segunda-feira, 13 de maio de 2013

Resenha: Sombras na parede - Daniel de Carvalho



Um livro lindo do tipo que eu adoro ler, uma história inesquecível!

Sombras na parede
Daniel de Carvalho
Editora: Baraúna
Páginas: 399
Gênero: Romance brasileiro

Sinopse: O romance aborda as atividades do Circo e do Teatro da época, assim como do Cinema que estava nascendo. No caminho para produzir o primeiro filme feito em Hollywood, os personagens se envolvem em situações dramáticas, cheias de aventura, amor e incertezas. Os leitores vão adorar conhecer o GOLDEN BROTHERS CIRCUS, o CINETEATRO HOLLYWOOD e os estúdios da BRADFORD PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS, que servem de cenário para a história de SOMBRAS NA PAREDE.







Resenha: 

Ernest era o chefe da família Bradfod possuía um estúdio, ele era o melhor fotógrafo do país, tinha o apoio incondicional de sua esposa Charlote, viviam em uma fazenda, junto com seus sobrinhos Dick e Lucy e sua irmã Maggi, juntos formavam uma família muito unida, tinha também o Bolger o qual ajudava Ernest ora na fazenda, ora em seu estúdio, mas era tratado como a um filho muito querido. Bolger tinha um problema, ele não conseguia desenvolver muito bem suas habilidades, era atrasado e assim foi até seus dezenove anos, logo que começou a se desenvolver, tornou-se um jovem dono de idéias brilhantes. 
A tia Maggi era a administradora da fazenda, que por sinal desempenhava muito bem seu papel, pois a fazenda sempre estava em ótimas condições. A Lucy, sobrinha de Ernest e Charlote era uma menina esperta, nunca conseguia guardar um segredo, principalmente de seu irmão Dick. Dick namorava desde a infância a Jacqueline, filha do Sr° Morgam, um rico banqueiro, muito amigo da família Bradford. Assim como o tio, Dick herdara o amor pela fotografia, ansiava em aprender o ofício e logo que aprendeu, seu tio viajou em busca de novidades, voltou com sua esposa Charlote com muitas notícias, entre elas a descoberta do cinematógrafo, ou cinema, estavam muito felizes e ansiosos por pôr em prática todo seus conhecimentos, logo se mudaram para Hollywood, ficaram na fazenda apenas a tia Maggi e Lucy que assim como sua tia tinha intimidade com a administração da fazenda e o amor por sua casa. Assim partiu a família Bradford para Hollywood em busca de seu sonho.

Na mesma cidade estava o circo Golden Brothers Circus, Ernest não pode acreditar, pois era desde garoto amava muito este circo, em especial o palhaço mundialmente conhecido Barney, logo tratou de conhece-lo, tornaram-se grandes amigos, tanto a família Barney quanto a família Bradford. Barney e sua esposa Lita, não tiveram filhos, adotaram o pequeno Jonhy, e tinham também como filhos a pequena Loise, e os irmãos, Mabel e Kelly as trapezistas e Burt trapezista e também clown(ajudante de palhaço), todos tinham papéis no circo, todos contribuíam para o espetáculo maravilhosos cheio de emoções que o circo desenvolvia. O circo era muito famoso, mas estava em situação financeira muito difícil, todos estavam muito tristes e temerosos por seus futuros, principalmente, pois tanto Barney quanto sua esposa Lita já não era tão jovens e temiam pelo que pudesse acontecer com sua família. O circo era maravilhoso, vinha gente de toda parte para assisti-lo, e o circo viajava muito, sempre tinha todas as sessões lotadas.

Foi Dick que teve a ideia porque não juntar o cinema com o a arte do circo, assim o futuro da família Barney estaria garantida e também a dos Bradford, pois eles precisavam de artistas para gravarem os filmes. Logo tornaram-se além de amigos sócios. Mas será que daria certo? será que a família Barney que amava tanto o circo conseguiria estar longe do circo? será que esta sociedade daria certo?

Nesta cidadezinha chamada Hollywood, nascia o cinematógrafo, mais conhecido como cinema. Criado pela paixão da família Bradford que tinha a fama de melhor estudio fotográfico e a família Barneys donos do famoso Golden Brothers Circus.

Em uma das apresentações do Golden Brothers Circus o grandalhão mal encarado e armado Joe Strong apareceu, queria a todo custo matar Burt, Joe deu-lhe uma surra e sacou a arma direto para um Burt desacordado. Será que Joe conseguirá matar o Burt? o que será que Burt fez pra deixar Joe tão irado?

Logo, não faltava nada, tanto Bradfords quanto Barneys seriam os pioneiros com o filme " Jack e o pé de feijão". Os Barneys não tinham dinheiro para investir, os Bradfords precisavam de algum empréstimo, será que o banqueiro Morgam daria-lhes o dinheiro necessário, mesmo após Dick ter feito aquilo... com sua filha e deixado-a para ficar com a Kelly? Será que o jovem Bolger e Mabel conseguiriam se apaixonar? Será que o cinema era mesmo um brinquedo caro, apenas sombras na parede onde logo todos se cansariam? O que será que aconteceu com a Jackeline depois de Dick tê-la deixado?

Impressões: Adorei a história, no início foi dividida entre circo e estúdio de fotografias, no decorrer se uniram as duas histórias de uma forma única, estreitando os laços de amizade e familiaridade. Gostei muito das duas famílias, claro que tinham seus problemas, mas sabiam resolver unidas. Me impressionei a forma das esposas Lita e Charlote de apoiarem tanto seus maridos, naquela época era bem mais comum que isso acontecesse....rsrs. Me decepcionei com o comportamento do Dick para com a Jackeline, mas fazer o que né? Ninguém é obrigado a viver com quem não ama. Achei bem feito a surra do Burt, ele mereceu! E o final, A-M-E-I!!! 
Barney e Ernest deram uma boa lição naqueles que riram deles....kkkk. Me apaixonei pelo Joe Strong, fiquei ávida para ler mais sobre ele! Me simpatizei muito pela Lucy, era bem saidinha para sua época. Gostei do livro inteiro, inclusive por conter tantas explicações do funcionamento e operações do cinema. Imagina, eu nunca me liguei que cinema pudesse se originar de cinematógrafo! Agora já sei...rsrsr.

A capa é muito interessante e tem tudo a ver com a história. É um livro muito cativante, com alguns suspenses e romance e principalmente a união da família. Bem que eu gostaria de contar todo o livro, é simplesmente maravilhoso! O livro está mais que recomendado, em nenhum momento se torna chato, a leitura é bem fácil de entender me proporcionou momentos únicos.

Boa leitura!

3 comentários:

  1. Olá Simony,

    Ficamos muito felizes que você tenha aproveitado a leitura.

    Esta obra é realmente muito interessante.

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  2. Não é um livro que me chamaria a atenção, pelo contrário, me afugentaria. Como é bom ler uma resenha bem feita, com impressões precisas. Parabéns Simony, belas palavras!

    ResponderExcluir
  3. Um livro bem diferente pelo que entendi de sua resenha. Eu não sei se pegaria este livro para ler, pois não faz muito o meu estilo. Mas, quem sabe um dia desses, não resolvo dar uma chance?
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor