segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Resenha: Todo dia - David Levithan

Todo dia
David Levithan
Editora: Galera Record
Páginas: 279


Sinopse: “Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.”





Resenha:

Como seria acordar todas as manhãs em uma casa diferente? Com uma vida diferente? Em um corpo diferente? A, o personagem de "Todo dia" passa exatamente por essa bizarra situação. Desde que nasceu, todos os dias adormece e troca de corpo com alguém da mesma idade que more próximo ao corpo que hoje ele(a) habita.

Um outro fato interessante sobre A - ele(a) também nunca teve um sexo definido. Tudo em sua vida é novidade. Chegar e partir dos corpos alheios sem deixar vestígios de sua passagem por ali é tudo o que sabemos que ele(a) deve fazer.

Mas tudo muda quando A acorda um belo dia no corpo do jovem Justin e, sendo Justin, se apaixona perdidamente pela namorada do rapaz, Rhiannon. A partir dessa descoberta, o amor, A começa a quebrar as regras, pois mesmo acordando em corpos diferentes precisa mudar a vida das pessoas para correr de volta e reencontrar a sua amada.

Além desta corrida desenfreada para se aproximar da jovem e tentar fazer com que ela o ame, A precisa descobrir mais sobre sua condição e lutar contra uma poderosa ameaça que começa a rondar a sua vida.
Impressões adicionais:

A capa do livro é muito bem feita, com efeito de jornal, traz pessoas flutuando pelo céu com letras em alto relevo. A impressão é de ótima qualidade em papel creme. Cada capítulo é um dia, cada dia uma vida - o que faz com que a gente, na maioria das vezes, não queira que o capítulo acabe. 

Os personagens são bem complexos e muito bem construídos. A cada dia, além de contar com o drama do A e do seu amor praticamente impossível pela Rhiannon, nós somos levados a ver a vida de vários pontos de vista diferentes, por olhos diferentes. Cada corpo tem sua própria história e você vai acabar se identificando com pelo menos um deles.

Após se apaixonar, A começa a interferir na vida das pessoas que habita e um deles vai acabar trazendo um grande problema para a trama.

No meio da corrida do A atrás da Rhiannon o leitor se vê preso à história, será que ele vai conseguir parar em um só corpo? Será que o amor dele pela Rihannon vai encontrar um jeito de fazer dar certo? Por que isso acontece? É maldição? Ele morreu? São mil perguntas que só lendo pra saber.

Como ponto negativo do livro não encontrei nada relevante. Mas esse livro precisa ter uma continuação!

O site Skoob sorteia lançamentos e livros famosos praticamente todos os dias. Fica aqui também a dica para quem não conhece ou não acompanha: Faça sua conta no skoob. Minha irmã ganhou esse livro num sorteio do site, adorou e me emprestou. Eu não conhecia o autor, mas li e também me apaixonei, tanto que resolvi vir e indicar a vocês essa leitura que vale super a pena (E olhe que eu não curto romances).

Aproveite e siga o Cia do Leitor no Skoob 
E adicione esse livro às suas próximas leituras. :)

3 comentários:

  1. seu ponto de vista interessante, foi um livro que me agradou bastante. o autor escreve pra jovens, disseca as agruras de ser um adolescente e nesse quesito ele não erra a mão em momento algum. pode parecer um pouco lento no início, mas sem dúvida não deixa a desejar em seu final.
    até fiz resenha também, quem puder passe por lá - http://www.literaturadecabeca.com.br/2013/11/resenha-todo-dia-o-corpo-onde-o-amor-se.html

    ResponderExcluir
  2. Que loucura acordar cada dia com um corpo novo, eu ficaria doidinha, mas do que já sou, kkkkk
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Caramba, muito diferente e criativo! Achei interessante a forma que o protagonista vive, nos fazendo ter exatamente as emoções por você descritas. Adorei sua resenha e adorarei ler esse livro que me parece magnífico.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor