segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Resenha: O IMORTAL de Vanessa Bosso


Sinopse: Ele não é um vampiro, mas, acaba de completar 533 anos. A vontade de morrer é a única coisa que o mantém vivo. Até que alguém surge em sua vida… alguém capaz de mudar tudo. Deixe-se transportar para o Vale do Loire e descubra que o amor verdadeiro existe, independente do tempo e do espaço. Desvende os segredos por trás da imortalidade e deixe-se apaixonar por esse romance imortal.
RESENHA: 

Há muito tempo desejava ler os livros de Vanessa Bosso. As capas de suas obras são sempre belas e enigmáticas, tem um "Q" que nos chama atenção, nos faz desejar conhecer o seu conteúdo. Quando partimos para a sinopse é que finalmente nos apaixonamos e tudo vira magia.

Tive o PRAZER de me perder em um de seus livros, Van (para os íntimos..rsrs) me presenteou com 3 livros seus, e hoje estou aqui para contar pra vocês o que achei e senti ao ler O IMORTAL.

Primeiramente quero apresentar-lhes o livro. O Imortal foi publicado pela queridíssima Editora Dracaena, suas folhas são de papel pólen - as páginas são creme com o intuito de suavizar a leitura, não forçando os olhos, agradabilíssimos para ler - com fontes medianas, distribuídas em 207 páginas e divididas em 11 capítulos alternando entre capítulos longos e curtos, e cada capítulo inicia-se com um trecho retirado do diário de Nicolas Deville.
CONFESSO! Não sei se estava tão empolgada com a história que (segredo), não parei pra avaliar se tinha erros de edição. Simplesmente me afoguei no livro e nada me tirou a atenção dele.

Narrado em 1ª pessoa, por Nicolas Deville que inicia sua apresentação mostrando-se um tanto arredio e solitário. Deixe-me explicar. Como a própria sinopse diz: "ele não é um vampiro", mas perambula no mundo por "apenas" 533 anos. 
Como um milionário pode se queixar de ser desprovido dos maiores prazeres que a vida e o dinheiro oferece? A verdade é que Nicolas já vivera o bastante para querer desistir dela, já vira tudo e passara por tudo. Guerras, doenças, fome, pessoas importantes entraram e saíram de sua vida. Nicolas estava cansado, viver já não era tão prazeroso, morrer era seu único objetivo.

Embora sentia-se só, estava nesta jornada sempre acompanhado pelo fiel amigo e mordomo Pierre, que "sofria" do mesmo mal. E por nada no mundo, Pierre deixaria que Nicolas perdesse a cabeça.  A morte pra eles tinha um significado ainda mais pavoroso, o outro lado era assustador, morrer significava viver para sempre no inferno.
Dedicava-se diariamente à busca para reverter o "mal da imortalidade", através da alquimia e experiencias mal sucedidas. E cada vez mais entregava-se a louca vontade de perecer.

Tudo muda ao conhecer a bela Sophie, numa noite tempestuosa. Ela e alguns amigos bateram na porta de seu castelo na França pedindo ajuda e abrigo, pois, o carro havia enguiçado na estrada. Foi amor a primeira vista, Nicolas encontrara um novo motivo pra continuar a viver. Coincidência ou destino? O fato é que a partir deste ponto, torna-se uma linda história de amor e sobrevivência, com pitadas de sobrenatural, mistério e reviravoltas. 

Vanessa Bosso, foi criativa ao nos apresentar um novo lado da moeda, onde ao invés do protagonista lutar pela própria vida, faz arduamente o oposto. Sentimos na pele a dor e a angustia de Nicolas, nos apaixonamos pelo tão fiel amigo Pierre e seu jeito sensato de mostrar o lado bom das coisas. Torcemos pelo romance e a merecedora felicidade de Nicolas, afinal, foram anos solidão. E apreciei as menções de nomes de pessoas famosas que surgiram ao longo do tempo, foi muito bom essa ligação de personagens fictícios com reais.

Alguns leitores se mostraram impacientes diante do comportamento dos personagens, tais como, as "lamurias de Nicolas" e "amor a primeira vista". Eu os vi da seguinte forma: Se ele fosse um vampiro, viveria sua imortalidade melhor, pois, passaria o resto dos séculos tirando vidas, seria prazeroso e divertido. Sua ligação com a eternidade faria mais sentido. Portanto, compreendo o tédio que Nicolas sentia, sem falar em tudo de ruim que já vira no decorrer de sua existência.
E quanto ao amor a primeira vista, ao chegar no final da história até faz mais sentido porque tem uma ligação, existe uma explicação que une os fatos. E ainda temos que lembrar que, estamos falando de um romance, amor a primeira vista, faz parte, está no contexto de romance e ainda mais sobrenatural.

O livro é envolvente, diferente, coerente e adorável. A satisfação é garantida aos românticos de carteirinha e adoradores do gênero fantástico. 

Indicadíssimo e amado.



12 comentários:

  1. Ah, Ni, sua gatona!!! Preciso te enviar a segunda edição desse livro. Reescrevi todo o texto, contei quem era Catarina, apresentei alguns fatos anteriores ao encontro de Nicolas e Sophie. Está mais apaixonante ainda!! E terá capa e diagramação novas, além de uma ilustração do castelo. Essa segunda edição sairá pela Literata ainda em 2013. Obrigada pela resenha, vc é uma querida!!!! Bjoooooooo

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Ni, as capas dos livros da Van Bosso são sempre uma beleza à parte. Tenho por mim que uma boa capa atrai nossos olhos. Mas não é só de capas que vive Van Bosso, ela tem talento de sobra, portanto merece ser lida.

    ResponderExcluir
  3. A Van sempre arrasa com histórias únicas. Esse livro é ótimo!

    ResponderExcluir
  4. Nizete, Vanessa tem o dom de nos deixar pasmos com suas histórias! Bela resenha!

    ResponderExcluir
  5. Ahhh fiquei loucaaaa.. preciso desse livro!!!!

    Que resenha é essaaaaaaaa?????

    Amiga assim você me mata de desespero pelo livro!!!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sempre senti muita vontade de ler os livros da Vanessa, como você disse as capas são lindíssimas e a sinopse apaixona, mas ainda não tive a chance de ler :\
    Sua resenha me deixou ainda mais curiosa!

    Beijos
    Marta
    As Palavras Fugiram

    ResponderExcluir
  7. Oi Ni, que resenha maravilhosa menina! Você faz com que o leitor fique encantado pela história e que se sinta angustiado para conferir a mesma. Apesar de achar a capa do livro bonita e a sinopse ser bem interessante, eu ainda não me senti atraída por este livro. Ainda não tive vontade de ler. Quem sabe numa outra hora?
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Ni,
    Que legal esse livro, a sinopse é muito interessante e a sua resenha me prendeu na história.
    Gostei!

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  9. Oi flor,
    Li esse livro já tem um tempo, mas só por ler sua resenha revivi as emoções apresentadas nele.
    Eu gostei bastante viu :)
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  10. Que resenha menina!
    Conheço os livros da Vanessa, mas, nunca os li.
    Após ler sua resenha, terei de providenciar a compra do livro o mais rápido possivel

    parabéns

    ResponderExcluir
  11. Oi Ni, como vai?
    Já li esta obra da Van, e gostei exatamente por ele não ser um vampiro ou qualquer coisa que valha, a explicação é mais científica. Eu achei que faltou um pouco de descrição, mas só.

    Beijos, até^^
    http://www.natocacomacoruja.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Ni,tudo bem?
    Ainda não li esse livro da Vanessa ainda, mas está na minha listinha de desejados. Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor