domingo, 23 de fevereiro de 2014

Resenha: Albertine - de Décio Gomes


"Fiquei TENSA de tão INTENSO e ASSUSTADA de tão KING."
Cia do Leitor

Demorei quase 1 ano pra iniciar a leitura de "ALBERTINE" livro gentilmente doado pelo autor estreante Décio Gomes, não por falta de interesse, jamais! Foi por conta de uma vasta lista de livros que possuo e tento seguir pela ordem de aquisição, no entanto, pra minha surpresa, deparei com uma obra estupenda! Décio pode até ser novo no meio literário, mas, sua escrita e sua imaginação não têm nada de um escritor estreante. Não perde pra ninguém.

Albertine
Décio Gomes
Editora Schoba
326 páginas


Sinopse: Albertine conta a história de um jovem casal apaixonado que, após tragédias familiares e infortúnios do destino, realiza o sonho do casamento. Sua nova moradia seria uma gigantesca e lúgubre mansão herdada por Jeremy, descoberta por acaso dentre os documentos ocultos pela tirania de seu pai. Uma construção antiga, repleta de histórias e segredos. Na nova moradia, junto dos criados e de Rosa, a fiel governanta que cuidara do rapaz desde a morte de sua mãe, o casal passa a descobrir que a herança de Jeremy ia muito além daquela grande casa. Havia algo muito maior: algo que colocaria não só o amor dos dois, mas também a vida de Albertine em um perigo mortal e irremediável. Cada uma das páginas de Albertine revela uma história cativante e ao mesmo tempo assustadora. Uma nova visão sobre a angustiante relação entre o amor e a morte o espera neste empolgante romance de estréia do autor Décio Gomes.

"Por onde seguir quando o amor e a morte cruzam o mesmo caminho?"

RESENHA

O livro foi publicado pela editora Schoba, tem 326 páginas, em papel creme com a fonte de um tamanho muito agradável aos nossos olhos, tudo para deixar o leitor bem à vontade, agradabilíssimo. E a capa... nossa, belíssima obra de arte!

O inicio do livro gira em torno das crianças Albertine e Jeremy, pequenos amigos e vizinhos, que já demonstravam uma afinidade especial um pelo outro, tornam-se inseparáveis e uma amizade, até então, inabalável. Já na adolescência Albertine vivia feliz com seus pais, em uma rotina de aulas de piano e religião com o padre Julian, sua família era muito religiosa ao contrário de seu amigo. Mas, uma fatalidade provou que estavam enganados quanto a amizade inseparável, Jeremy, muito contrariado viu sua melhor e única amiga sair de sua vida, ela teria que viver longe de sua terra natal, mas, com promessas de um retorno.

Solitário, Jeremy amadurece com a ajuda de sua babá, Rosa, também governanta da Mansão, torna-se um rapaz brilhante em sua sabedoria, passando a auxiliar seu pai, Joseph, no escritório na cidade. Não se parecia em nada com o jovem Jeremy de anos atrás. Achava sua vida monótona e não fizera amizades com mais ninguém. Desde então, sua rotina resumia-se de trabalho e casa. Sem Albertine, tudo era frio e vazio para o pobre rapaz. 

Joseph, um magnata, proprietário de várias terras e casas na cidade. Conquistou sua fortuna vivendo de empreendimentos imobiliários, tornou-se ambicioso e insensível. Depois da morte de Dianne, sua esposa, deixou a administração da empresa nas mãos de Jeremy, para viver uma vida leviana, viajando e gastando o dinheiro que havia conquistado com jogos e mulheres, distanciando cada vez mais do filho e de suas responsabilidades. 

Financeiramente, viviam bem, porém o relacionamento entre pai e filho era um fiasco. Existia uma tirania por trás das ausências de Joseph, um prazer sádico de fazer seu filho sentir-se rejeitado. Não lhe faltava nada material, mas, não podia dizer o mesmo sobre afeto, carinho e amor. Esse papel foi atribuído à Rosa, desde a morte de sua mãe. Aliás, uma morte inexplicável, cheia de mistérios e respostas não compreendidas, totalmente vago.

É quando Jeremy descobre ser herdeiro da “Mansão Ridell” localizado no meio da floresta. Nunca tivera conhecimento de sua existência, curioso, precisava descobrir o porquê, precisava conhecer a mansão. E assim se fez. Jeremy fica maravilhado com o tamanho da propriedade e beleza da mansão abandonada por tantos anos. Lá seria sua nova morada, junto com sua amada Abertine. 

E com isso, Albertine teria a missão de desvendar todo o mistério em torno da vida de Jeremy, mas, pra isso ela teria que ser muito corajosa e astuciosa, pois, o mal estava a espreita, vigiando seus passos e colocando todos em extremo perigo. Estaria Albertine pisando em terreno desconhecido, entre o real e o sobrenatural? Estaria disposta a enfrentar tudo em nome do amor por Jeremy? 

Lá seria o inicio e o fim de um sonho..

No meio do livro as coisas mudam e o calafrio domina o nosso corpo, o estomago contrai e o coração acelera a cada folhear das páginas até o final. Aos poucos, vamos conhecendo a verdadeira história da mansão Ridell, conhecendo o passado de cada personagem e a influência com seus atuais moradores numa mansão amaldiçoada.


Impressões
Tenso e intenso.

Todo o clima épico na Mansão detalhadamente descrita é fantástica! Fazemos um verdadeiro tour nela e nos sentimos íntimos ao ambiente principal da história, a ponto de sentirmos dentro dela, como um verdadeiro espectador, até mesmo como uma assombração rondando quietos na vida dos personagens!!

A participação do misterioso Padre Julian é arrancar os cabelos, um homem cheio de mistérios e que terá uma jornada fabulosa na vida dos protagonistas. Ele nos surpreende a cada aparição.

Vivi momentos de adrenalina, pois, conforme os segredos vão sendo desvendados, vamos cada vez mais puxando o lençol até a cabeça, arregalando os olhos de aflição e ansiedade, dando espasmos a cada susto. Mas, nem assim, consegui largar o livro, é viciante!

Décio Gomes nos dá uma forte dose de terror nas veias, estou surpresa e muito satisfeita com o resultado. Narrativa impecável, trama inteligente e personagens carismáticos, não têm como deixar de nos envolver nesse romance sobrenatural.

Ele tem uma linguagem rica, expressiva e cheia de detalhes, é como assistir um filme clássico, dos anos 20 ou 30 com toda a perfeição da época. Não esqueceu de mencionar nenhum detalhe do período, século XIX. Seus hábitos, costumes, etiquetas, nada deixou escapar. Foi tão detalhista e convicto no que escreveu que nos convenceu de estar lendo algo real.

Adoradores dos livros de Hichcok mesclado com Edgar Allan Poe e Stephen King, vão apreciar em demasia esta obra, sem dúvidas alguma, estou extremamente impressionada! 

Muito, muito indicado. 

Parabéns Décio, ansiosa pela continuação, que promete!!

Novidades

A boa nova é que: Albertine já tem sua continuação "Minueto da Madrugada" em formato E-book, estou rezando pra publicarem logo no formato impresso, pois, desejo muito ler a continuação.

Maaaas, enquanto a gente espera o "Minueto da Madrugada", a pedidos dos leitores, Décio Gomes irá nos presentear em março com um livro que falará do misterioso padre Julian e sua jornada antes do livro Albertine.


Siga a página do livro: https://www.facebook.com/albertineolivro
Adicione no Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/232594
http://www.skoob.com.br/livro/376399
Boa leitura!

11 comentários:

  1. Que resenha maravilhosa, Ni! Valeu toda a espera. Fiquei muito feliz!

    ResponderExcluir
  2. Oi,Ni!
    Nossa ! Que livro!
    Infelizmente não conhecia o trabalho do autor que me pareceu de fato espetacular. Espero ter a oportunidade de conhecer o seu trabalho um dia.
    Parabéns pela resenha, flor! Simplesmente show!

    Zilda Peixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. este é um daqueles livros que me encantam pela capa - belíssima! fiquei enamorado por ele por um tempão e por alguma razão que desconheço nos separamos, rs. então, após resenha belíssima como essa o jeito é procurá-lo novamente, insistentemente. dica mais que valiosa!

    ResponderExcluir
  4. Acredita que eu ainda não li um livro nacional com essa pegada terror? Adorei a dica, foi muito bem vinda!!!!

    ResponderExcluir
  5. Bem legal sua resenha Ni!! Não conhecia mesmo o livro e a temática me agradou muitooooo,quero saber o que acontece nessa mansão...

    bjsss

    Bianca

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Nizete, tudo bem?
    Nossa, sempre que tiver mais dessas resenhas, me avise que eu venho correndo. Que livro é esse? Parece que foi feito ara mim. Começando, adorei a capa. Depois ao conhecer a história, me vi no meio dessa mansão, a noite, com o coração disparado seguindo Albertine!!!
    Adorei!!!!!!
    Sucesso para o autor.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi,

    amei a resenha! Já tinha ouvido falar do livro, aqui no blog mesmo se não me engano, mas foi essa resenha que me deixou louca para lê-lo! O livro parece ser mesmo muito bom!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Menina que foi isso? Arrepiou!
    Cheguei a arregalar os olhos conforme lia sua resenha. Se tem uma dose de Stephen King, tudo fica perfeito. Parabéns ao autor por conseguir essa proeza em um país onde o autor nacional é tão discriminado na própria casa. Claro que vou ler!!
    Fantástica resenha, me prendeu.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Fabuloso! Fascinante! Fantástico!
    Sem palavras, só direi que vou ter esse livro de qualquer jeito!
    Wou!

    ResponderExcluir
  10. Disponibilize a letra da paródia Asa Branca - trabalho infantil não é coisa de criança.

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor