terça-feira, 24 de abril de 2012

Resenha: O MELHOR DE MIM de Nicholas Sparks - Editora Arqueiro



Sinopse: Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. 
Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.

Resenha:

É Fato. Todos os livros de Nicholas Sparks nos deixam sem fôlego, o coração apertado e lágrimas nos olhos. Até mesmo os mais durões se emocionam com suas histórias.
O MELHOR DE MIM, nos envolve de tal forma que paramos pra analisar nossa vida, nossos atos diante do próximo e com o próximo. Nos faz também pensar na existência do amor eterno, da alma gêmea, da força que nos move e nos envolve a ponto de vivermos apenas para uma pessoa.
O primeiro amor à gente nunca esquece, O MELHOR DE MIM ressalta essa questão. Nos perguntamos, quanto tempo o amor verdadeiro sobrevive? O que nos leva a distanciar dele? Optar por um novo amor é o bastante para apagar a chama que reside no nosso coração? 
São tantas as perguntas e são diversas as respostas, mas, nenhuma delas nos dá a certeza, pois, cada um sabe as suas razões.

Neste belo livro, podemos valorizar o “Se” que nos acompanha a vida toda em forma de dúvidas e questionamentos. “Se eu tivesse feito assim...”, “Se eu escolhesse aquele outro caminho...”, “Se eu tivesse enfrentado...”, “Se eu tivesse desistido...”. São tantos “Ses” que carregamos conosco, nunca saberemos a verdade de nossas escolhas, pois elas são únicas e não voltam. 

Nicholas nos deixa essa nostalgia, a sensação de que poderíamos ter feito algo, ele nos mostra caminhos ora tortuosos, ora vitoriosos. Escreveu essa bela história com uma paixão imensurável de coração, para nossos corações. 

No livro somos apresentados ao casal de jovens, Amanda Collier e Dawson Cole que se apaixonam ainda na escola. São pessoas tão iguais e de famílias tão diferentes. Ela, filha única de uma família tradicional americana, que valorizam o Status e fielmente rígidos na sua criação. Ele, filho mal amado, de uma família de criminosos, considerado a ovelha negra, pois, como tal, não segue as regras cruéis da família de malfeitores. 

A pequena comunidade teme a família de Dawson, consequentemente o discrimina e o abomina por carregar o sobrenome COLE e conquista injustamente a má fama da família. Os Coles são capazes de cometer atos infames e crueldades, levando um verdadeiro terror aos moradores. Dawson passa a sofrer uma violência verbal e física de todos os lados. 
Seu Pai e irmãos não o aceitam do jeito que é e tomam medidas violentas para alcançar seus objetivos, mas, quais objetivos?
Amanda por sua vez é protetora, amável, impulsiva, desafiadora, desobediente, aventureira, justa e apaixonada. Esta disposta a enfrentar a família para provar que Dawson é digno e respeitoso, o oposto dos irmãos. Por amor passa a mentir e enganar os pais para estar sempre ao lado de Dawson. 

Até que o destino os separa...

Vinte e cinco anos se passam, e o mesmo destino os atrai de volta a cidade de Oriental, unindo-os pelos laços do passado incompleto. 
Hoje, Amanda é uma mulher casada, desse casamento nasceram três lindos filhos e vive razoavelmente bem em seu casamento. 
Dawson, ainda solteiro, vive só em uma pequena casa em Nova Orleans está de licença após ter sofrido um acidente na plataforma petrolífera onde trabalha.

Agora vêm as perguntas: Quanto tempo o amor verdadeiro sobrevive? Um novo amor é o bastante para apagar o primeiro amor? 
Quer saber as respostas? Você as terá após ler este belo livro.

Também quero deixar os créditos a um personagem de nome Tuck Hostetler, ele se faz presente pra reacender o que chamamos de esperança, trazendo recordações que nunca se apagam, tudo com uma boa dose de sabedoria. Sua presença no livro é importantíssima para o casal de amantes. 

Confesso que ao decorrer da leitura, fui percebendo quais intenções de Nicholas e fui sentindo um calafrio. Não querendo me preocupar cedo demais, resolvi deixar de lado minhas preocupações e me envolvi tão profundamente na história que cheguei a ter raiva, dor, tristeza e alegria em diversas situações apresentadas, mas, o esperado aconteceu. 

Devo acrescentar que o final é arrebatador. 

O Melhor de Mim tem uma narrativa na terceira pessoa, flui de forma fácil e repleta de mensagens a serem refletidas. São 270 páginas para deliciar-mos e extrair-mos “o melhor dele” para nossas vidas. 
Lindo, maravilhoso, emocionante, tocante e aprovadíssimo! 
Eu o amei!



Onde comprar:
Travessa


Ah! Povo! 5 marcadores do livro serão sorteados entre os comentaristas, portanto, vamos comentar?

9 comentários:

  1. Nossa amiga, estou lendo este livro e confesso que estou morrendo de medo de chegar ao final.
    "Devo acrescentar que o final é arrebatador." Essa frase sua me deixou preocupada! :)
    Sua resenha ficou maravilhosa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Nizete! Já li O Melhor de Mim e amei! Chorei de soluçar com este livro! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, que legal!
    Eu tenho o livro, mas ainda não li.
    E tambem não li nenhum livro do Nicholas!! HAHA

    André Luiz
    www.viajandonoslivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ni!
    Nossa, não sabia se estava lendo uma resenha ou uma poesia. Gostei mto da resenha e de todas as questões reflexivas que você colocou nela.
    Nunca li nada do Nicholas Sparks. Tenho problemas com finais não- felizes, mas esse eu fiquei interessada em ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Nicholas Sparks tem sempre esse dom, o de nos arrebatar em todos os seus livros. É incrível como ele só escreve histórias de amor, mas nenhuma delas são monótonas ou repetitivas. Gostei da resenha!

    Beijos,
    http://livrosempauta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida! Passando pra conferir as novidades e te convidar a participar do sorteio da linha reconstrutora Seda Keratinotolgy + óleo de argan Inoar, e visitar o nosso post sobre Desapego de produtinhos para cabelos. Será um prazer te receber no Vou-de-Blog novamente!
    Bjinhos.
    Lu

    www.voudeblog.com

    ResponderExcluir
  7. Sparks é maravilhoso mesmo!! Estou lendo "Diário de uma Paixão" e estou sentindo os efeitos que uma leitura dele traz ;D Bela resenha, também quero ler este livro dele e muitos outros...
    Beijinhos,

    Paula

    http://tribooks.blogspot.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  8. Rose, Eu Peota!? Puxa... nem de perto, mas, muito obrigada assim mesmo, me sinto lisonjeada.
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Uau! Que resenha!
    Nicholas Sparks nos inspira, mesmo...!
    Estou louca para ler esse livro. Está na minha lista, já tãaaao vasta, que não sei quando terei a oportunidade.
    Fiquei ansiosíssima!

    Beijocas,

    Lu
    @LuPiras80
    www.equinocioaprimavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor