terça-feira, 18 de setembro de 2012

Resenha: O Mundo de Vidro de Maurício Gomyde


Sinopse: Até onde pode ir a paixão de uma pessoa por outra? Como, quando e por que começa? Até que ponto pode-se cometer alguma loucura para fazer parte da vida de alguém? Quais as consequências da paixão avassaladora incompreendida? Nesse seu primeiro e hilariante romance, Maurício Gomyde retrata o cotidiano de um cidadão normal como tantos que se vê por aí em qualquer canto, tentando responder estas aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela liguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável.

Quando recebi o livro diretamente das mãos do Mauricio (porque sou muy chique!!), o mesmo falou: “Espero que dê muitas risadas com a leitura”. Confesso que eu e meu troll interno não levamos muito a sério a quantidade de risadas que ele falou que eu daria, até porque eu sou uma pessoa seríssima e incrédula (mentira!). Mas tive o imenso prazer de descobrir que estava erradíssima, inclusive passei por muitos embaraços rindo(gargalhando) sozinha enquanto viajava no ônibus de volta pra casa. Imagino que não preciso dizer como as pessoas me encararam, né?! Mas deixemos o lero-lero de lado e vamos ao que realmente interessa.

RESENHA:

O livro é narrado em primeira pessoa, mas pelos dois personagens principais, Ele e Ela. O grande lance desse tipo de narração dupla, é imergir na história enxergando os dois pontos de vista, tendo assim uma visão mais ampla da história. Maurício escreveu o livro em Português Coloquial, facilitando o entendimento do leitor. E pra “miorá” a fonte tem um tamanho ótimo, afinal míopes também leem!

Ele é um cara que não passa de medíocre. Tem um caráter mediano, um emprego mediano, uma beleza mediana...enfim, uma vida mediana. Ela é a personificação do sucesso. Linda, professora de “ Economic Business”, havia rodado o mundo, falava várias línguas, noiva de um homem rico e lindo. O tipo de mulher que todos querem, mas apenas pouquíssimos conseguem. 

Indo para o trabalho pelo metrô, Ele avista Ela e claro que imediatamente se encanta. Louco por uma mulher quase impossível de conquistar, mas que acende a o espírito dele, Ele começa uma maratona de mudanças! Troca o vestuário de funcionário de repartição pública para dançarino de salsa. Se inscreve para as aulas dela sem nem mesmo saber qual a importância de estudar a economia de buzinas(Econimic = Economia, Business = Buzina...rsrsrs). Muda seus hábitos, horários, gostos e até esconde que é um cara culto (afinal Ela poderia não gostar de um cara inteligente demais). Mas o que ele consegue mesmo é ser colocado no limbo da amizade feminina. Enquanto isso ela começa a receber capítulos de um livro chamado Mundo de Vidro (daí o titulo) de um admirador secreto (tipo, super-hiper-ultra romântico!) e fica encantada e apaixonada imaginando quem poderá ser. O que ele fará para sair dessa e conseguir ser o homem que ela deseja? Quem é o admirador secreto que a encantou? Essas perguntas e a evolução d’Ele, você lê em Mundo de Vidro.

CONSIDERAÇÕES PESSOAIS:

Pontos altos para Horácio, o papagaio das melhores frases, como: “Levaaaanta, féla da puta!” e “Peeeida, féla da puta!”. Para Paul Macartney, o cachorrinho tarado e inconveniente d’Ela.. E claro para as indecisões d’Ele, que são hiper engraçadas! Pensando nisso, lá vai o trechinho que eu mais gosto:

“ Ela tirou da bolsinha um cigarro do diabo e o acendeu. Porra, ele pensando em sexo e ela maconhada, escondida por trás da maresia absoluta.
-Um trago? - ela ofereceu.
Ele nunca tinha provado e era radicalmente contra quem utilizasse aquele tipo de expediente. Onde já se viu? Aquilo era inadmissível, intolerável. Não compactuaria com tamanho absurdo. Só pessoas fracas de personalidade, de mente impura, sem nada na cabeça e sem o que fazer da vida faziam aquilo. Nem que fosse a ultima opção da sua vida, sob hipótese alguma daria um tapa no cânhamo. Era a decisão mais correta, sem dúvida: ir embora indignado com tamanha desfaçatez e abrir mão de ter uma noite inesquecível com aquela delícia de mulher, de passar a madrugada beijando aquele corpo lindo, aqueles seios fartos e perfeitos, aquelas pernas carnudas, aquele pescocinho cheiroso e...
- Manda aí, vai.”
Super indico para quem aprecia uma leitura leve e cômica!

13 comentários:

  1. Bom se você super indica, provavelmente eu nem vou gostar mas vou acabar lendo do mesmo jeito(vide aquela do vampirinho brilhante), então partiu leitura já!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dandara, tudo bem?
    Nossa, eu dei muitas risadas só de ler a sua resenha rs. Imagino o quanto eu vou ler lendo o livro.
    Sobre passar vergonha em ônibus, já aconteceu comigo também: uma vez eu comecei a chorar de tanto rir e da outra vez sem querer eu briguei em voz alta com o livro. Foram dois momentos do tipo "congelada no tempo" onde todos os olhares estavam voltado a minha pessoa rs...
    Amei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha! Isso também aconteceu comigo, ri tanto que o pessoal já estava me consultando pra saber que livro estava lendo.
      Sem dúvidas, Dandara simplesmente me animou com a resenha dela.

      Excluir
    2. Ai q bom q vc gostou da resenha!! Fico muito feliz de ter agradado. E esse negocio de passar vergonha na rua, pra nós leitores é frequente, né? Eu tbm brigo com o livro, faço careta, choro, rio, depois é que me lembro q estou em público. Ai dá aquela disfarçadinha básica, se recompõem e finge q nada aconteceu rsrsrsrs! Beijos pra vc tbm Carolina

      Excluir
  3. O entusiasmo em escrever a resenha, demonstra a qualidade do livro. Realmente, em um mundo literário atual de "enésimas dimensões" e criaturas de outro mundo faz-se quase necessário a "chamada à realidade" dessa forma bem humorada que prende o leitor. Muito bom o trecho destacado. Com certeza, dá o gostinho do quero mais...

    ResponderExcluir
  4. A resenha ficou ótima, já comecei a ri de agora imagina quando pegar o livro. Fiquei com muita vontade de lê-lo!

    Beijos!

    http://beyondofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei a resenha quero muito ler o livro...

    Bjs, Lígia Miraglia.

    ResponderExcluir
  6. querida dandara, acho que ando precisando de um livro assim, desses que a gente não precise ficar deglutindo, nem tirando conclusões, apenas um divertimento. parece-me ser este o caso de "o mundo de vidro". tenho este livro, mas nunca me passou pela cabeça que fosse um livro assim. não quis ler resenhas pra não me tirar o tesão da leitura e acabei tendo que ler outros para resenhar e este ficou esquecido, mas agora vou me redimir, graças a sua bela resenha. parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu sou muito fã do Mauricio mas, ainda não tive a oportunidade de ler esse livro livro. Tenho certeza que vou me diverti muito com a história. Maurício tem uma maneira única de encantar o leitor.
    Ótima resenha.

    Zilda
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  8. Oi Ni,
    Adorei a sua resenha e me diverti com ela.
    O livro deve ser muito legal rsrs
    Gostei

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  9. Ressalvando e ressaltando que a resenha é de Dandara.
    Mas, agradeço por ela, também achei ótima resenha!!
    Viu Danda, continue nos agraciando com suas resenhas heim!?

    ResponderExcluir
  10. Gente, preciso desse livro!
    O único que não tenho e vai faltar na lista haha
    gostei da resenha!
    E assim que acabar de ler O Rosto que Precede o Sonho terei que ir atras desse rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Dandara, ótima resenha.
    Preciso ler um bom livro, leve e solto, só para distrair a cabeça.
    Juro que não vou importar-me de pagar mico (de novo), rindo de uma boa leitura.
    Parabéns ao blog e ao Maurício.
    Beijocas

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor