domingo, 9 de março de 2014

Resenha - O pacto - Jodi Picoult

Apresento-lhes:

O pacto 
Jodi Picoult
Editora: Planeta
ISBN: 9788576652762
Páginas: 400


Sinopse 
Um romance arrebatador, que hipnotiza o leitor da primeira à última página. 
A consagrada Jodi Picoult narra a história do casal Emily Gold e Chris Harte, que se conhecia desde o primeiro dia de vida. A amizade das duas famílias parecia ser das coisas mais sólidas do mundo. Ninguém se surpreendeu quando os dois começaram a namorar. Pareciam ter nascido um para o outro. Mas tudo desmoronou numa madrugada, quando Emily morreu com um tiro na cabeça bem ao lado de Chris, encontrado desmaiado pela polícia. Assassinato? O menino garante que havia um pacto de suicídio entre ele e a namorada. Ambos deveriam ter morrido naquela noite. Alguém falhou. Onde está a verdade?

Resenha

Não sei se conseguirei expressar em palavras a intensidade que senti ao ler esta obra, então vou tentar...

O livro é narrado em terceira pessoa e Jodi mesmo assim consegue nos passar a história com tanta intensidade de sentimentos como uma narrativa em primeira pessoa e ainda assim com a visão global da trama, narrado com capítulos alternados entre presente e passado faz o leitor se envolver gradativamente e na medida certa.

A trama nos conta a história de Emily Gold e Chris Harte que fizeram um pacto de suicídio, porém Chris sobreviveu com apenas um corte na cabeça e a polícia acredita se tratar d um homicídio e todas as provas apontam para Chris como assassino. 

A história de Emily e Chris é muito intensa, eles têm apenas 3 meses de diferença de idade e se conhecem desde sempre, como seus pais eram muito amigos e vizinhos.Eles eram inseparáveis, como irmãos, porém com o tempo Chris começou a ver Emily com outros olhos e começaram a namorar, o que a família de ambos já esperava. 

Com o passar dos capítulos iremos acompanhar a vida dos dois, a intensidade do sentimento deles e principalmente de Emily, não tem como não se emocionar com seu sofrimento e que ela guarda só para si. 
"-Espere!-Gritou Emily. As palavras estavam molhadas de lágrimas, mas ela levantou o queixo e cruzou os braços tentando parar de tremer.- Eu, hum, estou com um problema. Terminei o namoro,sabe? Estou muito chateada, então queria falar com o meu melhor amigo - disse, engolindo em seco e olhando para a terra escura. -O problema é que os dois são você." 
"-Eu amo você desde, bom, puxa, amo você minha vida inteira. A unica novidade para mim é a parte do desejar. -Ele tocou na testa de Emily com o polegar. - Querer não é a mesma coisa que amar, ma pode muito bem ser, pelo menos para mim."
"Quando amamos uma pessoa, colocamos as necessidades dela acima das nossas."
"-Nós nascemos um para o outro. Tem gente que passa a vida toda procurando uma pessoa e eu tive a sorte de tê-la sempre"
Esse livro me fez pensar o quanto as mães não conhecem nada de seus filhos adolescentes e isso pode ser muito perigoso e até que ponto um filho pode ir para não decepcionar uma mãe. Todos os pais deveriam ler esse livro e tentar compreender e participar mais do mundo de seus filhos adolescentes. 

Essa história é triste e marcante, me deixou com depressão pós livro e com certeza vai ficar guardada no meu coração. Este é o segundo que leio da autora o que já me fez virar sua fã. 

Recomendo a leitura aos amantes de drama, pais e adolescentes.


Adicione no skoob: http://www.skoob.com.br/livro/853/


7 comentários:

  1. Parabéns pela resenha ,esta na minha lista de desejados emocionante demais

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani, o nome da autora não me é estranho, acho que já li algo dela, mas não lembro. Em relação a este livro gostei do enredo, fico me imaginando quando meus filhos forem adolescentes, e confesso tenho meus receios.
    Bjs< Rose.

    ResponderExcluir
  3. Oi Danielle, tudo bem?
    Não conhecia o livro e achei a proposta bem interessante.
    Parabéns pela resenha!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  4. Olá Danielle!
    Não conhecia o livro, mas, vocês resenhistas estão afinadíssimos nas apresentações.
    Gostei da história e da resenha.
    Já de olho nele.
    Kazumi

    ResponderExcluir
  5. Boa indicação Dani! Muito interessante, vale a pena conferir depois de ler sua resenha.
    Parabéns
    K37V1N

    ResponderExcluir
  6. Este livro ficou marcado na minha vida desde quando eu o li, à 2 anos atrás.
    Fiquei impressionada e atordoada durante toda a trama.
    Dizem que quando achamos um livro Alpha não liberamos o nome dele tão fácil,
    mas ele é incrível e ficaria feliz em saber que outras pessoas o leram e gostaram.
    Boa leitura Clgs! :')

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor