quinta-feira, 4 de outubro de 2012

RESENHA: NUNCA DIGA ADEUS

Com apenas 9 anos, Sarah está prestes a viver uma grande aventura: vai viajar sem os pais pela primeira vez na vida. A viagem tinha tudo para ser feliz e inesquecível, mas logo se transforma num terrível pesadelo. 
Sem o marido para ajudá-la, Lena, mãe de Sarah, confere e assina os documentos autorizando a ida da filha. David saiu de casa cedo dizendo que recebera uma ligação do trabalho. Mais uma desculpa esfarrapada que ela não engoliu. O casamento está em crise, mas ela acredita que os dois vão conseguir se acertar no período em que a menina estiver fora. 
Já pensando nos momentos a sós com o marido, Lena entra em pânico quando uma segunda van chega para buscar Sarah. Pouco depois, ela descobre que o primeiro motorista não faz parte da equipe do acampamento e que sua filha e outras três crianças foram sequestradas. 
Após algumas horas, os criminosos enviam um e-mal exigindo 1 milhão de dólares para libertar as vítimas. Mas as condições para a entrega do dinheiro lançam suspeitas sobre alguns dos pais, e os casais começam a se voltar uns contra os outros, expondo seus segredos e relacionamentos já desgastados. Neste suspense de tirar o fôlego, o desespero e a ganância levam algumas pessoas a tomar decisões impensáveis. Mas a fé e a intuição sempre podem superar as dificuldades.

O que você faria se a razão do seu viver fosse sequestrada(o)? Como acha que ficaria o seu emocional? Como agiria diante da hipótese de maus tratos?
Foram essas perguntas que me fiz ao ler "Nunca diga Adeus" do escritor Doug Magee, livro publicado pela Editora Arqueiro
Uma história que mexeu com meu lado materno, fiquei deveras emocionada com a aflição dos protagonistas. Como mãe, acho que eu teria uma crise histérica, choraria rios de lágrimas, sairia da razão e avançaria na equipe de TV como um animal que perdeu sua cria. Sinceramente, não sossegaria até reaver meu "bebe" sã e salva. Sei que no livro a atitude dos pais varia de acordo com cada família, eles faziam o melhor deles, mas, sou ansiosa e nervosa demais e não ficaria em paz se não desabafasse a minha angustia, até tê-la em meus braços novamente.

A Editora Arqueiro apostou no livro com um tema ora impactante, ora sensível e até mesmo reflexivo. Classifico-o como Suspense/Drama. Foram 232 páginas de adrenalina, aflição, esperança e êxito. Narrado em terceira pessoa, publicado em papel pólen com fonte de tamanho mediano e uma diagramação um tanto diferente, os capítulos começam na mesma página que termina o outro, meio espremido.

Somos apresentados a Lena, mãe de Sarah - uma doce e corajosa menina de 9 anos - que está ansiosa e agitada com as arrumações para o primeiro passeio de sua filha em um acampamento de verão. Ao mesmo tempo que Sarah estava empolgada com a viagem, também temia, pois, era a primeira vez que ela ficaria longe de seus pais. Para não desistir forçou-se a pensar que viveria  um desafio e  uma aventura. Bom, era isso que todos pensavam.
Por outro lado, Lena aproveitaria os 15 dias de ausência da filha pra acertar-se com David, seu marido, o casamento estava desgastado, David parecia estranho e distante, era o momento certo para uma reconciliação.

A Van do acampamento chega, é hora dos últimos acertos e da despedida, Lena averígua se nada está faltando, vai cumprimentar o jovem e simpático motorista chamado J.D., assina alguns documentos finais e é tranquilizada pelo rapaz que afirma que Sarah ficaria bem. Ainda apreensiva com a separação Lena se despede da da filha e assiste a Van se afastar até sumir.

Minutos depois, a campainha toca e ao abrir a porta Lena depara-se com uma jovem sorridente que usava o uniforme do Acampamento de Sarah, e ao ouvir da jovem "-Sarah está pronta?" Lena percebe que algo errado estava acontecendo. Os coordenadores afirmaram que não existia uma "segunda van", portanto a única e infeliz conclusão que chegaram é que Sarah havia sido sequestrada. Sarah seria a primeira das quatro crianças a seguir o mesmo destino, um lugar desconhecido, com pessoas desconhecidas, longe da proteção de seus pais, onde o perigo está a espreita.

As quatro famílias entram em desespero, cada um tem um tipo de reação diante do problema, mas a esperança os fortalecia  e a união era a unica arma que tinham. Tendo o apoio dos detetives e do FBI eles ficam aguardando contato dos sequestradores e prontos para o próximo passo. Em meio a tanta dor, inicia-se um jogo de intrigas, onde as máscaras caem e o segredos vem a tona. Quem de fato são os sequestradores? Tudo foi minuciosamente premeditado, cabe agora descobrir quem são os verdadeiros vilões.


Tenho o prazer de informar que, eu vibrei, xinguei, briguei, sofri, lendo este livro. A trama é bem elaborada, mexe com nossas emoções e principalmente quando nos identificamos tanto com os personagens, sou como Lena, uma mãe amorosa e coruja que isentiva a independência do filho sem demonstrar os medos, mas que fraquejaria diante de uma dificuldade e perigo como a que ela viveu. Como disse lá no inicio, se passasse a metade do que ela passou, entraria em pane.
Esta não é uma história de quatro crianças sequestradas, mas de quatro crianças amadas e valentes lutando pela sobrevivência com igualdade e união, de quatro famílias diferentes e unidas, quatro pontos de vista a ser avaliados e compreendidos. Conhecemos o amor ao próximo, o descaso, a solidariedade, a dor alheia, o perdão e até onde o ser humano vai em nome da ganancia.

Devo ressaltar que as crianças foram as estrelas do livro, gostei da luta dos pais para reaver os filhos, mas amei cada passagem que mostrava as crianças tentando entender o que estava acontecendo com elas, uma mistura de inocência e sabedoria, afinal, eram crianças de 9 e 10 anos de famílias de classe e educação diferentes.
Enfim, valeu cada página lida, a expectativa, a emoção que tive no decorrer da leitura. Sofro só de pensar que poderia ser com minha família e agradeço ao Pai por não ser.
Aconselho a todo leitor que queira vibrar com um livro cheio de aventura, emoção e suspense.

Indicadíssimo. 


11 comentários:

  1. OMG, preciso LER! Sério que resenha foi essa Ni? Já me empolgou, me aguçou só de ler uma resenha, imagine ler o livro? :O
    Quero muito ler, e entra no hal dos desejados ;)
    Meus parabéns, resenha digna s2
    Sucesso SEMPRE diva, fica com Deus, beeijos :*

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nuuuussa... Ni, eu realmente ando numa fase em que choro até no filme do Bambi, imagina lendo um livro como este. Quem tem filhos sabe a angústia da espera quando eles vão a uma festa e demoram um pouquinho mais. Não gosto nem de imaginar uma situação como esta. Lamentável. Por outro lado uma indicação sua é obrigatoriedade de leitura, por isso já está em minha listinha.

    ResponderExcluir
  3. Uau adorei! Mas confesso que não conhecia o autor, fiquei empolgada.. Que bom seria se pudéssemos além de comer ter dinheiro para comprar toooodos os livros que possam alimentar a nossa alma tbm rsrsrsrs
    Adorei mesmo a resenha. bls
    http://mundoliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ni, tudo bem?
    Linda a sua resenha!! Eu já havia lido a sinopse desse livro e não achei tudo isso... Agora eu vou voltar atrás um pouco na minha opinião rs
    Parabéns!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. A resenha ficou muito boa. Eu sou muito emotiva choro com Rei Leão, Hércules e tudo mais. Tenho certeza que como mãe eu choraria do começo ao fim ao ler este livro...
    Eu falo para os meus filho que vou comprar uma casa bem grande que assim eles podem casar e continuar morando comigo! Eles morrem de ri de mim! kkkk
    Eu amo muito, muito a minha família e este livro mostra a luta para reencontrar os filhos e ter a família novamente.

    Bjs, Lígia Miraglia.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Já estou seguindo o seu blog, demais viu?!

    Fiquei bastante interessada no livro desde o dia do seu lançamento pela Arqueiro!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos :*
    Natalia. Entre Livros e Livros (http://musicaselivros.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  7. Oi nossa que resenha boa, adorei...
    Não conhecia esse livro ainda, mas é eu gosto bastante desse tipo de livro. Parabéns!!!

    Bjs
    MauMau
    me visita?
    http://www.sonhosresenhas.blogspot.com.br/2012/09/entrevista-com-keith-strickland-b-52s.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Ni,
    Fiquei arrepiada lendo a sua resenha, esse livro parece ser muito bom, daqueles que a gente lê em um dia ;)
    Já estou de olho nele, já tem um tempinho.

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  9. Muito bom! *-*
    Achei emocionante sua resenha, acho que vou adorar o livro.

    Já fiquei entusiasmada.
    bju
    Kazumi

    ResponderExcluir
  10. Já fiquei desmoronada agora imagina lendo o livro,vou chorar rios como mãe já imagino o que se passa nessa trama.
    Uma dica adorável que vale a pena investir.
    Alexandra
    http://magiasbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Parece ser um excelente livro. Parabéns pela resenha!!!

    Beijos,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor