sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Resenha: Charada - Um enigma imposto pela vida - R. Lousa Santos

CharadaR. Lousa Santos
Editora: Garcia edizioni
N. de páginas: 140


Sinopse: Samuel, em um dia como outro qualquer, vai para a Universidade ministrar sua aula de Filosofia. Durante seu trajeto depara com uma cena que deveria ser rotineira, mas que apresentava algo diferente, especia... Um detalhe que fazia toda a diferença. Que detalhe era esse? Isso, ele não sabia dizer. Também não sabia o que a vida iria fazer para que ele descobrisse o quão importante era aquele simples detalhe.

Resenha: 

Samuel era professor de universidade, sempre tentava incentivar seus alunos, mas era justo e só passava o aluno se este realmente merecesse. Um dia como outro qualquer, a vida se mostrou esperta e em meio ao caminho ao trabalho, Samuel se deparou com um rosto, normal em meio a tantos outros, mas tinha alguma coisa naquele rosto que simplesmente não conseguiria esquecer, uma charada.

Samuel chegara aos quarenta anos sem ir para a cama com a namorada, respeitava a sua opinião, casar-se primeiro... Então, tá né!

Um dia Samuel hospedou em sua casa um amigo, pelo menos era isso o que tudo indicava, só não imaginava o problema que estava levando pra casa... Ele tinha um hobbie muito esquisito, e nunca revelou a ninguém até conhecer um aluno, mas não qualquer aluno, o tal aluno era o dono daquele rosto tão enigmático para Samuel.

Em poucos dias, um tranquilo professor universitário com uma vida basicamente boa passou para assassino, ter um caso aventureiro com um de seus alunos e virar pai. Como será que a vida de Samuel conseguiu girar 360° sem que fosse premeditado? 
Realmente sua vida era uma charada, principalmente quando não se sabe, se tudo foi real ou fruto da imaginação.

Impressões: 

Quem diria que em apenas 139 páginas teriam tantas histórias... Poxa, R. Lousa Santos conseguiu cativar o Julio e depois... snif, snif... 
O Samuel é inseguro, pensa demais, é apaixonado e gosta de ajudar, mas, na minha opinião o cara é um frouxo, que passa pela própria vida como telespectador, não acredita em Deus e é vítima de situações inusitadas justamente por não saber agir quando é preciso. Dá vontade de bater nele e naquela namorada dele também, mas, até que ela parece ser uma boa pessoa... Para quem gosta de um bom conflito, o livro está mais que recomendado.

Boa leitura!

Um comentário:

  1. A capa não me atraiu (isso é mal) pq é a primeira coisa que chama a atenção de um leitor seja na livraria física ou virtual. Porém, a história me prendeu, achei misterioso e isso é bom!
    Parabéns pela resenha Simony
    KT

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor