quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Resenha: "História do Mundo Sem as Partes Chatas" - Dave Rear


 "História do Mundo Sem as Partes Chatas"
Autor: Dave Rear
Editora: Cultrix
Páginas: 264

Sinopse: “Tudo o que você precisa saber desde o Big Bang até Barack Obama, passando pelos bizantinos, pela Peste Negra, pelas duas Guerras Mundiais e conflitos no Oriente Médio, tudo condensado em pequenos capítulos para que você possa finalmente reconstituir todas as diferentes partes da História e entender o que provocou o caos em que vivemos hoje. O autor conta tudo isso de uma forma leve, irônica e divertida. A obra reaviva a sua memória, expande os seus conhecimentos e promete boas risadas”.

Resenha:

“Como se já não estivesse suficientemente superpovoada, a África se viu assediada por dezenas de cantores famosos, que olhavam tristemente para as pobres crianças famintas da Etiópia antes de prosseguir, atormentando-as com canções para o Natal.”

Começando do Big Bang, passando por toda a evolução humana e o surgimento e desenvolvimento das sociedades até chegar aos dias atuais o livro “História do mundo sem as partes chatas” consegue prender a atenção e o interesse do leitor a cada página. O autor trabalhou numa linguagem mais jovial e acessível e investiu num ar cômico-irônico constante para trazer uma leveza ao texto nunca visto nos livros de história.

Na verdade o livro traz resumos dos principais acontecimentos do nosso planeta e, assim, consegue abarcar em suas 264 páginas tudo o que você precisa saber para estar atualizado a respeito de sua própria história e, de quebra, rir um pouco.

“Napoleão mostrou ideais democráticos realizando um plebiscito: As pessoas poderiam votar ‘sim’ se quisessem Napoleão como ditador, ou ‘não’ se preferissem ser torturadas.”

 Tramas, assassinatos, guerras, descobertas, tudo o que o ser humano é capaz de fazer para o bem e para o mal foi exposto de forma sincera, porém o peso foi retirado pela escrita divertida e pelos comentários sarcásticos.

Análise:

Esse é o primeiro livro do professor Dave Rear, formado em História e especializado em Linguística. Acredito que tenha sido escrito não com uma finalidade didática em si, mas com a finalidade de revisar conhecimento. O livro não é um livro fácil e, devido ao seu conteúdo resumido e suas piadas inteligentes, o livro é dirigido para o público adulto, já que é necessário já possuir algum conhecimento histórico para compreendê-lo perfeitamente e divisar bem o que é informação real do que é mera brincadeira.

Particularmente achei a capa do livro de boa qualidade física, mas simples, poderia ter sido melhor trabalhada, porém o principal, que é o conteúdo, não deixa a desejar. O livro é dividido em 10 partes e é impresso em folhas creme em alta qualidade, cheio de ilustrações bastante divertidas.

Embora esteja feliz com a tradução desse livro para o nosso idioma, acredito que se o tivesse lido em inglês o acharia ainda mais engraçado, já que muitas coisas perdem um pouco o sentido quando traduzidas. A piada dos jardins suspensos, por exemplo, e a relação com os enforcamentos acontecidos na Babilônia através da palavra “hanged”, no inglês não precisaria da explicação através da nota do tradutor. Mas, não se pode ter tudo.

Classifico esse livro como excelente e indico a todos os buscadores de conhecimento que também gostam de se divertir nas horas vagas, porque de livros sérios nossas estantes já estão cheias. Indico também como um bom presente para estudantes de história. No entanto não indico para crianças e adolescentes que ainda não tenham conhecimento sobre história, já que muita coisa no livro que foi escrita ironicamente pode ser tomado como verdade.


Deguste do primeiro capítulo


4 comentários:

  1. realmente a capa deixa um pouco a desejar, mas sou fascinado por livros assim, história condensada, é como os almanaques de antigamente, nos dá um norte para que se quisermos possamos pesquisar mais a fundo. gosto demais!

    ResponderExcluir
  2. Curti muito seu blog :)
    Concordo com o Rodolfo, a capa é pouco atrativa, mas curti o primeiro capitulo :)

    Achei a escrita bem bacana!

    To te seguindo agora, me segue também? http://dialogo-unitario.blogspot.com.br/

    Beijos e Até logo

    ResponderExcluir
  3. Muito curioso com o livro depois dessa resenha. Gosto desse clima de sarcasmo e zoação, nada sério demais. E aprender história na brincadeira, tirando sarro com os protagonistas é demais!
    Já estou de olho no livro.
    Parabéns
    K37V1N

    ResponderExcluir
  4. Me diverti muito com os textos grifados e o primeiro capítulo. Pelo que vi, vale muito a pena ter esse livro.
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor