sábado, 31 de março de 2012

Resenha: O VALE DAS BORBOLETAS de Amanda Vieira - Editora Dracaena.

Ola meus amigos, cá estou para compartilhar com vocês de uma linda descoberta, na verdade várias descobertas! (risos)

O VALE DAS BORBOLETAS - Amanda Vieira

Título: O Vale das Borboletas
Autora: Amanda Vieira
Editora: Dracaena
Páginas: 256


Sinopse: Quando Heitor se muda para Crisálida, depois de escapar de perseguições enigmáticas em São Paulo, a vida de Maria Luisa também é afetada de forma inesperada. Isa, como ela prefere ser chamada, acaba por se envolver pelo seu misterioso primo que passa a frequentar a mesma escola onde estuda. 
Um amor de tirar o fôlego, uma aventura impressionante, cercada pelos mistérios do desaparecimento da fortuna de um pintor de borboletas. 
Ele tenta protegê-la, ela coloca a sua vida em risco, uma perigosa paixão com um final que somente um detetive sagaz poderia imaginar. 
Isa decide então confrontar o seu perseguidor, sozinha, com o coração na garganta e um tesouro em mãos. Do alto do morro do Vale das Borboletas ninguém poderá escutar o seu grito de socorro.


Através da parceria com  a  Editora Dracaena, vim ter o conhecimento de um livro, aliás, um belo livro.
A princípio me apaixonei pela capa, uma jovem correndo em uma mata verde, mal iluminada pelo sol, porém, decorada por lindas borboletas. Achei aquela capa digna de ser chamada "Obra-prima". Como um imã fui atraída por ela e ao ler a sinopse, fui fisgada de vez pelo livro O VALE DAS BORBOLETAS da autora Amanda Vieira. 
Curiosa do jeito que sou, procurei mais informações sobre a obra, encontrei o blog da autora e minha segunda descoberta veio a tona. O Vale das borboletas é o nome de um lugar situado no interior de Minas Gerais, conhecido por poucos, talvez por isso seja tão lindo e ainda conservado com a ajuda da  própria natureza.

Esta, vem a ser a primeira obra literária de Amanda Vieira, que nos agraciou com um livro cheio de aventura, romance, mistério e ação. Com mérito descreveu lindamente os detalhes do local, palco principal onde acontece o primeiro beijo da protagonista e o desfecho de toda a trama. Me senti vivenciando cada situação exposta como uma coadjuvante da história, mergulhando na água límpida e banhando-me nas duchas da cachoeira e até levando os diversos tombos .

A história inicia-se na infância do casal de primos - Maria Luisa e Heitor,  exatamente no sítio de sua avó onde viviam felizes em meio de brincadeiras, travessuras e discussões infantis, os dois eram muito ligados e jamais imaginavam que por obra do destino - e outras coisas mais -  essa ligação seria rompida levando Heitor a morar uma cidade diferente.
Os anos se passam e coisas estranhas na vida de Heitor acontecem com freqüência, ele torna-se vítima de ameaças, perseguições e até agreções. A vida em São Paulo estava insuportável e a solução para seus inexplicáveis problemas seria voltar para sua cidade natal, em Crisália.
Mal sabia, que ele não estava fugindo da violência, e sim, levando-a consigo. 


Ao reencontrar Isa, inconscientemente e consequentemente passa a envolvê-la na trama. Seu passado era a única explicação para tudo, mas o que de fato acontecera tempos atrás?

"Eu percebi a coisa certa a fazer, era a minha única chance. E eu não tinha escolha, ele também não. Eu me pus em pé ao alto do precipício, com as asas quebradas e o coração esmagado, e imediatamente tomei a decisão mais difícil da minha vida. E me joguei no abismo que se abria como a garganta de uma serpente para me engolir. Talvez eu não saísse dessa, mas me joguei assim mesmo, porque do alto da montanha a minha vida não fazia mais sentido."

Isa por sua vez, não deixaria Heitor sozinho nessa, em meio de brigas hilárias e atitudes de uma adolescente apaixonada, faria de tudo pra salvá-lo do mal. Por outro lado, Heitor também está disposto a protegê-la do desconhecido que está a espreita dos dois, esperando uma chance pra atacá-los.

O ponto alto da historia é o romance adolescente dos primos que vivem em pé-de-guerra.  Isa, se descobrindo uma romântica desastrada e sensível. Fica muitas vezes irritada com suas próprias atitudes, descontando em Heitor. Ele, por sua vez diverte-se em irritá-la, mas no fundo admira cada gesto e detalhes de sua amada prima, mostra-se um verdadeiro cavalheiro, tentando a todo custo protegê-la, mesmo que sem sucesso.

A autora pensou em todos os detalhes, não deixou nada de fora, nenhum personagem ficou esquecido. Os momentos de ação e suspense foram tão bem descritos que me senti na pele das vítimas. Os segredos foram revelados nos momentos certos, deixando-me satisfeita. 
Um livro de leitura suave, uma linguagem juvenil, com uma história diferente das habituais e com um desfecho brilhante. 
Mais uma vez bato palmas para a narrativa dividida aos dois protagonistas. A cada capítulo, Heitor ou Isa narram a história do ponto de vista deles. ADORO isso! Pois, não ficamos alheios ao que acontece com cada um e o que eles pensam.
Sem dúvidas, O VALE DAS BORBOLETAS agradará leitores de todas as idades.

Recomendadíssimo




6 comentários:

  1. Olá Nizete!
    Obrigada por todo o carisma que você teve ao desenvolver a resenha, fiquei muito feliz aqui com tudo o que você destacou!!!
    Obrigada também pelo carinho e incentivo.
    Um forte abraço *---*
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Excelente resenha, Nizete! Estou muito empolgada para ler esse livro, não só por ser uma colega de editora, mas porque já li muitas resenhas positivas, adorei a sinopse, o lugar, a capa... uau!
    Desejo à Amanda muito sucesso!

    Beijocas,

    Lu
    @LuPiras80
    www.equinocioaprimavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi,Ni!
    Esse livro chama muito minha atenção a princípio pela linda capa.O enredo também parece muito interessante.Possui todos os ingredientes para ser um sucesso.
    Gostei muito da resenha e de todos os detalhes destacados.
    Bjs e bom domingo!
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  4. Olá Ni!
    Quero MUITO ler esse livro!!!
    Achei a capa linda mas a sinopse foi o que realmente me prendeu!
    Parabéns pela resenha! Seus detalhes sobre o livro e como a autora resolve todos os conflitos me deixaram ainda mais curiosa!
    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  5. Esse livro está me chamando atenção, mas está muito caro e Dracaena não manda livros para os parceiros e nem entra mais em contato.
    Bem sua resenha ficou ótima. Estou mais curiosa para ler. Sabe posso dá uma dica? Essa cor do texto junto com o fundo fica meio ruim para ler.

    Bianca
    Um Universo Fantástico

    ResponderExcluir
  6. Nossa Ni, amei a resenha!!! Sempre vi a capa desse livro por aí, mas nunca procurei saber do que realmente "O Vale das Borboletas" falava. Tenho que dizer que a Dracaena está enchendo minha lista de desejados.
    Beijos!

    Bruno Andrade,
    http://livrosempauta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Vamos ficar super felizes com seu comentário.
Já estamos até sentindo sua falta!
Volte logo tá?
Bjão
Equipe Cia do Leitor