quarta-feira, 23 de abril de 2014

Resenha: Escola de um destino - de Sidney Santborg

Ola turminha, tudo certinho?

Hoje farei uma resenha de um livro fininho em seu aspecto, no entanto, grandioso por sua qualidade e ensinamento. Recebi, no meado de 2013 o livro "Escola de um destino" diretamente das mãos do seu criador, o autor Sidney Santborg para ler e resenhar pra vocês. Conheça...


Escola de um Destino
Sidney Santborg

Sinopse:
Com o livro Escola de um Destino, o leitor ganha combustível para buscar a realização de seus sonhos e enfrentar os percalços apresentados no decorrer da vida. Em um universo de poucas oportunidades, o esforço e dedicação os levam a uma realidade até então apenas vista pela televisão. Mas será que esse novo mundo pode modifi cá-los? Será que as más in fluências podem corromper aqueles que têm uma meta na vida? O início é duro, sair do convívio da família e da cidade para estudar em uma grande escola, onde todos os dias se faz necessário uma prova de força de vontade, superação e comprometimento com o estudo, pois os fracos se deixam levar... Mergulhando em abismos que os afastam do sonho e do foco principal.

Resenha:

Foi uma grande surpresa, constatar que se trata de um livro que nos dá tantos exemplos e nos abre os olhos para as opções que temos pela jornada que chamamos de vida.

Conhecemos Antônio, Marcos, João Paulo e José Pedro, quatro amigos do sertão, com o mesmo sonho. Alforriar sua família de uma vida miserável, conquistar seus lugares ao sol, ser "alguém" na vida e dar orgulho aos seus pais. Ou seja, quatro nordestinos almejando uma melhor condição de vida para si e seus familiares. Foi através de um anuncio na internet que os jovens tiveram ciência de vagas em uma grande escola profissionalizante na cidade do Rio de Janeiro, a instituição oferecia alojamentos, bolsa-escolar para ajudá-los no dia-a dia e os alunos que se formassem seriam direcionados as vagas em grandes empresas.
Obstinados, os quatro seguem viagem para  a cidade maravilhosa, a terra dos sonhos de todos os nordestinos, a grande metrópole que oferece melhores condições para gente de todo o Brasil. Só que ao chegar no Rio, já na rodoviária, encontraram dificuldades para chegar ao endereço da escola, perceberam que as pessoas eram hostis e não os ajudavam quando lhes eram solicitados. Mesmo após serem assaltados, ninguém os auxiliou.


Deram o seu "jeito" e chegaram ao instituto, lá tornaram a encontrar nas pessoas a hostilidade, picaretagem e o descaso. Sempre havia alunos querendo ludibriar os "migrantes" nordestinos, a fim de levar toda a grana que lhes restavam. 

Além de nordestinos, os meninos eram negros, reforçando ainda mais o preconceito e o racismo que era visível nas atitudes dos demais alunos, cometiam bulling sem pensar nas consequências. Até que surgisse um novo alvo e eles caíssem em esquecimento.

Aliás, a escola funcionava próximo a uma favela (nada contra) e viviam rodeados por bandidos em constante tiroteio com a policia e outras facções e a todo momento tentavam invadir o recinto a fim de usar como esconderijo e rota de fuga, sem falar na venda descarada de drogas entre os alunos viciados.

Claro que na escola também estudavam pessoas boas, pessoas do bem, que se fizeram presentes e ofereceram suas amizades aos novatos, foi dentre essas pessoas que Antônio e Marcos encontraram seu primeiro amor e o viveu intensamente.
“Marcos estava vivendo uma paixão, estava completamente entregue a um amor que ninguém poderia imaginar que pudesse existir em um lugar onde coisas ruins aconteciam cada vez mais.”
No auge da jornada dos quatro amigos, a corda que os une começa a arrebentar e as brigas ficam frequentes a ponto afastarem-se um do outro. Novos acontecimentos muda a trajetória de Antônio, Marcos, João Paulo e José Pedro. Atitudes erradas e decisões certas, leva cada qual a destinos jamais imaginados.

Eles conhece a descriminação, a violência, as drogas, a fraqueza, a redenção, o perdão, o amor e a vitoria. Qual será o destino dos jovens? 

Impressões:

A leitura flui rápida, além do livro ser bem fininho, apenas 80 páginas, tem uma linguagem bem contemporânea, o autor explora bastante o universo dos jovens alunos e seus conflitos, decisões e descobertas.

Os personagens são bem diferentes um do outro, cada um tem uma personalidade e uma forma de lidar com seus problemas, mas, uma coisa temos que admitir, são unidos até o fim, vieram juntos da sua terra natal e mantiveram-se juntos até o desfecho da história. Mesmo sob conflitos e brigas, sempre estavam ligados um ao outro.

Em um pais repleto de pessoas que lutam, sonham por algo melhor e manisfestam sua indignação e seus sonhos, podemos encontrar também àqueles que simplesmente declinam, desistem e muda o rumo de suas historias e até envolvem terceiros prejudicando-os com seus atos.

Tive a impressão de que o autor estava narrando uns "causos" pela descontração ao descrever as situações vividas pelos personagens. Ele extraiu da realidade de muitos que vem de outros estados em busca melhores condições de vida, o sofrimento dos primeiros dias, a luta, o descaso, a corrupção, as drogas, o sexo inseguro, o primeiro amor, a queda, a ascensão, a vitória, para criar um livro que tem um sugestivo apelo de nos abrir os olhos, a fim de termos mais cuidado com nossas escolhas e de nossos filhos. 

Eu, também sou nordestina, sou de Pernambuco e vim com meus pais para a cidade maravilhosa em busca de maiores oportunidades, eles queriam dar uma vida melhor para os filhos, um casal que apostou na sorte e de certa forma venceu. Me sinto exemplo, quase que uma personagem do livro, sendo que, conquistei parte de sonhos, ainda  tenho muito que conquistar, muito que batalhar e somente eu, poderei traçar o meu destino.

Aconselho este livro para fins de ensino em escolas, pois transmite reflexões e bons ensinamentos, já que envolve o cotidiano de alunos e a realidade brasileira, àquela realidade que muitas vezes não vivemos, mas sabemos que existe, mesmo porque o livro é fino e estimula a leitura até dos menos interessados. Abrir os olhos de nossos filhos e orientá-los é o mínimo que podemos fazer e Sidney Santborg transmitiu tudo isso em 80 singelas páginas.

Parabéns ao autor.

10 comentários:

  1. Obrigado Ni!!! Fiquei muito feliz com a resenha. pois você conseguiu extrair a verdadeira essência do livro. Parabéns! Bjs! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é o único culpado!! hahaha
      Adorei o livro e toda a temática, reforço que ele deve ser lido principalmente em escolas.
      Parabéns!

      Excluir
    2. Você é o único culpado!! hahaha
      Adorei o livro e toda a temática, reforço que ele deve ser lido principalmente em escolas.
      Parabéns!

      Excluir
  2. Olá Ni,
    adorei a resenha. O livro fala de um tema bem polêmico e atual. E me deixou intrigada em como o autor deve tê-lo abordado no livro.
    vou coloca-lo na minha listinha de livros que quero ler.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. querida Ni, não sou nordestino, aliás, sou sul-matogrossense criado em sampa. nem tenho muito das raízes que todos o têm. mas há situações que são universais - sofrimento, sexo, amor, vitória. não importa o lugar. e quando nos deparamos com algo assim e nos identificamos, então é justo propagarmos. bela dica para se utilizar nas escolas. ótima resenha como sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que concordar Rodolfo, o livro aborda pessoas que vem do norte em busca de oportunidades, no entanto, isso acontece em todos os cantos do mundo. É sofrido e duro a jornada de um migrante, mas, é prazeroso quando o objetivo é alcançado.
      Obrigada pelo comentário.
      Ni

      Excluir
  4. Oi Ni, que bela resenha amiga.
    Realmente vivemos tempos conturbados, e este livro, tem uma temática bem atual.
    Que bom que gostou do livro e pode tirar dele, alguns ensinamentos.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Caraca Nizete você é arretada mesmo, que resenha maravilhosa, eu já li "Escola De Um Destino" e amei achei que o Sidney disse tudo em tão poucas palavras.
    Parabéns pra você e o querido Sidney Santborg.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Olá querida!
    Ficou excelente sua resenha, eu já tenho o meu exemplar aqui, falta só começar a ler. Mas em breve eu assim farei. :)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao autor e me parece um excelente livro com um conteúdo primordial para ser tema nas escolas.
    Ótimo resenha Nizete onde soube tirar de poucas páginas um conteúdo de grande valor.


    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor