segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Resenha: O VOO DA ESTIRPE de ADRIANA VARGAS

Sinopse: Um encontro entre a vida e a morte, e entre os dois pólos, a presença milagrosa do amor - tudo passa a fazer sentido... Clarice, solitária e questionadora, conhece Klaus através de um pesadelo. De repente, ele passa a persegui-la em todos os lugares, denotando ao livro, um cunho de mistério e sensações intrigantes. Um livro rico em sentimentos que fará o leitor rir, chorar, suspirar e odiar durante toda a leitura. Uma afronta aos conservadores. Uma luz no final do túnel! Este é o primeiro livro da série – O Voo da Estirpe.

RESENHA:

Ao ler algumas resenhas dos livros de Adriana Vargas espalhadas pela internet, parecia-me unânime a opinião quanto ao modo diferente da autora escrever suas obras.
Sem dúvidas, tenho que concordar com os leitores, Adriana tem um jeito único de escrever, ela coloca arte nas palavras nos envolve em suas emoções e é coberto de muito sentimento, ora intenso, ora sereno, não somente no que o personagem sente, mas, seus próprios sentimentos. Suspiramos a cada parágrafo e nos surpreendemos a cada ponto final. 

Existe um misto de sensualidade e imoralidade que nos agita e esquenta o sangue, sem deixar a história cair na vulgaridade. Além de descrever com perfeição os detalhes como: locais, pessoas e momentos, de forma que, absorvemos e passamos a viver a vida dos personagens. Pude observar que Adriana leva-nos a viver o seu mundo, o mundo de Clarice e Klaus, e nos perdemos nele sem a mínima vontade de voltarmos.

O Livro é narrado em primeira pessoa, com uma diagramação belíssima, são 234 páginas divididas em 18 capítulos curtinhos, sem deixar de mencionar o papel pólen e a fonte de tamanho agradável, de forma à não deixar o livro cansativo. Tudo como manda o figurino!

Conhecemos a historia pelo ponto de vista da nossa protagonista, Clarice, de forma que, suas dúvidas tornam-se nossas dúvidas, seus medos, ansiedades, questionamentos, ultrapassam a barreira do irreal e invade nossa vida real - como disse antes, nos envolvemos com os personagens.

Clarice, uma jovem escritora de um jornal local, vive um momento de depressão e solidão, principalmente após presenciar a traição de seu ex-namorado com sua melhor amiga. Questiona-se o tempo todo no que fazer e o que os outros vão pensar. Tem o hábito de julgar, na verdade, torna-se um hobby, ser observadora e avaliar o tempo todo, as pessoas em sua volta - É possuidora de um humor ácido e amargo e conclui sempre com ironia seus pensamentos. 

Aventura-se em relações casuais, sem laços emocionais, tem medo de afinidades, pois, aprendera com seus tombos que a intimidade é o atalho para a decepção e sofrimento. E para provar a si mesma que pode sobreviver sozinha a um mundo estranhamente cruel, levanta uma barreira protetora e faz de sua vida a sua própria prisão. 

É quando percebe que está sendo perseguida por um "Homem de paletó marrom" os locais em que ela frequenta, sempre depara-se com ele, discreto de inicio, mas com o passar do tempo torna-se ousado e um tanto criativo. Ele era um mistério, um enigma que desejava desvendar, conhece-lo tornou-se a sua obsessão. Quem era ele? O que desejava dela? Por que ela? 
Klaus, era seu nome, o mistério é desvendado por Clarice de uma forma louca e um tanto erótica. 

Klaus tem uma vida é igualmente solitária, porém a vive de forma desenfreada. Ele passa por um momento difícil, tem uma doença terminal, mas, não se prende a isso, vive o hoje com intensidade e prazer, como se fosse o ultimo dia de sua vida. É um homem incomum, apaixonante, cativante e louco-romântico. Não tem medo de expressa seus sentimentos, de gritar, chorar, gargalhar, amar. Viver os momentos ao lado de Klaus é aprender a desfrutar da vida, sem medo e preconceitos. Ele a ensina a amar e se perdoar, a confiar e se aceitar, simplesmente e unicamente viver e ser feliz.
"Lírios do Vale significam doçura, retorno à alegria, humanidade. Você completa minha vida, sou eu quem terá um dia vivenciado esta expressão. Obrigado por existir hoje e pelos momentos agradáveis ao seu lado. Encorajando-a a me amar, por que... Já a estou amando."
O Romance de Clarice e Klaus é intenso, lindo e arrebatador. Não existe ninguém que possa inibir este sentimento único, que possa apagar o fogo da paixão, que vai além do inexplicável, além da morte.

Claro que o final é surpreendente, digno de uma bela continuação e nós à teremos em: O Voo da Estirpe II. Adriana Vargas nos deixa uma abertura para pensarmos no que realmente aconteceu, foi real? É onde roemos as unhas e ansiamos por mais e mais.
Ao encerrar a leitura do O Voo da Estirpe, pude concluir que muitos de nós vivemos um pouco de Clarice e Klaus, somos solitários mesmo rodeados de pessoas, temos expectativas, desejos, medo e ânsias. Queremos que tudo aconteça hoje, porque o amanhã, só Deus há de saber como será. 
Alguns de nós, temos Klaus nas veias, somos loucos e apaixonados, cheios de vida mesmo não usufruindo de toda ela, outros, tem Clarice no sangue, ansiosos, inseguros, porém, não menos apaixonados, vivemos uma eterna busca pela felicidade.

A história fala de sentimentos e conflitos, de como conseguimos viver com eles, e o que podemos fazer para resolvemos nossos problemas e medos. Acima de tudo fala de amor, por si, pelo próximo e pela alma gêmea.

Intenso, sensual, romântico, amoral e único.

Indicadíssimo!

8 comentários:

  1. Eu 'namoro' esse livro há alguns meses e adorei a resenha, só me deixou mais curiosa sobre o romance da Clarice e do Klaus. Mas ainda preciso ler o que comprei, também da Adriana: O Segredo de Eva.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amor! Você me deu um presente de Natal antes da meia noite, praticamente, foi minha Mamãe Noel em um dia tão especial. Surpreendeu-me gigantemente, pois sempre tive vontade de ler uma resenha de meus livros feita por você. Amei de paixão! Parabéns pela precisão em resenhar e interpretar a trama, isso é arte, não é para todos, mas para quem tem felling, não somente porque fez uma resenha positiva, mas pela sensibilidade que captei em suas palavras. Um feliz Natal para você, e para todos seus leitores e família. Pode esperar o Vozes do Silêncio impresso, assim que mandar um para o BT, já envio outro para ti, antes do lançamento. Beijos e obrigada.
    Adriana Vargas

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe leu dois livros da Adriana Vargas e eu fiquei muitooo curiosa para lê-los também... sua forma de escrever é diferente e intensa e isso me atrai demais....

    Sua resenha só confirma o que eu já sabia: preciso ler os livros dela.

    òtima resenha!!!

    bjssss

    Bianca

    ResponderExcluir
  4. Eu sabia que só podia esperar isso tudo desse livro.
    A capa é linda e sua resenha só deu ênfase as expectativas.
    Parabéns a autora, a obra e a resenha.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Persigo Adriana Vargas por todos os blogs e mais ainda por todas as promoções possíveis. Acho que sou um fã que nunca leu um livro dela. Vai entender né? Um dia eu chego lá!

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente: essa capa é linda, não é? Eu me apaixonei por ela e no final isso só me deu altas expectativas.
    Agora estou ainda mais feliz que há grandes chances delas serem atendidas. :D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Oi, bem interessante esse livro!
    A história parece ser legal, e a capa é linda!

    André Luiz
    www.viajandonoslivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ni, tudo bem?
    Esse livro está aqui em casa e logo eu vou ter a oportunidade de matar a minha curiosidade rs
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor