dores? O final deste livro apaixonante traz ao leitor muita emoção.

Impressões:

Como já dito, o livro foi adaptado para o cinema tendo em seu elenco os grandes atores Logan Lerman (Percy Jackson) e Ema Watson (Hermione Granger – “Harry Poter”) nos papéis de Charlie e Sam, o que contribuiu para tornar este um trabalho perfeito e de muito sucesso.


A capa dessa edição, em decorrência desse filme, traz os 3 principais personagens e, embora a proposta tenha sido simples, a capa, pelo menos pra mim, é bem forte e chamativa. Achei realmente perfeita. O livro é dividido em 3 partes, que se subdividem não no habitual estilo de capítulos, mas em cartas. A impressão foi feita em ótima qualidade em folhas brancas. Considero o resultado final ótimo.

“Às vezes as pessoas usam o pensamento para não participar da vida.

A escrita é realmente única. O personagem principal pode não ser de fato invisível, mas seus sentimentos se tornam transparentes com a utilização de uma escrita leve, clara e bem direta combinada com a personalidade pura e inocente do Charlie.

“A gente aceita o amor que acha que merece.

As fraquezas dos personagens se tornam o ponto chave do livro. Cada um possui segredos que vão se revelando com o passar das páginas e a cada nova carta, podemos ver o que vai dando certo e o que vai dando errado na vida do Charlie e de seus amigos. Rimos em seus momentos de felicidade e choramos com suas tristezas. O livro é assim: algo realista e contagiante.

Essa é mais uma obra da qual fica difícil apontar defeitos. Mas se tenho que falar, diria que o final, pra mim, deixou a desejar em detalhes a respeito do grande segredo da história. E, lógico, o gosto de quero mais.

“Só queria que Deus, ou meus pais, ou minha irmã, ou alguém, me dissesse o que há de errado comigo. Que me dissesse como ser diferente de uma forma que faça sentido. Que fizesse tudo isso passar. E desaparecer. Sei que é errado, porque a responsabilidade é minha, e seu que as coisas pioram antes de melhorar, porque é o que diz meu psiquiatra, mas essa fase pior está grande demais para mim.”

Sorteio

E... achei esse livro tão bom que, inspirado pela atitude do Charlie com seus amigos, pensei em vários modos de fazer algo: um book-tour, uma brincadeira, pensei muito... mas, como não poderia manter controle sobre essas coisas, resolvi sortear mesmo. Então eu vou dar um exemplar, que foi justamente o meu próprio exemplar, que li para escrever estas linhas, de presente para o vencedor desse sorteio. 


E... mais mimos do blog: "1 Botton, 1 Marcador do blog e 1 colar de coruja"


O sorteio vai ao ar hoje mesmo, e para participar é muito simples. 
Basta residir em território nacional, curtir e compartilhar a foto que será postada no Facebook, estar seguindo este blog e comentar esta resenha com seu nome e e-mail. O sorteio será realizado no dia 01/05 pela página no Facebook através do Sortei.me .

Não perca essa chance, pois esse livro vale muito à pena! Comece já! Acesse: https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/332970 

(É preciso avisar que, embora novo e em perfeito estado, o livro sorteado segue com marcações minhas nas frases que mais gostei ou me identifiquei com marca-texto).



54 comentários:

  1. Thayná Machado da silva Tha_lindissima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Antonio Lindenberg Silva Anthony_kinney87@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é muito bom, li ele a muito tempo atrás e não tem como não gostar.


    Thiago Trisltz
    thiago_trisltz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. participando Ariana Meira
    ari_meira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Me apaixonei pela história... Eu queroooooooooo
    raquelduartesenra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este livro é muito bom e é Perfeito para Adolescentes! Espero muito ganhar. Essa sua resenha está Excelente, e o Livro nem se fala!

    Nome: Álison Rodrigues Pereira Silva
    E-mail cadastrado no Blog: Lison.rodriguespereirasilva@gmail.com
    E-mail do Facebook: alison.7-estudante@hotmail.com
    Link do perfil do Face: https://www.facebook.com/alison.pereira.5811?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Suzane da Silva Caetano
    suzanecae.leoes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Fernanda Costa
    fernanda.cp86@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Querendo muito!!! Joiceane Leão (joiceaneorama@gmail.com)

    ResponderExcluir
  14. Eu quero!!

    Caroline Ferreira - carolinesilva115@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Marco Antonio da Costa secretario.marco.antonio@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li, mas gostaria muito!
    Pois, o que pude perceber pela sua resenha, Piter, é que este é um livro de uma sensibilidade incrível! Que toca de leve em nossa alma, nos fazendo refletir sobre familia, amizade e amor.
    Adorei! Quero ler!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops!
      Me empolguei tanto, que esqueci:

      Nome: Fabiana Strehlow
      E-mail: estrela.fabi13@hotmail.com

      Excluir
  17. Stephanie Nunes
    E-mail: pancake_maria@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa, sonhando!!!
    Até pq de vez em qdo todos nós, obtemos algumas vantagens por sermos invisíveis porém, agora quero que minha invisibilidade desapareça e eu seja sorteada!
    Joelma Furtado
    E-mail: jofurtadopassos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Louca por esse livroo......
    Nome : Thaíse Borges
    E-mail: thaiseborges91@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Não li esse livro ainda, mas parece ser incrível e essa resenha me deixou ainda com mais vontade de ler! Tomara que eu ganhe! Rsrs.

    Jesielle Alves Batista
    jesiellealves@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Gilton Alves da Silva
    gilton007@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Marcos Costa dos Santos - marcao-costa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Eu quero muito ganhar este livro, é muito fofo
    Seguidor: Fernanda Borges
    fndaborges05@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Ednair Rodrigues De Godoy
    ednair.godoy@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  26. Sempre tive vontade de ler este livro e é a primeira resenha que leio sobre ele. O que só aumentou minha vontade de lê-lo. Quero muito conhecer toda a estória de Charlie!

    Wanessa Ramos
    wanessinha_ramos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  27. Muita vontade de ler esse livro. O filme é perfeito. luabs22@yahoo.com.br
    Gabriela Ferreira.

    ResponderExcluir
  28. Eu estou muito ansiosa pra ler esse livro, confesso que quando lançou no cinema fiquei morrendo de vontade de ver o filme, mas estou aqui livre de spoilers e má adaptações de livros.. rsrs

    Espero ter a sorte de ganhar para poder ler o livro e logo em seguida ver o filme

    sabrinafinoti@gmail.com
    Sabrina Finoti - seguidora
    Sáah Nunes Finoti - face

    ResponderExcluir
  29. Amei o filme e estou louca de vontade pra ler o livro

    Juliana Barbosa
    juliana.s.barbosa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Ni
    Eu ainda não li esse livro, mas vi o filme e adorei!! Ele está na minha lista de livros desejados *-*
    Parabéns pela sua resenha, ficou maravilhosa!
    Estou participando do sorteio
    blogescutaessa@gmail.com
    Renata Almeida

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  31. Vitoria Alexandra
    vitoriaalessandr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Partcipando quero muito esse livro
    Ana Carolina Ribeiro
    jw.carol@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Eu estou doida ara ler esse livro, já vi o filme e adorei!

    Participando e torcendo muito! :D
    mello_angarten@yahoo.com.br

    http://www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Mto boa a resenha......a leitura desse livro foi bem interessante, apesar de, durante a leitura, já imaginar o q tinha ocorrido com Charlie....

    Roger Rezende Ribeiro Santos
    roger.rezende@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Emmanuel Fernandes Silva
    emmanuelarackar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Super participando!
    Bjão
    Ana Lima
    jornalista.analima@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. Solange Maria Brant
    solange.brant@trt12.jus.br

    ResponderExcluir
  39. Que legal, achei muito especial o livro vir já com as suas marcações de frases preferidas!
    Beijos
    aferreiraalice@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Eu realmente amei o livro. Ele funcionou comigo rsrs Não cheguei nele com grandes expectativas mas ele mudou minha cabeça. Gostei da forma como ele e a irmã se entendiam e apoiavam quando era preciso e achei o máximo o professor dele tentar fazer ele abrir os horizontes com a leitura de livros polêmicos etc.
    Parabéns pela resenha!

    Leonardo Ribeiro
    leo_ribeiro04@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Eu gostei muito desse livro. É uma daquelas histórias que você nunca vai se esquecer. O que faz As Vantagens de Ser Invisível, um livro tão único, e tão especial, é essa simplicidade que o autor conta a história do Charlie. Adorei sua resenha!!

    erikarufo@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Confesso que há muito tempo que eu quero ler esse livro. Eu me encontrei várias vezes querendo assistir o filme baseado nele, porém só assisto filmes baseados em livros, depois de ler o livro. A sinopse é legal, mas a sua resenha ficou ainda melhor. Minha vontade de le-lo só aumentou! rrs

    Vitoria Bastos
    vi15karine@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Eu amei muito o livro, melhor do que o filme. O filme só resgatou o drama do livro e modificou algumas frases que me deixou bastante decepcionado.

    Emmanuel Fernandes Silva
    emmanuelarackar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Estou doida por esse livro! Espero ganhar... :D

    Leticia Maria
    123lmgf@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Brenda Luchesi - brendinhalac@gmail.com ou brendinha_luh_a@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. sueli souza. angelsueli@hotmail.com esse livro pela resenha é otimo.

    ResponderExcluir
  47. Eu quero ler!!!!
    sv.j.m@hotmail.com
    Maria José Vieira

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor