terça-feira, 25 de setembro de 2012

Resenha: A Cabana de William P.Young


Bom dia, Boa tarde, Boa noite meus amores!!

Estou tão feliz, porque finalmente conclui uma resenha que ha muito desejava postar, mas, o tempo não estava a meu favor, vida de blogueira+trabalhadora+dona de casa+mãe, já viu né? O livro emocionou milhões de leitores no mundo inteiro, mas aqui no Brasil, foi concretizado o sucesso após o lançamento do livro pela Editora Sextante, também responsável pela vinda do autor William P. Young à Bienal RJ em 2011. E agora cá estou para apresentar a minha humilde resenha e expressar minhas emoções pós-Cabana.

A Cabana
William P. Young
Páginas: 240
Skoob
Editora: Sextante
Sinopse: A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe... leia mais uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar àquela cabana para passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta a cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá muda sua vida para sempre. Num mundo em que religião parece tornar-se irrelevante, "A Cabana" invoca a pergunta: "Se Deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?" As respostas encontradas por Mack surpreenderão você e, provavelmente, o transformarão tanto quanto ele.
Resenha:


O que dizer?

Foi com essa pergunta que iniciei a resenha. Não é comum isso acontecer, visto que é um livro belíssimo, cheio de lindas mensagens e reflexões. Mas, a história em si, é complexa. Para lê-lo, devemos nos desprender de nossas crendices, religiões e coisas materiais e ler com um olhar menos crítico, com o coração. Se questionarmos demais (coisa que todos nós fazemos por hábito) não conseguiremos enxergar a mensagem que esta obra tão singelamente nos agracia. Foi o que fiz, encontrei a melhor forma de ler este lindo livro sem exigir muito dele, ele por si só, afastou meus questionamentos que insistiam em me perseguir, me fez refletir a cada página lida, resultado: admirei, me emocionei, aprendi e simplesmente amei.

De inicio o que me atraiu foi a capa, sim, ao mesmo tempo que ela nos passa uma solidão e mistério, também transmite paz. Uma velha e abandonada cabana despedaçada pelo tempo e coberta de neve, como ela pôde me trazer tranquilidade? Foi o inicio do mistério. O livro é narrado na terceira pessoa, quem nos conta é um personagem chamado Willie. Tem diagramação simples mas significativa, a cada capítulo encontramos a imagem da cabana decorando a página.

Willie inicia o livro nos apresentando e contando a história de Mackenzie Allen Philip, que sai para um passeio de férias com seus filhos e vive seu maior pesadelo quando descobre que sua filha caçula, Missy foi raptada e mais tarde surgem provas de que ela foi assassinada em uma cabana abandonada no meio da floresta. A partir daquele dia Mack não teve mais paz, sofria de depressão pela dor da perda e pela culpa que carregava, desde que A Grande Tristeza entrou em sua vida ele perdera a fé e julgava Deus por não ter salvo a sua garotinha do terrível desfecho.

Quatro anos depois, Mack recebe um misterioso bilhete que dizia: "Já faz um tempo. Senti sua falta. Estarei na cabana no fim de semana que vem, se você quiser me encontrar. Papai." Após relutar contra a sua suspeita, Mack duvidoso concluiu que o bilhete só poderia ser de Deus, a quem sua esposa chamava carinhosamente de "Papai". Seria alucinação por parte de sua depressão? Uma brincadeira de mal gosto? Uma Cilada? Ele não tinha mais nada a perder, resolveu seguir rumo a Cabana para averiguar com seus próprios olhos, mesmo sabendo dos riscos que corria. Tinha esperanças que encontrar respostas a respeito do que ocorrera com Missy, e encontrou muito mais do que o esperado. Aquela Cabana que foi a causa de tanta dor, agora trazia pra si esperança e boas novas. Sua vida nunca mais seria o mesmo após o encontro com o Pai.

Quem algum dia se perguntou porque Deus permite que tantas pessoas sofram, que tantos inocentes morram para deleite dos "Maus"? Nunca intendemos e achamos tudo injusto e cruel. Talvez não tenhamos todas as respostas, mas também não podemos questionar o amor de Deus, esse sim, é incondicional e infinito. 

Ao finalizar e fechar o livro, temos a certeza que alguma coisa dentro de nós mudou e logo queremos partilhar dessa maravilha com todos.

William P. Young, não sei onde ele estava com a cabeça quando escreveu este livro, mas ele certamente sabia que carregava uma grande responsabilidade por nos apresentar a Santíssima Trindade de uma forma tão diferente, tão moderna e parecido conosco. Talvez fosse o meio correto de nos aproximar de Deus, afinal como diz desde o Inicio, "Deus fez o homem a sua imagem e semelhança", se evoluímos o que impede D'Ele nos acompanhar nesta evolução? Creio que, se lido por "mente fechada", o leitor provavelmente criticaria o Deus apresentado nesta obra. Por isso reforço o que disse, abstraia-se de tudo que você aprendeu, e leia "A Cabana" de coração aberto.

Mais que indicado, mais que amado, a mais valiosa obra-prima lida nesses últimos tempos. Emocione-se e apaixone-se por "A Cabana".


10 comentários:

  1. Li A Cabana há algum tempo... Não o fiz como um livro de ficção qualquer, mas sim com meus olhos espirituais bem abertos. Achei linda a mensagem, muito emocionante. Concordo com vc quanto à inspiração de Young. ;)
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ni,
    Muito bacana a sua resenha! Eu ainda não li esse livro, mas ele parece ser bem interessante e misterioso.
    A capa é muito legal!!
    Parabéns pela resenha ;)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Ni, tudo bem?
    Ainda não li A cabana, mas sua resenha chamou a minha atenção.
    Amei a sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu favoritei A Cabana. Eu amei, amei, amei. Tem gente que não gosta, é um dos meus favoritos... Ótima resenha Ni, é realmente um livro emocionante ♥
    Sucesso SEMPRE, beeijo ;*

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Ni!
    rsrsrs Essa é a 3ªvez que tento postar... Vamos ver se agora vai!!

    Bom! Eu nem preciso falar o quanto eu gosto de historias reflexivas. Esse livro está na minha lista ha um tempo, porém o que mais tem me chamado a atenção, por enquanto, são as opiniões diferentes sobre ele.
    No entanto, sabemos que não só o livro, mas, também, o momento e o estado de espírito do leitor que dá uma maior ou menor aceitação da história.
    Como sempre a sua resenha vem carregada de emoção e verdade sentimental. Mais uma vez parabéns por seu trabalho.
    Muito sucesso para você.

    Beijos!!
    Edson Santos.
    www.edsonsantosescritor.webnode.com.br

    ResponderExcluir
  6. A cabana é um livro extraordinário. Um ótimo livro que é semelhante a esse, é O Refúgio Esquecido, aborda relacionamento com Deus, perdão, caridade, amor e fraternidade. Existe alguns trechos desse, esse blog:
    http://felipetogni.blogspot.com.br/p/trecho.html

    ResponderExcluir
  7. Se você gostou do Livro A CABANA, ou se odiou o livro, mas mesmo assim leu, então você não pode deixar de ler o Livro RABISCOS DE DEUS-de Aluisio Nogueira-Editora Ágape: É sem dúvida um livro muito mais consistente e aborda as mesmas questões com uma história que prende o leitor do início ao fim, mas devo admitir que do meio em diante a história me conquistou, fiquei muito surpresa, admirada por ler um livro tão profundo sobre a existência humana. A história é envolvente e você embarca completamente naquela cidade e na vida da protagonista Celina que é uma mulher radiante! Além dos demais personagens fortes e vibrantes como o Vilão Navarro e Márcio um ativista social pouco religioso, mas com fé suficiente para transformar a vida de muita gente nessa história que tem Romance, Ação, Fé e todos os ingredientes de um Livro de suspense que mais parece um filme, um longa metragem maravilhoso que não consigo esquecer, já li diversas vezes. Foi um presente na minha vida! Assista ao Booktrailer: http://www.youtube.com/watch?v...

    Na mídia: http://www.dino.com.br/release...

    Na Saraiva: http://www.livrariasaraiva.com...

    Na Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com...

    ResponderExcluir
  8. Não consegui terminar de ler...
    Fui ficando triste, agoniada,

    ResponderExcluir
  9. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
  10. Eu, mesmo não sendo católico ou cristão (sou o tipo de pessoa pagã que acredita em todo tipo de força, seja ela boa ou ruim) fiquei apaixonado pela história do livro e muito mais do que isso, amei a forma que foram representadas as divindades. Esse é um livro que eu lerei mais vezes e que recomendo para qualquer um, não importa a religião ou crença. Adorei seu blog, já adicionei nos favoritos.

    Meu Blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor