sexta-feira, 26 de abril de 2013

Resenha: O Eterno Barnes - Viver para sempre pode custar caro de Salustiano Luiz de Souza

O Eterno Barnes, certamente uma das histórias mais envolventes e alucinantes que já tive o prazer de ler.

O Eterno Barnes
Viver para sempre pode custar caro

Autor: Salustiano Luiz de Souza
Gênero: Ficção brasileira
Páginas: 246
Editora: Novos Talentos

Sinopse: Doutor Barnes, um famoso neurocirurgião, começa a desenvolver na Universidade onde trabalha uma pequisa científica tentando transformar os dados do cérebro em arquivos de dados, codificando-os de modo que possam ser copiados. Com o avanço da pesquisa, acaba conseguindo copiar para o computador todos os dados de memória que formam o ser humano, como suas experiências, suas emoções, suas recordações, enfim, sua vida.
Deslumbrado com sua descoberta, começa a perceber que estes arquivos possuem uma estrutura totalmente diferente e uma sinfonia divina, e começa a ficar obcecado pela ideia de que seja possível copiar cérebros de um paciente para outro.
Ao contrário do que deveria ocorrer, Barnes, cada vez mais, esconde suas pesquisas, pois seu objetivo passa a ser implantar seu próprio cérebro em outro paciente, mais jovem e sadio, pois está acometido por uma séria doença. Busca, desta forma, alcançar a tão almejada eternidade. Para isto, não mede as consequências de seus atos, que passam a ser justificados pela ambição que lhe domina.
Conseguirá barnes seu intento?

Resenha: 
Dr° Barnes, referencia em grandes cirurgias, um brilhante neurocirurgião  queria ser lembrado através dos tempos por feitos grandiosos, não bastava que seus genes fossem perpetuados através de suas gerações, acometido por uma grave doença com pouco tempo de vida, precisava fazer algo que pudesse mudar este quadro. Para ele nada mais importava, a ética profissional, as vidas de outras pessoas, o certo e o errado não tinham distinção,  afinal, os fins justificam os meios. Ele conseguiu o que mais ninguém antes tinha conseguido, transportar para um drive as memórias e conhecimentos de um cérebro, para logo ser posto em outro corpo, um corpo mais jovem, sadio, não o dele que já estava deteriorado. Mas não poderia confiar sua descoberta a ninguém, a divulgação estava fora de cogitação, ele, e apenas ele foi responsável por sua criação, afinal, ele seria um deus, eterno, o Eterno Barnes.
Aquela melodia, a dança e a sintonia cerebral o tinha hipnotizado de tal forma que matar não se tornaria um problema, estava totalmente corrompido pela idéia de predominar pela eternidade. Outros depois dele pensariam da mesma forma. Muitas mortes, um mistério no ar, quem poderia imaginar? 
Em qualquer mãos que caíssem a pequisa a cerca da eternidade, logo a obsessão surgia, e as mortes aconteciam, a obsessão tomava conta, todos querendo seu lugar ao sol. Até onde estamos dispostos a ir para tornarmos eternos? o que estamos dispostos a fazer para vivermos para sempre?

"Não vemos o mundo como vemos, mas vemos o mundo como somos."

Noossa! Que livro! estou sem palavras para descrever, fui transportada para um mundo muito diferente do que estou acostumada. O Eterno Barnes me levou a conhecer e pensar sobre a eternidade vivida em corpos diferentes e descartados, por pura ganancia,  mas, conheci também a eternidade pelo ponto de vista do James, ele bem puro, pensava apenas no bem da humanidade. 
Fiquei impressionada com o Dr° Bruno, sem escrúpulos é verdade, mas, um brilhante médico, bem esperto mesmo, até sabia como hipnotizar uma pessoa, uau! Mas, quem sofreu mesmo foi o coitado do Alexandre, morri de pena por ele, ainda mais sendo tão bonitinho... aiai... 
A Rosemery é bem engraçada, mas confesso que quase pensei como ela também...rsrsr. 
O Eterno Barnes está mais que recomendado, é um livro que apesar de um tema bem científico, foi escrito de uma forma fácil de entender, bem ficção mesmo, muito legal!

Onde encontrar o autor:
salustiano@souzapostai.com.br
www.facebook.com\O.Eterno.Barnes
www.youtube.com\O.Eterno.Barnes


5 comentários:

  1. taí... fiquei curioso, a sinopse já havia me feito pensar assim. sua resenha apenas atiçou ainda mais a brasa.

    ResponderExcluir
  2. Oi Simony, tudo bem?
    Eu já tive a oportunidade de ler o livro do Salustiano e também achei o livro maravilhoso. Apesar de ser um livro muito reflexivo, ele trás um conteúdo muito interessante e me fez refletir sobre o tema.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, achei sua resenha esplendida! Fiquei deveras curiosa com a história que sai do clichê "vida eterna" apresentando-nos de uma forma tão diferente, e talvez polêmica.
    Gostei muito de conhecer um pouco do livro através de sua resenha. Agora, o próximo passo é conhecê-lo ´pessoalmente.

    Parabéns ao autor .
    bjo
    Ni

    ResponderExcluir
  4. Que demais esse livro, gostei muito da sinopse e a sua resenha me conquistou! Taí um livro que com certeza quero ler :)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante toda a trama abordada neste livro.
    Ótima sinopse e fascinante resenha.
    Parabéns

    Abç

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor