terça-feira, 5 de março de 2013

Resenha: Recomeço de Ledinilson Ribeiro Moreira

Título: Recomeço
Autor: Ledinilson Ribeiro Moreira
Editora: Dracaena
N. de folhas: 305
Gênero: Romance. Infantojuvenil


Sinopse: Quem não sonha com uma segunda chance? Quem nunca teve vontade de voltar atrás e concertar seus erros? O protagonista Rafael conseguiu essa oportunidade. Será que ele vai conseguir se sair bem dessa vez?

O mesmo autor da trilogia 'Portais' convida você a ter um recomeço...
"... - Meu terceiro pedido é um favor.
- Será um prazer atendê-la - Falou Rafael.
- Acho que não vai ser assim tão prazeroso para você.
- Então fale logo, pois já estou ficando preocupado - brincou Rafael.
- Rafa, preciso que você vá ver meus pais.
- O quê? desculpe, mas seus pais não gostavam de mim antes do acidente, depois então não preciso nem falar. Se eu for a sua casa vão me expulsar a tiros.
- Preciso que você tente. Sei que não vai ser fácil, mas é importante.
- Você não pode chamá-los em um sonho? - perguntou, intrigado.
- Não Rafael. Eu preciso que você faça isso.
- está bem, já percebi que não adianta argumentar. Vou arrumar um colete á prova de balaas e vou lá falar com eles.
- Quando você estiver na minha casa, tem uma coisinha que vai precisar fazer!
-Ah?
-Você terá que ir até o meu quarto e retirar a última gaveta da minha cômoda.
Debaixo dela tem um pen drive preso por uma fita, na lateral direita do móvel. Está entendendo?
- Duda, entendendo eu estou. O que não dá pra pensar é como vou chegar lá e fazer isso. Eles vão achar que sou maluco. Afinal, como sei disso tudo? Não posso falar que foi você que me contou em um sonho.
- Quem disse que te contei esse detalhe em um sonho? - questionou Duda.
- Ora! Isto aqui não é um sonho?
- Claro que é, mas tudo isso está dentro da sua cabeça. Talvez eu tenha te contado no dia do acidente e você se lembrou somente hoje - falou Duda, piscando para ele..."

Resenha: 

Rafael Paolo, um rapaz de 16 anos, apesar de ser um prodígio com um futuro brilhante, não tinha planos para o futuro, tinha uma vida fútil, não dava importância a nada e a ninguém. Estava acostumado com as facilidades que o dinheiro pode comprar, inclusive, mesmo sendo de menor e sem habilitação, já tinha sua própria Ferrari. Todas as facilidades e as falsas amizades o tornaram egoísta, mesmo que visse em sua frente um "amigo" precisando de socorro simplesmente passava por cima e não dava importância.
Rafael tinha uma família que incentivam-no queriam apenas seu bem, e  apesar de saberem o quão sem amor e apego aos amigos, esperavam que fosse apenas uma fase passageira.

Um dia, Duda, sua namorada do colegial, revelou que estava grávida, ele não acreditando a abandonou em uma rua debaixo de uma forte chuva dizendo que o filho não era dele, ele não queria o filho, não queria responsabilidade. Durante os seis primeiros meses de gravidez de Duda, ele não falava com ela, e se soubesse de um lugar que ela estaria, ele sempre dava uma desculpa para desaparecer. Por fim, para não perder as regalias que tinha em sua vida de farra, aceitou tratar bem a menina, inclusive acompanha-la a uma visita médica, onde pôde ouvir o coraçãozinho de seu filho e pela primeira vez sentiu alguma coisa diferente dentro de si, uma emoção muito forte em ver a mãe de seu filho tão feliz só por estar perto dele, pois ela, apesar de todos os vacilos de Rafael, ainda o amava.

Na festa de final de ano de sua escola,  juntos Rafael e Duda se divertiram muito e ele sentiu pela primeira vez o quanto aquela menina tão linda, mãe de seu filho poderia lhe fazer feliz. Mas naquela mesma noite algo aconteceu, que marcaria para sempre a vida do Rafael em um fatal acidente com o carro em que Rafael e Duda estavam, infelizmente a moça e seu bebe, não sobreviveram e Rafael não era mais o mesmo, e onde ele ia as pessoas o olhavam como assassino, e ele carregava todo o peso do acidente em seus ombros, até que foi para outra cidade, Belo Horizonte, lá ele conheceu novas pessoas, novas surpresas, mas será que ele mereceria este recomeço? Teve oportunidade para mudar a si mesmo, inclusive na escola conheceu o grupinho dos nerds seus amigos de classe e banda musical e os esquisitos, que tinham um segredo que os impossibilitavam de viverem uma vida normal. O que será que o Rafael faria quando descobrisse sobre estes segredos dos esquisitos? Ainda mais porque os esquisitos eram, seu melhor amigo Juliano e sua amada Luíza? O que fariam seus novos amigos quando descobrissem que ele tinha um passado condenável? Mesmo porque os amigos de antes, todos vivaram as costas. Será que o Rafael realmente mudou, deixou sua arrogância e falta de amor para trás? O que será que Rafael fará com a nova oportunidade que a vida lhe oferecia?

Amigos leitores, não percam este é o início de um recomeço!

Gostei muito da história deste livro, é uma história linda, que nos fascina, nos tira lágrimas e suspiros. O autor usou uma linguagem fácil e descontraída, foi muito bem escrito. A capa também é muito bonita e tem tudo a ver com a confusão e uma parte da vida do Rafael que vão saber apenas quem ler a obra. As páginas também são únicas, todas tem marcas exclusivas. Em algumas partes o livro tenta nos conscientizar, um exemplo:

" ... Entre beijos e abraços, a menina tirou da bolsa um cigarro de maconha e ofereceu a Rafael.
- Se isso fosse bom, vendia em loja e não em boca de fumo. Estou fora."

Outra fase que também me chamou atenção:
"- Obrigado, meu Deus. Não sei o que fiz para merecer tanto, mas obrigado por ter colocado um anjo na minha vida."

Não percam tempo! Esta é verdadeiramente uma obra que vale a pena ser lida!


5 comentários:

  1. Eu não conhecia o livro, mas achei o enredo bem legal.
    Espero ter a oportunidade de lê-lo. Gostei dos quotes selecionados. Me deixou bem curiosa para conferir a história na íntegra.
    Bjs!

    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Ótima a sua resenha, achei a história bem tristinha e fiquei com pena da Duda e do filho.
    Gostei muito da capa do livro

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  3. Oi Simony, uma ótima resenha. O livro parece ser bem interessante e do tipo que passa mensagens para refletirmos durante a leitura. E na verdade, que de nós, nõ adoraria ter uma chance de recomeçar? Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. QUe legal, parabéns pela resenha.
    Estu mega louca por esse livro.
    Susana
    http://ladyweiss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga Nizete!

    Ótima sua resenha Vejo que esse livro trata de temas de muita polêmica. A vida é o maior mestre e o mais difícil é conseguir recomeçar!

    Beijos

    Saleta de Leitura
    www.saletadeçeitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor