terça-feira, 16 de julho de 2013

Resenha: Crazy Mary de Thiago Assoni

Olá, olá, olá!!
Estava me contorcendo de ansiedade pra dividir com vocês um grande e surpreendente achado.

O Título do livro foi inspirado na música e CRAZY MARY de Pearl Jam e a letra ajudou na construção da história, porém a maior inspiração aconteceu a partir dos livros dos consagrados escritores Stephen King com A JANELA SECRETA  e seu filho, Joe Hill com A ESTRADA DA NOITE.
Thiago Assoni escreveu um eletrizante suspense de tirar o fôlego com um toque de romance e sobrenatural que chegou pra deixar a galera de cabelos em pé. Foi publicado pela Editora APED e possui 239 páginas alucinantes!

Sinopse: Descaradamente inspirados em obras de Joe Hill e Stephen King (filho e pai) e livremente inspirado na música que dá nome ao livro (originalmente cantada por Victória Williams, regravada e mais conhecida na voz de Eddie Veder do Pearl Jam), Crazy Mary mergulha na mente doentia de uma pessoa capaz de matar só para tirar um problema do caminho. Mas, quem seria essa pessoa? Todos podem ter um bom motivo para matar. Ou não. Tudo acontece numa pequena cidade Serrana, envolto em um clima meio morto, onde é possível encontrar um mercadinho bem aconchegante e uma lanchonete que serve panquecas americanas. Ruas cheias de árvores e caminhos de terra dentre a mata, cheio de suspense e com um “Q” de grunge, um rio calmo que corta a cidade, lá nos fundos da Serra.




RESENHA:

Iniciamos o livro com um assassinato, na verdade, é neste cenário que somos apresentados aos protagonistas Eddy e Mary, no momento de fuga, de desespero e confusão. Este é o ponto de partida da mais intrigante historia já lida nesses últimos tempos. Voltamos um pouco ao tempo pra entendermos e acompanhar o trajeto dos personagens envolvidos na trama até o ponto de partida. É quando conhecemos o início de uma amizade tórrida e mórbida.

Eddy estava passando as férias de verão com a família na casa da Serra e como hábito ou prazer, saia a noite para caçar sapos para seus estudos. Em um desses passeios na mata, deparou-se com uma garota chorando e lavando-se a beira do rio, ao se aproximar pode averiguar que a  menina estava machucada e sangrando. Amedrontada e perturbada ela mostrou-se arredia quando o intruso aproximou-se dela tentando ajudá-la. Com muita calma Eddy conquistou a confiança da misteriosa menina dos olhos azuis mais lindos que vira e também os mais tristes.
Foi nesse momento que conhecemos junto com Eddy a nossa protagonista, Maria da Graça, ou apenas, Mary, como gostava de ser chamada. Uma jovem misteriosa de 17 anos que morava na "Casa da curva da estrada" e sofrera de tudo um pouco desde seu primeiro dia de vida até a sua atual condição.
"- Meu no me é Eddy... E o seu?


Ela  não se mexeu mais. Ainda tremia e estava com os braços abraçados em torno de si, como se aquilo a protegesse do perigo e do frio. Limpou o nariz com a mão e, com a mesma mão, limpou as lágrimas. Triste, respondeu: 

- Maria... Mas me chamam de Mary."
O que era uma simples ajuda, tornou-se uma grande e conturbada amizade e que transformou-se em um louco  e perigoso relacionamento, Eddy estava ligado a Mary pra sempre. Quem era aquela jovem misteriosa de olhar triste? Mary era uma incógnita, um enigma que Eddy desejava desvendar. Mas, será que ele conhecia a si próprio? Coisas estranhas aconteciam a todo momento, seria alucinação, loucura ou assombração?

Como plano de fundo, temos um assassinato que envolve todos os personagens, qualquer um pode ser o assassino, desde os suspeitos mais obvies até os que a gente menos espera...
Entramos na mente de três loucos, um louco desumano, outro esquizofrênico e uma louca depressiva. A vítima é tão misteriosa quanto o assassino. Todos que os rodeiam são afetados pela loucura.

Conhecemos as historias vividas paralelamente por cada um até cruzarem-se em um determinado ponto. Em particular, eu queria ver a historia por todos os ângulos e fui tomada pela surpresa quando o autor me satisfez, foi como ouvir o relato de cada personagem. Assoni não esqueceu de mencionar fatos que aconteceu com cada personagem envolvido na trama. Todos tem um papel importante, fiquei impressionada com o tal do Ray (padrasto de Mary) que cara maléfico!!  

O Livro é rico em detalhes e descrições, escrito por um autor iniciante que tem uma imaginação rica de idéias. Quem falou que ele é iniciante mesmo? Parece que nasceu pra isso, Stephen King e Joe Hill iriam aplaudi-lo de pé.

O autor mistura uma dose equilibrada de suspense, drama, mistério, paranormal, tornando tudo muito interessante, posso continuar listando tudo que encontramos no livro... Obsessão, sadismo, loucura, maldade, alucinações, fantasmas, seitas... mistura tudo isso temos Crazy Mary. Um "Pulp Fiction", violento, eletrizante, macabro e viciante, tem infinitas enumerações.

Até chegar o final teremos muitos suspeitos, muitas dúvidas e muitas reviravoltas. E afirmo que fiquei impressionada com o final, as máscaras caem e você percebe que o ser humano é capaz de fazer em nome do ódio e da PRÓPRIA LOUCURA.

É um livro adulto, tem seus momentos hot e uma trama intrigante... impressiona mesmo!!

Teve alguns erros de edição, mas, a história é tão fantástica que mal pude dá atenção a esses detalhes, superou qualquer eventualidade negativa.

P.S.: Aos mais afoitos, que tem a mania de dá uma espiadinha no final do livro antes de iniciar a leitura, aviso: NÃO FAÇA ISSO.

Hiper-Mega-Super indicado, você não pode deixar de mergulhar neste mundo insano e cruel de Crazy Mary.


13 comentários:

  1. Caramba! O livro parece incrível, e a descrição da cidade mais ainda;
    Agora fiquei super ansioso pelo livro, e já vou adicionar à estante. Adoro vir ao blog, mas sempre saio daqui com mais um item para a lista. Vou falir! haha
    Ótima resenha. Parabéns também ao autor.
    Beijos, Kaio Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. o livro é incrivel , faz justo ao nome do autor THIAGO ASSONI...uma pessoa tão incrivel quanto a historia que ele escreveu...

    ResponderExcluir
  3. Querida Ni, que loucura hein? (desculpe o trocadilho). Obra que tem como inspiração King e seu filho Hill, já merece uma espiadinha. Mas seu entusiasmo foi contagiante, já vou rapidamente colocá-lo em minhas futuras aquisições! Parabéns pela bela resenha novamente.

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente já estava doida para ler esse livro e agora depois dessa resenha estou simplesmente desesperada.

    ResponderExcluir
  5. Eu simplesmente já estava doida para ler esse livro e agora depois dessa resenha estou simplesmente desesperada.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é fantástico! Eu o tenho e super recomendo.
    É uma leitura que lhe prende do início ao fim, com um enredo muito bem elaborado. Deu até vontade de ler novamente. rsrs

    http://simplesmentesimoneblog.blogspot.com.br/

    http://eoceoi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos nessa juntas Simone. Thiago soube nos prender do inicio ao fim. AMEI!

      Excluir
  7. Recomendação Hiper-mega-super aceita!
    Adorei a resenha. Deixou-me tão curiosa que não tem como ignorar.
    Claro que vou adquirir o livro e ler com a ansiedade que estou.

    Parabéns ao autor e a você por essa fantástica resenha.
    Kazumi

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, mas lendo sua resenha, já fiquei muito interessada em conhecer esta história tão eletrizante...
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Uua que resenha e que livro, eu tinha na lista como Vou Ler, agora está entre os desejados ;)
    Fiquei com muita vontade de ler.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  10. Eu queroooooooooooooooooo!! *-*
    você me contagiou menina, que resenha foi essa?? Que livro!
    Claro que quero!!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha empolgante que fez, assim não tem como correr.
    Anotei a dica e providenciarei a compra, assim que possível.
    Valeu.

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor