domingo, 9 de fevereiro de 2014

Resenha: Enfeitiçadas - de Jessica Spotswood

Olá caros leitores!
Hoje quero falar de um livro que me foi cedido para resenhar pela Editora Arqueiro junto com um lindo chapéu de bruxa! Tive o prazer de ler, amar e agora vou falar um pouco dele pra vocês. ENFEITIÇADAS é o primeiro livro da trilogia "As Crônicas das irmãs Bruxas", da autora americana Jessica Spotswood.  É uma obra bastante agradável que vai engrandecendo a cada capítulo, deixando a entender que será uma série de tirar o fôlego. Tem 264 páginas em papel creme e distribuído em 21 capítulos com uma diagramação linda!
Posso antes de mais nada confessar pra vocês... Era tudo que eu esperava e sinto que vem maravilhas pela frente!

Enfeitiçadas - As Crônicas das Irmãs Bruxas - Livro 01 
Jessica Spotswood
Sinopse:

Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?
Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.

Resenha:

Já estava escrito em uma profecia  "Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer [...] Terá o poder suficiente para mudar o rumo da história [...]"

E assim se fez, nasce em Catham, uma pacata cidade próximo a Nova Londres, as três irmãs bruxas da família Cahiil, Catherine atualmente com 16 anos, Maura com 14 anos e Teresa com 12 anos, todas apresentavam o dom da magia, visto como ato de bruxaria, e se descobertas, seriam caçadas pela "Fraternidade" e eliminadas sem dó nem piedade, na melhor das hipóteses seriam trancafiadas no hospício em Harwood ou prestariam serviços em locais repugnantes. 

A Fraternidade era  liderada pelo severo Irmão Ishida, um homem frio e desumano que não pensava duas vezes antes de acusar injustamente qualquer jovem afim de conquistar o respeito da comunidade através do terror psicológico e atos extremamente cruéis. Mulheres eram vistas como submissas aos homens, sem direito a prazer algum, tinham apenas que seguir algumas regras impostas pela Fraternidade para viverem livres de ameaças tais como: Obedecer a Fraternidade, obedecer aos pais e obedecer ao marido. Para a época isso era até normal, mas, as  bruxas já nascem livres, esta é a sua natureza, no entanto, a dificuldade de seguir uma regra, é que as faz questionar e transgredi-la, como consequência são descobertas e o pior vem em seguida. 

Cate ainda nova no leito de morte de sua mãe, prometeu que cuidaria de suas irmãs e faria de tudo para manter em segredo as suas condições, até mesmo de seu pai. Tudo para protegê-las das crueldades dos Irmãos e do povo da cidade. É uma tarefa difícil já que suas irmãs sentem-se presas as regras da Fraternidade, querem liberdade para ir e vir, ler todos os livros que desejarem, rir, gargalhar, ser crianças! Mas, esse tipo de atitude não era apropriado para "boas meninas", um pequeno gesto de alegria era considerado uma atitude impura, motivo para severos castigos e elas já estavam sendo vistas como excêntricas devido ao jeito isolado e a apreciação pela leitura. Isso era um sinal de perigo, Cate temia por suas irmãs, já que os Irmãos estavam sempre a espreita, observando os passos de cada jovem e criança a fim de encontrar um único vestígio de magia e qualquer deslise das irmãs rebeldes seria o fim.

O Pai, após a morte da amada esposa, para não desabar passou a dedicar-se mais no trabalho e passa mais tempo viajando do que em casa, de alguma forma afastava-se cada vez mais de suas filhas. Com isso, a tarefa de administrar a casa, passou a ser apenas da jovem Cate. No entanto, como norma da Fraternidade, toda jovem antes de completar seus 17 anos, teria que anunciar na cerimonia da Igreja sua intenção de casar-se ou juntar-se a irmandade. Em ambos os casos, Cate teria que se afastar de suas irmãs, quebrando assim a promessa que fizera a sua mãe. Era desesperador essa hipótese, Cate estava entre a cruz e a espada.

Para que as irmãs não ficassem sozinhas após a escolha de Cate, o Pai contrata uma governanta para cuidar da meninas. Agora as irmãs viveriam um novo desafio, teriam que ser mais cautelosas e se comportarem como jovens "normais". Cate não aceitava a intrusa em seu lar, alguma coisa tinha de estranho nisso tudo, suas vidas mudariam radicalmente a partir desta presença indesejável.

Novas descobertas, segredos cada vez mais desvendados, o amor, a dúvida, amigos inesperados, mascaras caindo, muitas reviravoltas aconteceria a partir dessa nova fase de suas vidas, o triste legado que sua mãe deixou seria o motivo para atrair novos ou antigos amigos e também muitos inimigos. Mas, foi  a partir do diário de sua mãe que Cate descobriu parte de uma verdade de seus destinos, a profecia do Oráculo de Perséfone. 
Uma maldição
Uma missão
Um destino
Morte ou Salvação 
"Vocês serão caçadas por aqueles que as usariam para seus propósitos pessoais. Precisa ter muito cuidado. Não podem, confiar seus segredos a ninguém"

Impressões:

Uau! Que satisfação concluir uma leitura tão, tão, tão maravilhosa!
Enfeitiçadas tem uma história bem construída, personagens cativantes, você odeia uns e amam outros de acordo com suas qualidades e defeitos. Foi sabiamente intencional e de forma fascinante. O vilão, ou "os vilões", são de arrancar os cabelos de tão perfeitos, você os odeia tanto quanto a protagonista. Os mocinhos ou mocinhas, cada qual tem personalidades fortes, envolventes e decididos. Jessica acertou em cheio, o livro é mágico, enfeitiça mesmo!

Adorei Cate, a irmã mais velha que zela por suas irmãs pré-adolescentes e que vive um dilema do qual nós leitores tentamos "inutilmente" ajudá-la, dando palpites para si mesmos...rsrs. Aliás, o livro é narrado por ela. Admirei Maura e sua rebeldia quanto a seguir "regras", ela apimenta a história com seu jeito esquentadinha de ser. E Tess, uma mocinha inteligente e sonhadora, tão inocente... nos passa a perna no final do livro. Adorei ela! 
"[...] Ele não devia estar aqui. Não devia descobrir assim. O momento se estende entre nós, interminável. Não posso mais mentir para ele. — Eu sou uma bruxa.”
Finn... o inesperado, fofo, gentil, discreto e inteligente. Mudou deliciosamente o rumo da história. Enfim, como eu disse, você irá se apaixonar e odiar as pessoas certas no momento certo, muitos deles irão surgir para dar mais impacto a trama. 
No desenrolar ou, no enrolar da historia, eu  fiquei aflita, e o desfecho me deixou de queixo caído.

A Editora Arqueiro mais uma vez deu seu carinhoso toque na produção do livro. A capa maravilhosa, a diagramação perfeita, cada capítulo inicia-se com uma ornamentação linda e a fonte adequada para os leitores compulsivos, como eu. Nota 100000000...!!

Um livro que fala de amor entre irmãs, desabrochar do amor, responsabilidades, decisões, sacrifícios e claro, bruxaria!!
Louca, desesperada para ler a continuação que será lançada breve.
Prevejo que os próximos volumes serão frenéticos, cheio de desavenças e mais romance! Ou seja, segurem-se, "As Crônicas das irmãs Bruxas" vai te prender como um feitiço!!

Um livro indicadíssimo para os amantes de romance e fantasia, principalmente aos adoradores de bruxarias! ^^ 

9 comentários:

  1. Oi :)

    Esse livro está na minha meta desse ano. Lerei no máximo até Abril. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fascinado por bruxas, fascinado pela resenha, fascinado pela historia, louco pelo livro.
    Gostei demais.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Oi Ni!! Menina vc tem o dom de me fazer ficar querendo um livro desesperadamente Rsrsrsrs Li a resenha às 3:30 da manhã e já fui direto pesquisar os preços kkkkk
    Amo livros que falam sobre amor proibido, e se envolve magia e/ou fantasia, eu amo mais ainda. A minha tristeza é a espera por sequencia :( isso me deixa angustiada. Mas a minha ansiedade depois dessa resenha mágica me venceu. #partiucomprarenfeitiçadas

    Bjinhos da Sil <3

    ResponderExcluir
  4. Nossa fiquei sem fôlego só de ler sua resenha.
    Já estava interessada no livro quando vi a capa, mas agora depois de ler o conteúdo, fiquei maia interessada ainda..
    Parabéns pela resenha.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ni, que resenha ... Me deixou sem fôlego...
    Estou doida por este livro.
    Assim que possível irei comprar para conferir esta história que parece ser arrepiante e envolvente. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi
    O meu livro chegou semana passada e estou ansiosa para começar a leitura dele, parece ser um livro bem legal, gosto do tema que envolvem bruxas e magias.
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  7. Oi Nizete, tudo bem?
    essa capa foi a primeira coisa que chamou minha atenção, não é linda? Depois falou em bruxas, adoro. maldição, feitiços, profecias? Já estou completamente apaixonada pela história.
    E achei criativo o enredo, crianças que não podem rir, ser felizes, ler livros? nossa, que lugar horrível é esse???
    Nem li esse livro e também já quero a continuação.
    Adorei a resenha!!!!
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://www.cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Ni!
    Adorei a capa, a trama e a impressionante resenha! Você sempre me pegando pelo pé.
    Gosto de toda a magia que essas história possui, e quando tem bruxas, fica fascinante!
    Adicionado no skoob.
    linda resenha.
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Boa noite!
    Novamente aqui pra elogiar a Editora Arqueiro por livros tão empolgantes. Veja só o resultados de belas obras. Maravilhosas resenhas! Novamente Nizete, você me prendeu na teia da curiosidade. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor