segunda-feira, 6 de maio de 2013

Resenha: A Idéia de Lucas Chagas

Preparem-se para viver uma história impactante, na qual você pode se identificar e se emocionar ao mesmo tempo. Afinal: "Não vale a pena viver a vida se não se pode aproveitar o melhor que ela tem a oferecer."

A Ideia

Lucas Chagas
n° de páginas: 420

Editora: Novo Século / Novos Talentos
Gênero: Ficção Brasileira



Sinopse: Um homem, no limite do sofrimento, decide compartilhar sua jornada e escreve a mais sincera declaração de amor. Dessa forma, ele leva até você, leitor, a trajetória vívida de uma paixão que, sem imaginar, mudaria sua forma de ver a vida. Beatrice Dumont, 23 anos, estava habituada à mesmice da sua vida, mas percebe, durante uma noite de forte chuva, que aproveitava pouco sua juventude. E tudo parece piorar quando ela se apaixona por Benjamim. Porém, ela nem imagina o que a espera... Sem achar uma luz no fim do túnel, sente a necessidade de dar um passo em direção à mudança de vida. Mas o que ela parecia ter esquecido é que a felicidade, muitas vezes, pode trazer consigo perdas irreparáveis, principalmente quando os laços afetivos com as pessoas que amamos são muito fortes. A Ideia não é uma história de um amor perfeito, no qual o universo conspira a favor. É uma história de luta pelo amor, quando tudo parece estar contra. Fala da vida em sua brevidade, sem deixar de lado os instantes que fazem dela algo eterno.

Resenha: 

Beatrice era uma jovem aluna de faculdade que tinha seus dias cheios divididos entre os estudos, monitorias e trabalhos diversos para sua tia Vera, com a qual morava desde bem cedo, com a morte de seus pais. Apesar de seus dias corridos, Bia era inegavelmente uma jovem solitária, bem, não necessariamente solitária, pois tinha muitos amigos que a amavam, mas lhe faltava um amor, uma aventura que tornasse seus dias mais felizes. 
Felicidade... Esta palavra que ela sabia o significado, mas ainda não tivera o prazer de experimentar, a verdade era que sua vida era vazia, não tinha o que pudesse dizer que realmente viveu. "Tanta coisa acontecia em minha vida, fazendo os dias passarem rápidos. Mas quando chegava o fim da semana, eu percebia que não havia acontecido nada de importante e que meus dias estavam indo embora, sem que eu notasse." 

Até que em uma das saídas com seus amigos, conheceu o amor, aquele que mudou radicalmente sua vida, Benjamim, o responsável pela drástica mudança de sua existência.  Os dois passaram em companhia de seus amigos dias inesquecíveis, Bia finalmente conseguia sentir verdadeiramente a felicidade, dias vividos de cada vez, mas que a marcariam intensamente por toda a sua vida. Sempre se perguntava "se", se não tivesse ido aquele bar "tentar" jogar sinuca, nunca teria encontrado Benjamin, ou se eles se encontrassem de outra forma, será que teriam se apaixonado como aconteceu? bem provavelmente não, mas nunca sabemos não é mesmo? simplesmente não nascemos sabendo de tudo, aprendemos de acordo com as experiências. Lindos dias, felizes em companhia de Ben, e os amigos que a faziam tão felizes, sua vida começou naquele mesmo momento, uma vida de encantos, incertezas, de altos e baixos, mas que finalmente acontecia. 

Tinha a amiga Brenda, bem namoradeira praticava jiu-jitsu, era prima do Jorge que assim como Brenda não tinha tempo ruim, o bom humor estava sempre presente, tinha também a amiga Clara, a Maga e vários outros amigos. Em fim, a vida de Bia estava finalmente como ela sempre sonhara, e como ela merecia, pois sempre fora uma lutadora pela vida, nunca desistia. Um dia os pais da Brenda foram viajar, passar uns dias fora, e Bia foi passar uma noite de meninas, e o namorado o Ben, não estava convidado, na verdade seria o clube da luluzinha, nem se importou com as mensagens que o Eric, seu ex, mandou pra ela a convidando para uma festa, ela simplesmente não respondeu, ela queria passar algum tempo com a Brenda, sem dizer que algum tempo o Ben já tinha se zangado com Eric, então, preferiu nem responder. 
Até que o inesperado aconteceu, algo que mudaria pra sempre a vida de todos. Nunca mais seriam os mesmos depois daquela noite. O que poderia ter acontecido no auge da felicidade e no início de sua vida? A única pergunta que faço é: Se Bia tivesse aceito ir á festa com Eric? ou se ela tivesse permitido que o Ben ficasse com elas? se os pais da Brenda não tivesse viajado? Se...

"A felicidade não em quando se chama, mas sim quando se facilita sua chegada."

Realmente um livro que cativou muito, desde o início, de uma escrita inteligente, singela e coerente, que fez com que me identificasse em alguns pontos, um livro sem muitas conversas é verdade, mas, simplesmente impossível deixar de ler, desde a primeira página achei muito interessante, adorei a forma como as idéias foram expostas, versos lindos e até uma carta pra terminar um namoro, imaginem, se este livro me tivesse sido apresentado alguns anos atrás certamente que eu iria copiá-la...rsrsr. 
Adorei conhecer a Brenda, muito louca, mas quem não tem um amigo assim não é verdade? e o Jorge... Sei, bem que eu desconfiava.... rsrsr. E o Ben, muito romântico, que lindo! E seus pais?! Uns ditadores! Me impressionei muito com o último capítulo, nooooossa! Que emoção! foi chocante! Só depois que entendi de fato o Prefácio!

A Idéia está mais que recomendado, convido aos leitores que participem das minhas impressões, leia a história e dividam com o mundo que temos sim, ótimos escritores como o Lucas Chagas em nosso Brasil

5 comentários:

  1. Que resenha legal!!!!
    Acho que é a primeira vez que alguém foca tanto nos outros personagens, que são tão importantes e bacanas quanto os principais.

    Valeu e Ni e Simony! O blog é massa!rsrs Parabéns mais uma vez!
    Abraços!
    Lucas Chagas

    ResponderExcluir
  2. Olá Simony, uma ótima resenha. Ainda não conhecia o livro e lendo sua resenha me interessei pela história. Já coloquei em minha lista e assim que possível irei conferir, bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não é um livro que me chamaria a atenção em uma livraria, talvez pela capa, deu-me uma ideia de autoajuda, tema que fujo como o diabo da cruz. Mas sua resenha me fez perceber que nem sempre a primeira impressão é a correta. Belas palavras!

    ResponderExcluir
  4. A história parece interessante, mas não conseguiu me cativa, entende? Não consegui muito entender a capa. Muito boa a resenha. Grande Beijo!

    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro quando leio resenha de um livro do qual não tinha ouvido falar e me interesso muito por ele,pois adoro conhecer autores e mais ainda dicas de livros bons para ler...

    Adorei sua resenha

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor