segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Resenha: A Fórmula da Vida de Adriana Igrejas

Boa, boa, boooooaaa!!

Fico tão feliz com esse momento, o de compartilhar uma obra, melhor ainda quando ela é perfeita!
Tive o prazer de ler um livro que me foi doado pela queridíssima autora Adriana Igrejas, gente, é simplesmente demais! Que livro é esse? A FÓRMULA DA VIDA.  Assim, como na obra, eu encontrei a fórmula da minha vida... quer saber como?
A Fórmula da Vida
Sinopse: O que é a vida? Qual a melhor forma de se viver? Pode alguém que perdeu tudo que era importante em sua vida ainda ser feliz? Ainda há esperança mesmo para quem viveu dor, violência, solidão? Para quem se deixou levar pelo caminho do mal? Na jornada em busca da fórmula da vida, o leitor vai experimentar muita ação, tramas, drama, con itos existenciais e romance. Vítima de um crime, Catarina Evangelista Durval atravessa a adolescência e chega à vida adulta com vários dilemas e vai precisar lutar pela sua vida e resolver todos os seus problemas antes de poder buscar novamente o amor e a felicidade. A fórmula da vida é um livro para todos os gostos. Tem um pouquinho de tudo em uma história cheia de reviravoltas e com personagens marcantes e apaixonantes, dentro de uma narrativa dinâmica e moderna. 



Resenha:

A Fórmula da Vida conta a história de Catarina Evangelista Durval, filha do renomado cientista brasileiro Jorge Durval, criador de uma fórmula milagrosa que tem o poder de despoluir as águas do planeta. Dr. Durval era um bom homem, com um bom ideal. Obviamente sua intenção era usar a fórmula para um bem maior, mas, seu sonho foi interrompido, a fórmula passou a ser alvo de pessoas gananciosas e a cobiça por ela foi o motivo de sua morte. Sr. Durval foi friamente assassinado na frente de Catarina quando tinha apenas 14 anos e para somar a crueldade, Catarina foi violentada pelos assassinos de seu pai, causando feridas que jamais seriam cicatrizadas.

Inicialmente conhecemos um pequeno resumo do que seria a tal "Formula da Vida" é bem interessante já que durante todo o livro a fórmula será mencionada e seguidamente somos apresentados a nossa protagonista Catarina, na fase pós-tragédia. Catarina possuía ainda as feridas do passado visivelmente abertas, tornou-se anti-social, arredia nos assuntos do coração, não confiava nas pessoas do sexo oposto. Os poucos que tentavam aproximar-se, eram "enxotados" pela desconfiança e insegurança. Desde a tragédia passou a viver com seu padrinho, Valério Rodrigues, que tornou-se seu tutor legal até a maioridade. Ele era estranhamente sem emoções e frio em algumas atitudes, de tal forma que fazia Catarina rebelar-se. Embora  o padastro tenha tido poucas aparições no decorrer da história, foram fundamentais para o desenrolar da trama que viria a seguir.  

Foi preciso de uma pequena fagulha, para transformar uma doce menina em um "Animal feroz". A Lei no Brasil às vezes é cruel com suas vítimas e Catarina estava disposta a agir contra isso, seu ato impensado foi motivo de uma revolução em sua vida e dos outros. 

Catarina tornou-se agressiva, com o temperamento um tanto desequilibrado, passou a agir de forma compulsiva, teve aulas de Taekwondo e Kickboxing para auto-defesa, mais tarde usou as artes marcias com o objetivo de mudar o mundo, de uma forma perigosa e nada convencional. Em consequência de seus atos, foi detida várias vezes e todas elas foi salva por seu padrinho. Recebeu diversos apelidos, tais como: "Patricinha Pitbull", "Pit Girl" e "Bad Girl", ela não levou isso como ofensa e sim, como motivação para continuar.  Entrou em tantas furadas que a tornou temida para uns e admirada por outros. Até que aos 20 anos cometeu seu ultimo deslize e teve que fugir para longe da cidade adotando o nome de Ariel, foi trabalhar em uma fazenda no Mato Grosso do Sul como Zootecnista. 

Conheceu Gregório Fragoso, veterinário e dono da fazenda, dono dos mais belos olhos, futuro dono de seu coração... A partir dessa nova fase, falar a verdade poderia levar a decepção de todos a sua volta e a mentira certamente traria terríveis consequências. Somente Catarina poderia fazer a escolha certa. Mas, antes teria que cumprir a promessa que fizera ao seu pai,a mesma que levaria Catarina a desvendar todo o mistério em torno da morte dele.

Não entrarei em detalhes, meu entusiasmo, por essa fascinante, bela, incrível história me fará dar spoiler e não quero cometer esse pecado com vocês. Falarei que o livro começa me dando a impressão de ser um drama de tirar lágrimas e surpreendentemente me levou para uma aventura eletrizante e mais uma vez sou agraciada por um romance de arrancar suspiros. Alguns acontecimentos eu até já imaginava que ocorreria, como quem era o vilão da história, mas, não me deixei abalar, fiquei até satisfeita por saber que eu estava certa! \o/  
Toda essa reviravolta me tirou o fôlego, costumo ler meus livros na condução e cheguei a xingar dentro do ônibus quando percebi que estava chegando ao meu destino e teria que fechar e guardar o livro na bolsa. >_<

A FÓRMULA DA VIDA foi publicada pela Editora Letra Capital. Foram as 432 páginas mais fascinantes que li nos últimos tempos, um livro com uma linguagem simples, porém, com uma história brilhante e rica em detalhes, os capítulos se iniciam na mesma página que terminou o anterior, a fonte é pequena e as páginas são amarelas e é narrada em terceira pessoa. Uma história de lutas e vitórias, (nos dois sentidos) de amor e ódio, de descobertas e recomeço.

A autora foi feliz por abordar um tema que alguns que passam escondem-se por trás de uma máscara da vergonha, medo e conveniência. No entanto, a personagem nos mostrou que podemos dar a volta por cima se realmente estivermos dispostos a abdicar da dor que corrói a alma e deixa feridas incuráveis (até então era o que achávamos).

Teve alguns errinhos de edição e concordância, principalmente no final, mas, não afetou em nada a leitura, a história é tão perfeita que superou as adversidades. A autora teve até a preocupação de não esquecer de comentar sobre o destino dos personagens secundários, foi muito bom saber o desfecho de cada um, todos de uma forma foram importantes na vida da personagem principal e seria um pecado esquecer deles. Adorei essa preocupação, com tudo isso, o final foi demais!!

Um livro mais que indicado, agrada todo o tipo de gosto e vale muito a pena ler. Parabéns à Adriana Igrejas que escreveu uma obra digna de aplausos e bis!


Curiosidade:

Já no consultório médico, aconteceu uma grande coincidência. Estava escrevendo o rascunho de minha resenha e veja que nome a atendente chamou... "Ariel" e ao meu lado vejo levantar um jovem, que na saída do atendimento foi abordado por essa doida que vos fala para apresentar-lhe o livro e tirar uma foto com ele. (veja a imagem) Ariel ficou entusiasmado com a obra e já anunciou que tem interesse de lê-lo.

Boa Leitura à todos!

8 comentários:

  1. Querida Ni, Fiquei estarrecido com esta resenha. Ela me fisgou e depois me chacoalhou. Ainda estou em transe. Suas palavras me transportaram pra toda dor sofrida pela personagem e pela mensagem de esperança que o final de sua resenha transmitiu. Fui correndo ao skoob e lá está o livro entre meus desejados, culpa sua. Parabéns pelas palavras entusiasmadas e acima de tudo encantadoras!

    ResponderExcluir
  2. Olá Nizete. Também tive a alegria de ler essa maravilhosa obra.
    Adquiri o livro e a amizade da professora Igrejas em um evento literário no mesmo centro cultural onde lancei PERSPICÁCIA.
    Além da estória, fiquei muito admirado como a autora coloca as frases, como utiliza de leveza e diversificação vocabular.
    Como eu disse em um pequeno comentário que fiz assim que terminei o livro. "Não deve nada aos grandes autores"

    Marco Antonio Rodrigues.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nizete,
    tudo bem?
    Nossa, quando li a sinopse, não imaginei que o livro seria tudo isso. Aos poucos, fui acompanhando sua resenha e você me contagiou com essa triste e linda história. O que a ganância não leva o homem a cometer? E o que uma pessoa ferida não é capaz de fazer?
    Sucesso para a autora!!!!
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro!!
    Beijinhos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nizete. Obrigada pelas palavras tão elogiosas! A resenha ficou maravilhosa, cheia de empolgação. Dá para perceber o seu entusiasmo logo de cara! São palavras como as suas que me motivam, que me fazem continuar. Os errinhos de edição que você mencionou já foram corrigidos e as novas remessas estão chegando perto da perfeição, ao menos gramatical. Beijos! Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Garota, você arrasou!
    Tanta empolgação e emoção em uma resenha, só podia nos deixar entusiasmados pra ler essa tão louvável obra.
    Gosto de livros com reviravoltas e senti que esse livro é recheado de muitas reviravoltas. Já anotei ele pra mim, estarei adquirindo e desejo me emocionar tanto quanto você.
    Parabéns a autora e sucesso pra todos.

    ResponderExcluir
  6. Essa é a hora que a gente arregala os olhos e diz: UAU!
    Que resenha minha querida! Foi a melhor forma de me apresentar uma obra, sem dúvidas você estava inspirada e emocionada.
    Parabéns a autora por conseguir arrancar tantas emoções, breve serei eu a provar desse gostinho.
    K37V1N

    ResponderExcluir
  7. Olá Ni,
    eu ainda não li esse livro, mas a minha parceira Aline leu e disse que é ótimo.
    Adorei a sua resenha.
    Em breve irei ler esse livro.
    Beijinhos
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Nizete, obrigado pela visita lá no Doces.
    Eu conheci a Adriana Igrejas em um dos eventos que fui no início deste ano se não estiver enganada... kkk
    Ela é muito simpática, e só de conversar com ela, podemos sentir que ela é muito inteligente também.
    Ainda não li seu livro, mas ele já está lá no meu Skoob, na lista de desejados.
    Sua resenha ficou maravilhosa amiga. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor